Ir ao conteúdo

Começando em Programação...

duzagatto

Posts recomendados

Postado

Olá estou começando em programação e quero saber se vocês sabem de algum site para baixar Cursos e Video Aulas sobre Programação, Design e afins, qualquer link ajuda, + que seja em Video Aulas.

Postado

Também tenho essas perguntas:

1 - Qual a melhor ordem para se seguir ? Quero aprender as mais ultilizadas, as mais complexas, as mais atuais e as que podem vir a ser importante no futuro.

2 - Qual o programa correto para ser usado para Programar em PHP, C/C++, Java, JavaScript e Delphi ?

3 - Qual a ultilidade do Algoritmo na Programação ? E da Logica ?

4 - Além das Linguagens de Programação, que outras coisas seriam interessante aprender para Desenvolver ?

5 - Qual a ultilidade do Banco Dados ? (MySQL por exemplo)

Postado

duzagatto,

Busque no google por aulas de programação que você irá receber uma grande quantidade de links interessantes, bem como se procurar no youtube sobre.

Respondendo a suas perguntas:

1. Sugiro que aprenda primeiramente a fazer algoritmos na mão, e depois começar a programar com C/C++, que é suporte para várias outras linguagens de programação como por exemplo php e java.

2. Java e Delphi existem programas especializados para se fazer isso, não posso lhe dizer quais pois não me recordo, pois faz uns 4 anos que não programo com essas linguagens. Sobre PHP e Javascript, qualquer editor de texto, sendo ele um komodo edit ou até mesmo um bloco do notas. No entanto é necessário um servidor para que se possa rodar os scripts.

3. A lógica é necessária para você poder resolver os seus problemas. Usamos a lógica em 100% das nossas resoluções de problemas, vou lhe dar um exemplo:

fazer miojo.

colocar a agua pra esquentar.

enquanto nao estiver fervendo, não colocar o miojo.

se estiver fervendo, colocar o miojo.

esperar 3 minutos, enquanto mexe um pouco.

desligar e colocar o tempero.

Isso meu amigo, é lógica, você tem uma sequência de passos a se fazer para que o resultado seja no mínimo satisfatório.

Agora o algoritmo nada mais é que a lógica em uma linguagem de programação ou ainda em desenhos.

por exemplo:

colocar agua na panela

repetir até que a temperatura < 100 graus

esperar

fim repetir

panela = agua quente + miojo

repetir até que tempo = 3 minutos

mexer

fim repetir

panela = agua quente + miojo + tempero.

fim algoritmo.

Isso por sua vez é um algoritmo, moldado para se colocar em qualquer tipo de linguagem.

4. Saber o básico de design seria interessante, no caso de ser desenvolvedor de sistemas para web, seria interessante saber um pouco de css também.

5. Como o nome já diz, guardar em um lugar os dados sem que se necessite fazer o cadastro novamente todas as vezes.

Por exemplo, imagine você fazer o cadastro de todos os clientes de todos os bancos do país, com todos os dados que foram preenchidos, todas as vezes que o servidor desliga ou cai por algum motivo. Isso é totalmente fora de cogitação, já que você levaria meses ou até mesmo anos para fazer isso na mão.

Por isso utilizamos o banco de dados, para que ele seja como um estocador de dados que são necessários para o bom funcionamento do sistema.

Espero ter lhe respondido como gostaria.

Abraços

Postado

Agradeço pela resposta, mas no caso se eu aprender Phyton, Ajax e Ruby que são linguagens menos populares, eu vou poder ultiliza-las no que ? E na atualidade ou no futuro, elas serão bem proveitosas ?

Agradeço pelas respostas, mas no caso se eu aprender Phyton, Ajax e Ruby que são linguagens menos populares, eu vou poder ultiliza-las no que ? E na atualidade ou no futuro, elas serão bem proveitosas ?

• 3 semanas depois...
Postado

Phyton e Ruby acredito que estão estagnados, mas que no futuro distante pode ser que sejam mais usadas, mas isso não quer dizer que seja certeza.

Ajax não é uma linguagem mas sim um método de programação feito em algumas linguagens.

Sobre o que o PACHEKKO disse eu discordo.

Se você falar que tem uma vaga de programador JAVA, vem quase metade de uma cidade querendo a vaga, e ainda sim você tem 1 mól de frameworks ou qualquer outra coisa que faz com que o serviço seja diferente com cada um.

No entanto, se você trabalhar com PHP, é muito escasso a quantidade de trabalhadores, sendo mais escasso ainda a mão de obra qualificada, e mais ainda mão de obra qualificada com experiência.

Enfim, deixo aqui minha sugestão.

abraços

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!