Ir ao conteúdo

Tenho 5 FANs mas Mobo só tem 2 conectores.

sixty1

Posts recomendados

Postado

Dae. Minha mobo é uma MSI H67MA-E35, que tem 2 conectores para FANs.

E eu tenho 5 FANs para serem conectadas a ela, o que fazer?

O melhor seria usar aquele adaptador e ligar direto na fonte? Mas caso eu fizer isso a FAN ficaria ligada sempre que a fonte estiver ligada, certo?

Vi também que há aquele adaptador para ligar 2 FANs em um único conector da placa mãe, mas não sei direito se isso daria certo (por conta da tensão). Daria certo?

Creio eu que, uma boa opção seria: Ligar 2 FANs nos conectores da mobo, e as outras 3, eu usaria um adaptador (3x 3pin FAN x 1x Molex) e ligaria as 3 FANs restantes a 1 Molex. Mas não sei se existe esse adaptador, eu só encontrei um que tem 2 Conectores para FAN x 1x Molex.

Seja lá qual for a melhor opção, gostaria que disponibilizassem o link do produto a venda, enquanto isso eu estarei procurando.

Obrigado

#edit 1

Encontrei esse adaptador, mas ele reduz a velocidade dos FANs. Existe algum adaptador similar a esse que não reduz a velocidade?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-200706736-cabo-adaptador-multi-fan-com-redutor-de-velocidade-akasa-_JM

• Membro VIP
Postado

Olá sixty1,

O melhor seria usar aquele adaptador e ligar direto na fonte? Mas caso eu fizer isso a FAN ficaria ligada sempre que a fonte estiver ligada, certo?

Ligado na placa mãe também ficaria...

Vi também que há aquele adaptador para ligar 2 FANs em um único conector da placa mãe, mas não sei direito se isso daria certo (por conta da tensão). Daria certo?

Sim. Dá tranquilamente... Tem potência suficiente pra isto.

Existem vários tipos de adaptadores, como exemplo:

http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:608,familia_id:44/cabo-y-splitter-para-3-fans-pwm-ak-cb002

Este usa a alimentação da fonte e o controle de velicidade da mobo. Obviamente é um controle para todos...

Este abaixo por exemplo liga tudo na fonte:

http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:770,familia_id:44/multi-conector-molex-para-5-fans-3-pin

Existem outros tipos no site, dê uma olhada...

Abraços

Postado

Entendi, eu cheguei a ver todos esses. Mas o problema é que preciso de um adaptador com mais de 3x conectores de fan, mas os que eu encontrei diminuem a tensão, com exceção desse:

http://www.spon.com.br/index.asp?secao=44&categoria=466&subcategoria=0&id=1196#detalhes

Mas eu nunca vi essa loja, é confiável?

renf, esse seria o mais indicado, na sua opinião?

Nesse caso eu iria fazer o que eu tinha dito. Conectar 2 fans nos conectores da placa mãe, e as outras 3 fans eu conectaria nesse adaptador, ligando-o direto na fonte através do Molex. O único problema é que eu não poderia controlar a velocidade das fans que estão ligadas na fonte, certo? (as que estão ligadas a placa mãe, é possível controlar a velocidade?)

Obrigado

• Membro VIP
Postado

Prezados,

Por favor leiam este post referente a SPON:

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=4170383&postcount=104

A loja não pode ser recomendada ou citada no Fórum! Por várias vezes comprovadamente não emitir nota fiscal.

Voltando ao problema...

Entendi, eu cheguei a ver todos esses. Mas o problema é que preciso de um adaptador com mais de 3x conectores de fan, mas os que eu encontrei diminuem a tensão

Não entendi direito... Nenhum destes que lhe indiquei diminuem a velicidade neste sentido, todos trabalham a 12 volts. O segundo aliás tem 5 entradas pra FAN.

O único problema é que eu não poderia controlar a velocidade das fans que estão ligadas na fonte, certo? (as que estão ligadas a placa mãe, é possível controlar a velocidade?)

Se for ligado direto na fonte ficará sempre em velocidade máxima.

Ligando na placa mãe ela faz o controle automático conforme a temperatura. Se não me engano existem alguns programas pra gerenciar também se quiser...

Abraços

Postado

O primeiro que você citou tem apenas 2 conectores para fan. Nesse caso acho que aquele segundo seria o mais indicado, não sei ainda ...

• Membro VIP
Postado

sixty1,

O primeiro contém 3 saídas pra fan, não 2. Você poderia por exemplo usar dois deles.

Já o segundo vai direto na fonte, em rotação máxima o tempo todo, até não é problema se os seus fans não são barulhentos.

Se quiser investir um pouco mais, poderia usar uma solução deste tipo:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-199479937-controlador-quadruplo-de-velocidade-do-cooler-com-led-azul-_JM

Esses adaptadores às vezes são um pouquinhos chatos de achar mesmo...

Abraços

Postado

São 3 saídas, mas pelo que eu vi, 1 delas está escrito CPU Fan. Nesse caso são 2 saídas para Case Fan e 1 saida para CPU Fan.

Os 3 fans (que não vão direto na placa mãe) tem 26dba.

• Membro VIP
Postado

Pode ser usado sim pra um fan normal colega sixty1. Não se diferencia em nada dos outros conectores...

Todos oferecem o recurso do pino PWM. Mas não necessariamente precisa usá-lo. Então pode ligar 3 tranquilo.

Eu sou meio suspeito pra falar de ruído de fan, só uso modelos extremamente sicenciosos, é que realmente me incomoda... ainda mais no quarto.

Se o ruído realmente não te incomoda, ligue diretamente na fonte mesmo.

Só repare na placa mãe se o conectores disponíveis tenham 3 ou 4 pinos, pra saber se o controle é PWM (4 pinos) ou por tensão (3 pinos). Somente por garantia se estará comprando corretamente.

Abraços

Postado

No caso eu teria que comprar 2 desses né? Não teria problema algum? Os conectores da mobo devem ter 3 ou 4 pinos para usar um desses então? Vou verificar.

E como funciona esses controladores? Quais cabos ele possui? Seria algo como 1 conector molex para energia, e 4 conectores de 3 pinos para as fans?

E acho que ele vai na baia de 3.5. Meu gabinete é um Aerocool Sixth Element, e as baias de 3.5 são internas. E a maioria dos controladores são bem caros, e vão na baia de 5.25.

Acho que os adaptadores são mais viáveis.

#edit1

Verifiquei na mobo, os conectores de fan possuem 3 pinos e o conector cpufan (que não vem ao caso) tem 4 pinos.

• Membro VIP
Postado
No caso eu teria que comprar 2 desses né?

Isto!

Não teria problema algum?

Se tiver 2 saídas na placa mãe fora a do cooler do processador, sem problemas.

Verifiquei na mobo, os conectores de fan possuem 3 pinos e o conector cpufan (que não vem ao caso) tem 4 pinos.

Seus fans vão encaixar no adaptador sem problemas... se a placa mãe tem 3 pinos então o controle é por tensão mesmo. Sem problemas.

Abraços

Postado

Estava vendo na descrição desse adaptador. E la diz que pode-se usar em fans com conectores de 3 pinos, mas os fans ficariam sempre na rotação máxima.

Então se eu comprar 2 desses daria na mesma de eu comprar aquele adaptador que liga direto na fonte, correto?

#edit1

Se o conector desse adaptador que vai na mobo tem 4 pinos, como vou plugá-lo na mobo se a mesma tem 3 pinos?

• Membro VIP
Postado
Estava vendo na descrição desse adaptador. E la diz que pode-se usar em fans com conectores de 3 pinos, mas os fans ficariam sempre na rotação máxima.

Então se eu comprar 2 desses daria na mesma de eu comprar aquele adaptador que liga direto na fonte, correto?

Sim! Reparei que coloquei ali fora de contexto... me desculpe. No caso ale vai usar só a alimentação da fonte e mais nada.

MAS, você pode tentar fazer uma adaptação (gambiarra), pegando o pino do PWM e passando para a posição do controle de tensão... e se necessário mudando também a posição nos conectores que vão para os fans.

Abraços

Talvez te ajude a esclarecer um pouco:

http://www.allpinouts.org/index.php/Motherboard_%28CPU%29_3_Pin_Fan_Connector

Postado

Então seria só conectar normalmente, não teria problema?

Mas, nesse caso, não compensaria comprar apenas aquele segundo adaptador que você citou? Visto que as fans de qualquer modo sempre ficarão na rotação máxima.

• Membro VIP
Postado
Então seria só conectar normalmente, não teria problema?

Teria não!

Mas, nesse caso, não compensaria comprar apenas aquele segundo adaptador que você citou? Visto que as fans de qualquer modo sempre ficarão na rotação máxima.

Se não pretende tentar fazer a modificação é melhor mesmo. Assim conecta tudo em um lugar só.

Abraços

Postado

Mas essa gambiarra daria certo? O conector do adaptador que vai na placa mãe, só tem os fios verde e azul. Esse pino PWM seria qual? O do fio verde? Não entendi direito essa modificação.

• 5 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...