Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Começando em Programação...


duzagatto

Posts recomendados

Também tenho essas perguntas:

1 - Qual a melhor ordem para se seguir ? Quero aprender as mais ultilizadas, as mais complexas, as mais atuais e as que podem vir a ser importante no futuro.

2 - Qual o programa correto para ser usado para Programar em PHP, C/C++, Java, JavaScript e Delphi ?

3 - Qual a ultilidade do Algoritmo na Programação ? E da Logica ?

4 - Além das Linguagens de Programação, que outras coisas seriam interessante aprender para Desenvolver ?

5 - Qual a ultilidade do Banco Dados ? (MySQL por exemplo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

duzagatto,

Busque no google por aulas de programação que você irá receber uma grande quantidade de links interessantes, bem como se procurar no youtube sobre.

Respondendo a suas perguntas:

1. Sugiro que aprenda primeiramente a fazer algoritmos na mão, e depois começar a programar com C/C++, que é suporte para várias outras linguagens de programação como por exemplo php e java.

2. Java e Delphi existem programas especializados para se fazer isso, não posso lhe dizer quais pois não me recordo, pois faz uns 4 anos que não programo com essas linguagens. Sobre PHP e Javascript, qualquer editor de texto, sendo ele um komodo edit ou até mesmo um bloco do notas. No entanto é necessário um servidor para que se possa rodar os scripts.

3. A lógica é necessária para você poder resolver os seus problemas. Usamos a lógica em 100% das nossas resoluções de problemas, vou lhe dar um exemplo:

fazer miojo.

colocar a agua pra esquentar.

enquanto nao estiver fervendo, não colocar o miojo.

se estiver fervendo, colocar o miojo.

esperar 3 minutos, enquanto mexe um pouco.

desligar e colocar o tempero.

Isso meu amigo, é lógica, você tem uma sequência de passos a se fazer para que o resultado seja no mínimo satisfatório.

Agora o algoritmo nada mais é que a lógica em uma linguagem de programação ou ainda em desenhos.

por exemplo:

colocar agua na panela

repetir até que a temperatura < 100 graus

esperar

fim repetir

panela = agua quente + miojo

repetir até que tempo = 3 minutos

mexer

fim repetir

panela = agua quente + miojo + tempero.

fim algoritmo.

Isso por sua vez é um algoritmo, moldado para se colocar em qualquer tipo de linguagem.

4. Saber o básico de design seria interessante, no caso de ser desenvolvedor de sistemas para web, seria interessante saber um pouco de css também.

5. Como o nome já diz, guardar em um lugar os dados sem que se necessite fazer o cadastro novamente todas as vezes.

Por exemplo, imagine você fazer o cadastro de todos os clientes de todos os bancos do país, com todos os dados que foram preenchidos, todas as vezes que o servidor desliga ou cai por algum motivo. Isso é totalmente fora de cogitação, já que você levaria meses ou até mesmo anos para fazer isso na mão.

Por isso utilizamos o banco de dados, para que ele seja como um estocador de dados que são necessários para o bom funcionamento do sistema.

Espero ter lhe respondido como gostaria.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço pela resposta, mas no caso se eu aprender Phyton, Ajax e Ruby que são linguagens menos populares, eu vou poder ultiliza-las no que ? E na atualidade ou no futuro, elas serão bem proveitosas ?

Agradeço pelas respostas, mas no caso se eu aprender Phyton, Ajax e Ruby que são linguagens menos populares, eu vou poder ultiliza-las no que ? E na atualidade ou no futuro, elas serão bem proveitosas ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Phyton e Ruby acredito que estão estagnados, mas que no futuro distante pode ser que sejam mais usadas, mas isso não quer dizer que seja certeza.

Ajax não é uma linguagem mas sim um método de programação feito em algumas linguagens.

Sobre o que o PACHEKKO disse eu discordo.

Se você falar que tem uma vaga de programador JAVA, vem quase metade de uma cidade querendo a vaga, e ainda sim você tem 1 mól de frameworks ou qualquer outra coisa que faz com que o serviço seja diferente com cada um.

No entanto, se você trabalhar com PHP, é muito escasso a quantidade de trabalhadores, sendo mais escasso ainda a mão de obra qualificada, e mais ainda mão de obra qualificada com experiência.

Enfim, deixo aqui minha sugestão.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...