Ir ao conteúdo

Fans Akasa Viper e CM Hyper TX3 CPU

mperillo

Posts recomendados

Postado
Pois é Eagle, mas tem um porém e veja o raciocínio:

Se a sequência de cabos, independente das pernas do adaptador (cpu-fan ou sys-fan) apresenta o cabo azul, que teoricamente é o cabo de controle da rotação via pwm, era sim para funcionar, concorda?

Moisés

Não se a posição dos cabos estiver diferente... E mesmo assim, só funciona com o conector completo, pois de que adianta o cabo PWM se não tiver o sinal de RPM? Como vou controlar? É quase como querer fazer café tendo o pó e não ter o filtro (coador)...

tchamtchamtcham.... Não funciona o controle de rotação do viper, mesmo usando a perna Cpu_fan. O tx3 funciona belezinha, mas o viper em full load a 1950rpm constante... sem variação.

Agora, veja (suposição minha): quando o viper é conectado diretamente na mobo, todos os cabos estão ligados diretamente nela. O que eu estou imaginando é que nesse caso, a própria placa quando detecta a temperatura, rebaixa a tensão do pino de tensão, fazendo então que está seja variável.

Diferente de quando se usa o adaptador, pois, nesse a tensão vem fixa pela fonte, não tem influência do pino de tensão do conector da mobo.

Pode ser essa a explicação, pois o controle de rotação não funciona quando se usa o adaptador e os cabos de alimentação estão na fonte. :confused:

Fiz os teste com o viper traseiro, o que na realidade independe, pois é somente o teste.

Vou coloca-lo para funcionar ligado na mobo e o dianteiro em 5V. Foi a única solução que encontrei.

Infelizmente acho que a placa não cumpre o papel de controlar via pwm quando se alimenta os fans via PSU. Pode ser esse o problema.

No mais, irei verificar tudo de novo e se não der certo, fica como está.

Abraço.

Moisés

É Moisés... Não era pra estar ocorrendo isso... A placa mãe deveria controlar a tensão apenas via cabo rpm e pwm... É muito estranho isso... Mas como conecta direto na placa mãe controla, parece que a resposta é essa mesmo que disse...

Mas, tenho uma dica importante pra você então...

Consegue retirar os clips que prendem o TX3 daquela ventoinha da Cooler Master? Uma recomendação é trocar ela pela Viper e vais notar uma bela diferença... Na minha assinatura tenho um Hyper N620... Nomeei Viper N620 porque troquei as duas ventoinhas pelas Viper da Akasa igual a sua... E acredite... Derrubou 4~5 graus! Impressionante! E o engraçado é que as ventoinhas originais eram duas R4 com Led Azul...

Aí, esse fan da CM que retirou do TX coloca ele na traseira e o da Akasa na frontal... A dica pra reduzir o barulho do frontal, é afastar o fan da grade alguns poucos milímetros. Tem umas arruelas plásticas que se vendem em casa de material pra construção para parafusar telha... Se colocar elas, acredito que vai reduzir o ruído... Fans de gabinete, é interessante deixá-los em rotação máxima, pra causar o maior fluxo de ar possível...

Bem, fica aí a dica!

Espero ter ajudado...

Abraço!

Postado
Não se a posição dos cabos estiver diferente... E mesmo assim, só funciona com o conector completo, pois de que adianta o cabo PWM se não tiver o sinal de RPM? Como vou controlar? É quase como querer fazer café tendo o pó e não ter o filtro (coador)...

Mas a posição está correta. verifiquei se não tinha cabos encaixados trocados e tudo. :(

É Moisés... Não era pra estar ocorrendo isso... A placa mãe deveria controlar a tensão apenas via cabo rpm e pwm... É muito estranho isso... Mas como conecta direto na placa mãe controla, parece que a resposta é essa mesmo que disse...

Também concordo plenamente com você.

Mas, tenho uma dica importante pra você então...

Consegue retirar os clips que prendem o TX3 daquela ventoinha da Cooler Master? Uma recomendação é trocar ela pela Viper e vais notar uma bela diferença... Na minha assinatura tenho um Hyper N620... Nomeei Viper N620 porque troquei as duas ventoinhas pelas Viper da Akasa igual a sua... E acredite... Derrubou 4~5 graus! Impressionante! E o engraçado é que as ventoinhas originais eram duas R4 com Led Azul...

Aí, esse fan da CM que retirou do TX coloca ele na traseira e o da Akasa na frontal...

Ué, como você fez essa proeza? No caso do tx3, a fan tem 92mm e o viper tem 120mm.

você usou algum adaptador ou são todos de mesmo tamanho?

No meu caso, somente se conseguir algum fan 4 pinos mais eficiente do que o original.

A dica pra reduzir o barulho do frontal, é afastar o fan da grade alguns poucos milímetros. Tem umas arruelas plásticas que se vendem em casa de material pra construção para parafusar telha... Se colocar elas, acredito que vai reduzir o ruído... Fans de gabinete, é interessante deixá-los em rotação máxima, pra causar o maior fluxo de ar possível...

Bom, no caso do gabinete TT V3 BE, quanto ao cooler frontal que fica na parte inferior, o máximo que eu conseguiria afasta-lo da grade seria 3mm (medido na régua). Nessa posição, ele fica entre meus 2 hd's, inclusive resfriando-os.

A outra opção seria passa-lo para a parte superior e ficaria acima dos hd's e embaixo do Drive de DVD. Mas nesse caso, o ar frio seria soprado somente na parte superior.

Estou pensando em colocar mais um cooler funcionando em 5V para ajudar o Viper Frontal.

Outro Viper mesmo ou indica algum? (existem os Apaches e os Excalibur's)...

Bem, fica aí a dica!

Espero ter ajudado...

Abraço!

Cara, sua ajuda foi de extrema valia e ainda vou arrumar isso, nem que eu tenha que esperar o Cabo Spliter Y 4 pinos (1 femea + 2 machos) entrar em Disponível na JustShop e comprar 1.

Abraço e bom domingo.

Postado

Ué, como você fez essa proeza? No caso do tx3, a fan tem 92mm e o viper tem 120mm.

você usou algum adaptador ou são todos de mesmo tamanho?

No meu caso, somente se conseguir algum fan 4 pinos mais eficiente do que o original.

KKK! Acho que estou ficando chapado... Eu tava confundindo o TX3 com o Hyper 212... Essa foi a pior! ^_^

Não dá mesmo... O pior é que fans de 92 mm são difíceis de encontrar e boas nem se fala...

Há um adaptador sim... Um cabo de 12V para 10V que acredito já diminuir consideravelmente o ruído... Aí, o que podes fazer, é ligá-lo no cabo splitter prolongando o cabo:

http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:519,familia_id:77/cabo-redutor-de-rpm-12v-to-10v

Mas há como ligar em 7 Volts também... Há cabos pra isso... Agora, não sei se dá pra inverter apenas nesse cabo splitter, sem cortar. Eu sei que sai cada cabo do conector tirando com um palito ou chave de precisão, bem devagar... Aí seria só inverter pra ligar em 7 Volts... Tem que procurar o esquema de ligação na web pelas cores que tem... Agora não consigo te ajudar pois estou no serviço e é tudo bloqueado... Todo tipo de imagens.

Bom, no caso do gabinete TT V3 BE, quanto ao cooler frontal que fica na parte inferior, o máximo que eu conseguiria afasta-lo da grade seria 3mm (medido na régua). Nessa posição, ele fica entre meus 2 hd's, inclusive resfriando-os.

A outra opção seria passa-lo para a parte superior e ficaria acima dos hd's e embaixo do Drive de DVD. Mas nesse caso, o ar frio seria soprado somente na parte superior.

Estou pensando em colocar mais um cooler funcionando em 5V para ajudar o Viper Frontal.

Outro Viper mesmo ou indica algum? (existem os Apaches e os Excalibur's)...

Cara, sua ajuda foi de extrema valia e ainda vou arrumar isso, nem que eu tenha que esperar o Cabo Spliter Y 4 pinos (1 femea + 2 machos) entrar em Disponível na JustShop e comprar 1.

Abraço e bom domingo.

3 mm creio que já sejam mais que suficientes se for afastar... Vai diminuir o atrito do fluxo de ar com a grade....

Não acho interessante instalar fans na parte de cima onde estão os drivers... Segundo a física, o ar quente sobe e iria quebrar o fluxo correto de ar. O ar quente deve ser empurrado pra fora pela parte de cima com mais "pressa" possível. Por isso não acho uma boa ideia instalar fan ali a menos que queira refrigerar algo específico. Acho mais vantagem instalar um fan na lateral para resfriar a placa de vídeo...

Quanto a mais um fan no gabinete, qual seria a sua configuração completa?

Só vai necessitar se tiver muito ruim a refrigeração no V3 e se a VGA aquecer muito... Em todo caso, os melhores fans, são os que acabaste de citar... Porém o Apache pelo preço que está hoje, o Viper é bem melhor...

Os melhores são: Akasa Viper, Cooler Master Excalibur e Aerocool Shark Edition... Mas a diferença de fluxo de ar é mínima pra eles e ainda assim, tem algumas diferença de ruído entre eles, sendo o mais silencioso o Viper mesmo...

Fica aí a dica...

Abraço!

Postado
KKK! Acho que estou ficando chapado... Eu tava confundindo o TX3 com o Hyper 212... Essa foi a pior! ^_^

E eu achando que eu estava ficando doido e nem bebi ontem...

Não dá mesmo... O pior é que fans de 92 mm são difíceis de encontrar e boas nem se fala...

Há um adaptador sim... Um cabo de 12V para 10V que acredito já diminuir consideravelmente o ruído... Aí, o que podes fazer, é ligá-lo no cabo splitter prolongando o cabo:

http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:519,familia_id:77/cabo-redutor-de-rpm-12v-to-10v

Não... você não entendeu.

Queria me referir a adaptador de tamanho. Ou seja, colocar um fan de 120mm no lugar de um de 92mm usando o adaptador que seria um anel. Procurei e não achei. Posso estar procurando errado.

3 mm creio que já sejam mais que suficientes se for afastar... Vai diminuir o atrito do fluxo de ar com a grade....

Bom, tentarei fazer isso usando E.V.A como calço entre o fan e a grade.

Não acho interessante instalar fans na parte de cima onde estão os drivers... Segundo a física, o ar quente sobe e iria quebrar o fluxo correto de ar. O ar quente deve ser empurrado pra fora pela parte de cima com mais "pressa" possível. Por isso não acho uma boa ideia instalar fan ali a menos que queira refrigerar algo específico. Acho mais vantagem instalar um fan na lateral para resfriar a placa de vídeo...

Quanto a mais um fan no gabinete, qual seria a sua configuração completa?

Quanto a física nesse caso é tranquilo... Ar quente = menos denso = ascendente.

A configuração completa está na assinatura abaixo. Não uso VGA offboard. O vídeo é onboard.

Bom, caso eu vá adicionar mais um cooler então o coloco na lateral sobrando na mobo. mas medi lá e não cabe de 120mm, a não ser que eu fure a tampa lateral, coisa que não irei fazer.

Ou então posso colocar no fundo do chassi, ventilando para cima.

Em todo caso, os melhores fans, são os que acabaste de citar... Porém o Apache pelo preço que está hoje, o Viper é bem melhor...

Os melhores são: Akasa Viper, Cooler Master Excalibur e Aerocool Shark Edition... Mas a diferença de fluxo de ar é mínima pra eles e ainda assim, tem algumas diferença de ruído entre eles, sendo o mais silencioso o Viper mesmo...

Irei considerar sua opinião, claro.

Fica aí a dica...

Abraço!

Abraço

Postado

Depois de uma pequena ausência voltei. Gente que loucura esse negócio todo. Andei dando uma vasculhada imensa pela Net pra ver se eu encontrava alguma coisa referente a esse problema e NADA!

Com relação ao cabo Y da Akasa, tudo normal. mperillo, quanto a incompatibilidade com a sua Gigabyte, nada também. Fiquei meio que decepcionado em não encontrar informações precisas, que pudessem dar uma luz nesse caso.

O Eagle, como sempre, apontando várias alternativas (ele é muito bom mesmo).

O que eu achei interessante é um fan Viper funcionar, porém dois não.

Será que é a Gigabyte GA-880GM-USB3 só tem condição de dar suporte PWM para só 01 fan de 04 pinos no SYS_FAN?

Isso foi uma coisa que me ocorreu, embora eu não saiba se é real ou não.

Mas...vamos em frente...

Postado
Depois de uma pequena ausência voltei. Gente que loucura esse negócio todo. Andei dando uma vasculhada imensa pela Net pra ver se eu encontrava alguma coisa referente a esse problema e NADA!

Pois é... também procurei muito e não encontrei nada que ajudasse a fundo.

Com relação ao cabo Y da Akasa, tudo normal. mperillo, quanto a incompatibilidade com a sua Gigabyte, nada também. Fiquei meio que decepcionado em não encontrar informações precisas, que pudessem dar uma luz nesse caso.

Desencana Juan... é só um problema... se não resolver, tudo bem... partimos para outra

O Eagle, como sempre, apontando várias alternativas (ele é muito bom mesmo).

Me ajudou bastante com indicações de testes. valeu muito.

O que eu achei interessante é um fan Viper funcionar, porém dois não.

Opa... não é bem assim.

Funciona se ligado direto na mobo, pois mesmo que seja somente 1 e este esteja ligado no adaptador não funciona com controle de rpm. Somente em full load.

Será que é a Gigabyte GA-880GM-USB3 só tem condição de dar suporte PWM para só 01 fan de 04 pinos no SYS_FAN?

Isso foi uma coisa que me ocorreu, embora eu não saiba se é real ou não.

Mas...vamos em frente...

Bom, quanto a isso, sinceramente eu não sei.

Se tiver uma luz... help us.

Abraços.

Moisés

Postado
E eu achando que eu estava ficando doido e nem bebi ontem...

Não... você não entendeu.

Queria me referir a adaptador de tamanho. Ou seja, colocar um fan de 120mm no lugar de um de 92mm usando o adaptador que seria um anel. Procurei e não achei. Posso estar procurando errado.

Bom, tentarei fazer isso usando E.V.A como calço entre o fan e a grade.

Quanto a física nesse caso é tranquilo... Ar quente = menos denso = ascendente.

A configuração completa está na assinatura abaixo. Não uso VGA offboard. O vídeo é onboard.

Bom, caso eu vá adicionar mais um cooler então o coloco na lateral sobrando na mobo. mas medi lá e não cabe de 120mm, a não ser que eu fure a tampa lateral, coisa que não irei fazer.

Ou então posso colocar no fundo do chassi, ventilando para cima.

Irei considerar sua opinião, claro.

Abraço

Eu entendi sim, Moises.

Por isso que coloquei "Não dá mesmo..." Isso não tem como... Mas ciente disso, já estava propondo outra solução que foi o cabo de 12V para 10V para reduzir a tensão e consequentemente o ruído... Ou podes também comprar um cabos extensor para fans e ligar no Sys_Fan da placa mãe no Viper Frontal...

Mas acho que a sua solução em calçar o fan é a melhor mesmo... Como havia dito é mais interessante deixar os fans de gabinete em full load para melhor fluxo de ar. Mas EVA creio que é mais caro que as arruelas de plástico que são R$ 0,05 cada... E vai afastar com mais eficiência, pois o EVA é mole e pode comprimir muito com o apertar dos parafusos... Mas você quem sabe...

Como sua configuração é onboard, creio que não necessite de mais fans... Já são mais que suficientes... Se quiser, pode adicionar um de 80mm ou o que couber...

Abraço!

Postado
Eu entendi sim, Moises.

Por isso que coloquei "Não dá mesmo..." Isso não tem como... Mas ciente disso, já estava propondo outra solução que foi o cabo de 12V para 10V para reduzir a tensão e consequentemente o ruído... Ou podes também comprar um cabos extensor para fans e ligar no Sys_Fan da placa mãe no Viper Frontal...

Mas acho que a sua solução em calçar o fan é a melhor mesmo... Como havia dito é mais interessante deixar os fans de gabinete em full load para melhor fluxo de ar. Mas EVA creio que é mais caro que as arruelas de plástico que são R$ 0,05 cada... E vai afastar com mais eficiência, pois o EVA é mole e pode comprimir muito com o apertar dos parafusos... Mas você quem sabe...

Como sua configuração é onboard, creio que não necessite de mais fans... Já são mais que suficientes... Se quiser, pode adicionar um de 80mm ou o que couber...

Abraço!

Ok, ok... Eagle.

Vou ver aqui se acho essa arruela no joça da minha cidade...

Quero agradecer-lhe até o momento... Amanhã vou a BH e quero ver se acho o cabo 12V > 10V para ligar o Viper Frontal. Melhora o desempenho do fluxo de ar e reduz o ruído. Muito válido.

Depois posto aqui.

Alguma sugestão de cooler de 92 ou 80mm caso eu vá colocar na lateral?

Abraços

Moisés

Postado
Ok, ok... Eagle.

Vou ver aqui se acho essa arruela no joça da minha cidade...

Quero agradecer-lhe até o momento... Amanhã vou a BH e quero ver se acho o cabo 12V > 10V para ligar o Viper Frontal. Melhora o desempenho do fluxo de ar e reduz o ruído. Muito válido.

Depois posto aqui.

Alguma sugestão de cooler de 92 ou 80mm caso eu vá colocar na lateral?

Abraços

Moisés

Bem, não esqueças que essas arruelas plásticas são de parafusar telhas e são encontradas em lojas de materiais pra construção pequenas...

Fans de 80 e 92 mm no geral fazem bastante barulho... Ia te indicar um adaptador desses:

http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:41,familia_id:44/adaptador-de-fan-80-to-120mm-a2380-thermaltake

... mas está esgotado em tudo quanto é lugar...

Fosse você pegaria um Spire de 80mm mesmo (pelo fluxo de ar razoável), veja a 5ª opção nesta página:

https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/site/listagem.cgi?dep=01&sec=07&cat=119

Exemplo da arruela plástica que mencionei:

CalcoparaFans.jpg

Já usei aqui num HAF 922 para calçar uma ventoinha de 140mm cujas pás batiam na base metálica do gabinete...

Abraço!

@Juan:

Juan, vê se pára de puxar o saco que você é bem melhor que eu no fórum... :lol::lol::lol:

Abraço!

Postado

Bom... hj o dia foi complicado por aqui.

Dei uma analisada nas temperaturas e estão assim, enquanto formato um hd externo, navego na net e acesso MSN e abro sites para ver fans.

Temperatura ambiente: 28ºC

Temperatura cpu (AMD OverDrive): 36,5 - 38,4 ºC

RPM do cooler do CPU: 1380rpm

RPM do Viper exaustor: 1323rpm

RPM do Viper ventilador: 0 - desligado ainda.

Acho que até o momento é isso. Amanhã vou a BH e se encontrar a fan Spire eu a compro... Achei em BH por R$5,93. Acho que vale a pena o teste.

Abraço

Moisés

Postado

Bom, realizei o seguinte:

Comprei um fan Spire de 80mm e instalei na lateral ventilando junto com o Viper dianteiro.

Ambos ligados em 5V... Baixa eficiência, mas silenciosos.

Daí, ficou assim:

TX3 no CPU_FAN

Akasa Viper no SYS_FAN como exaustor

Akasa Viper frontal como ventilador a 5V

Spire Lateral como ventulador a 5V.

Foi a melhor forma que encontrei até o momento.

Eagle... achei as borrachas usadas em telhas aqui e estou usando... teve uma leve melhora sim no Viper dianteiro.

Acho que pelo momento é isso.

Abraço

Moisés

Postado
Bom, realizei o seguinte:

Comprei um fan Spire de 80mm e instalei na lateral ventilando junto com o Viper dianteiro.

Ambos ligados em 5V... Baixa eficiência, mas silenciosos.

Daí, ficou assim:

TX3 no CPU_FAN

Akasa Viper no SYS_FAN como exaustor

Akasa Viper frontal como ventilador a 5V

Spire Lateral como ventulador a 5V.

Foi a melhor forma que encontrei até o momento.

Eagle... achei as borrachas usadas em telhas aqui e estou usando... teve uma leve melhora sim no Viper dianteiro.

Acho que pelo momento é isso.

Abraço

Moisés

Que bom Moisés! Conseguiu reduzir o ruído, aí?

Pretende comprar o cabo que reduz de 12 para 10V para colocar no Viper Frontal?

Há como colocá-los em 7V também... Mas aí precisa inverter o cabeamento nos conectores... Tem uns esquemas e ligação de fans pela web afora...

Que bom que as borrachas aliviaram o ruído...

Abraço!

Postado
Que bom Moisés! Conseguiu reduzir o ruído, aí?

Sim, o barulho reduziu bastante...

Mas cheguei a uma conclusão... eu sou chato demais com isso... só da Viper girar a noite eu fiquei incomodado... Mas sei que isso é coisa que nao tem como eu ficar fora.

Pretende comprar o cabo que reduz de 12 para 10V para colocar no Viper Frontal?

Bom, na realidade eu nao sei. Estou pensado em esperar para ver se a JustShop coloca o cabo Y 4 pinos Disponível novamente e compro ele, daí ambas Viper ficam Controladas por pwm.

Há como colocá-los em 7V também... Mas aí precisa inverter o cabeamento nos conectores... Tem uns esquemas e ligação de fans pela web afora...[/quote/

O que eu fiz foi inverter os cabos de energia no adaptador que comprei. Assim, invés de alimentar no Amarelo/Preto em 12V, estou alimentando no Vermelho/Preto em 5V.

Não procurei por esses esquemas. Mas já vi cabos 12>10, mas de 12>7 não vi.

Que bom que as borrachas aliviaram o ruído...

Sim, ajudaram bastante.

Agora, eu fiz uma burrada daquelas aqui. Comprei o Spire por que eu medi a tampa lateral errada... fiz a leitura errada na régua. Cabe um fan de 120mm de forma a trava-lo tranquilo.

Estou pensando em trocar por uma Apache, Aerocool sharck ou até mesmo um terceiro Viper ali.

Com o gabinete fechado, a temperatura média dos núcleos está em 36ºC em uso comum (net, corel, salvar word e coisas assim... raramente eu jogo...)

Agora... a temperatura dos HD's é que derrubei 7ºC com o uso do Viper frontal... agora fica em 31-32ºC.

Bom demais.

Abraço!

Abraço

• Membro VIP
Postado
[...] Não procurei por esses esquemas. Mas já vi cabos 12>10, mas de 12>7 não vi ...

Amigo beleza!, de uma lida nesses links pode ser que te ajude.

Link 1

Link 2

E aqui o aquema de como se liga em 7v.

94693136.jpg

[...] Estou pensando em trocar por uma Apache, Aerocool sharck ou até mesmo um terceiro Viper ali...
Coloque um Apache ali, ele é bem mais silencioso do que o Viper, mas gera menos CMF.

falou! :-BEER

Postado

Opa Jonny...

Assim como os demais... obrigado pela informação.

Me parece bem simples o esquema.

Irei testar em uma fonte velha aqui com um cooler usado e ver o resultado.

Abraços

• 2 semanas depois...
Postado

Bom pessoal, beleza?

Seguinte... esperei o Cabo Y Spliter da Akasa estar disponível na JustShop e o comprei.

Conjuntamente comprei um Fan Akasa Apache para substituir o Spire na tampa lateral. Optei pelo Apache por ser preto e gosto do gabinete sóbrio (O Excalibur estava Indisponível - foi uma das opções que pensei).

Daí usei o cabo Y e agora tenho controle dos 02 Fans que ficam ligados na placa mãe.

Só que o Apache veio com problema... isso mesmo... mas a JustShop já se prontificou a Substituí-lo para mim.

Assim, no momento está assim: Viper e Spire (que voltei pra tampa lateral) ligado no cabo Y Akasa e funfando bem e o Viper frontal em 5V mesmo como ventilador (pelo menos os HD's estão trabalhando em 29-32º C).

Quanto chegar o Apache novo eu atualizo o tópico de novo e espero ser o fim da novela.

Abraços

Moisés

Cabo:

Postado
Opa... o problema que eu vi é encaixar um conector de 4 pinos em um adaptador de 3 pinos... Não cabe uai.

Essa que é a dúvida...

Mas só de usar o TX3 melhorou bastante. :)

Moisés

Olá Amigo!

Bom, como bem disse o Amigo kt.erich, CABE SIM, TRANQUILO! Vá sem medo de ser feliz! rss

E sim, deixe o cooler traseiro (exaustor) ligado nesse cabo para que ele fique na rotação MÁXIMA!

Quanto ao cooler frontal, eu o colocaria na parte superior e não na inferior por três motivos:

1) HD´s não possuem problema com "super aquecimento";

2) Colocando em cima você estará jogando AR FRIO em cima do TX3 (que hoje resfria o seu processador) e, o TX3 por sua vez jogará esse ar pelo cooler traseiro, ou seja, o TX3 usará o ar frio do cooler frontal para resfriar o seu processador que, convenhamos, precisa muito mais de refrigeração do que os HD´s...;

3) Quando colocado na parte frontal inferior, o cooler jogará ar frio sobre os processadores e depois esse ar vai pra onde? Para a parte traseira do gabinete e por fim, BOA PARTE dele ficará CIRCULANDO dentro do gabinete. Colocando em cima, acontecerá o que eu disse no item 2.

Boa Sorte!

Postado
Olá Amigo!

...

Quanto ao cooler frontal, eu o colocaria na parte superior e não na inferior por três motivos:

1) HD´s não possuem problema com "super aquecimento";

2) Colocando em cima você estará jogando AR FRIO em cima do TX3 (que hoje resfria o seu processador) e, o TX3 por sua vez jogará esse ar pelo cooler traseiro, ou seja, o TX3 usará o ar frio do cooler frontal para resfriar o seu processador que, convenhamos, precisa muito mais de refrigeração do que os HD´s...;

3) Quando colocado na parte frontal inferior, o cooler jogará ar frio sobre os processadores e depois esse ar vai pra onde? Para a parte traseira do gabinete e por fim, BOA PARTE dele ficará CIRCULANDO dentro do gabinete. Colocando em cima, acontecerá o que eu disse no item 2.

Boa Sorte!

Bom, porém, no caso do TX3 na minha placa mãe, ele funciona jogando o ar para cima e não para trás.

posso até pensar mesmo em adaptar o Viper frontal em cima... mas vai dar um trabalhinho, pois não tem a furação ideal.

Abraços

Postado
Bom, porém, no caso do TX3 na minha placa mãe, ele funciona jogando o ar para cima e não para trás.

posso até pensar mesmo em adaptar o Viper frontal em cima... mas vai dar um trabalhinho, pois não tem a furação ideal.

Abraços

Olá Amigo!

Você tem certeza que fica para cima?? Isso para mim é INIMAGINÁVEL!!! rss Tente postar fotos da parte interna do seu gabinete aqui.

Sim, faça isso e você verá diferença...

Abraços e Boa Sorte!

Postado
Olá Amigo!

Você tem certeza que fica para cima?? Isso para mim é INIMAGINÁVEL!!! rss Tente postar fotos da parte interna do seu gabinete aqui.

Sim, faça isso e você verá diferença...

Abraços e Boa Sorte!

Rapaz, você me passou o maior sustão aqui... Fui lá correndo no Manual de Instalação do TX3 e percebi que existem duas opções de instalação... hauhauahua... :P

Ou virado para cima ou para trás... Como estou esperando o novo Apache chegar, vou esperar para abrir o gabinete uma vez só e testo com o cooler virado. O que ficar melhor eu deixo.

Abraços

Postado
Rapaz, você me passou o maior sustão aqui... Fui lá correndo no Manual de Instalação do TX3 e percebi que existem duas opções de instalação... hauhauahua... :P

Ou virado para cima ou para trás... Como estou esperando o novo Apache chegar, vou esperar para abrir o gabinete uma vez só e testo com o cooler virado. O que ficar melhor eu deixo.

Abraços

Pois é, essa eu não sabia... rsss MAS com toda certeza virado para a parte traseira fica BEM MELHOR... Basta ver isso: http://imageshack.us/photo/my-images/843/41594503.jpg/

Fonte: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-do-Cooler-Hyper-TX3-da-Cooler-Master/1803/4

Boa Sorte Amigo!

Postado

Nessa foto que me enviou, está virado para cima.

Bom, olhei com mais cuidado o esquema e realmente, o que muda é a forma de encaixe, mas sugere-se que ele seja direcionado para trás.

Porém, como meu gabinete é aberto em cima (TT V3 BE), penso eu que o ar quente sai da mesma forma.

Mas de que qualquer forma, obrigado pelo toque e vou experimentar depois e ver o que fica melhor aqui.

valeu... abraço

Postado

mperillo, pensei em você quando vi esses novos cabos Y da Akasa.

Esses são modernos e pretos. Maneiros.

Tudo caminhando para o final da história. Que dor de cabeça meu!!!

Abraço e passarei aqui para ver a conclusão.

Postado
mperillo, pensei em você quando vi esses novos cabos Y da Akasa.

Esses são modernos e pretos. Maneiros.

Tudo caminhando para o final da história. Que dor de cabeça meu!!!

Abraço e passarei aqui para ver a conclusão.

Opa... pois juanmarkus...

Eu fiquei de olho na Justshop e quando o cabo Y entrou no estoque e o comprei. Pelo menos com o cabo Y tudo funciona beleza.

Agora é esperar o Fan Apache novo chegar (RMA e já está a caminho... atendimento JustShop é muito bom) e ligar na lateral para refrigerar mais o sistema.

Abraços.

Moisés

Postado

Sinceramente...

Bastante decepcionado com o Apache... :(

Só funciona ligado direto em 12V (no molex).

Liguei ele no SYS-FAN da placa mãe e as pás do fan ficam somente balançado, em sintomia típico de falta de tensão em motores brushless...

Daí liguei direto no molex em 12V e funcionou normalmente...:angry: ou seja... sem pwm e controle de rotação.

Mas aí o ruído aumenta...

Resultado... os Vipers ficaram ligados no cabos Y e o Apache direto no molex em 12V até eu ficar de saco cheio do ruído e trocar... (acho que vou ver uma Excalibur... será que ela funciona bem?)

Abraços

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...