Ir ao conteúdo

Posso subistituir um TIP 132 por tiristor?

EsterC

Posts recomendados

Postado

Tenho um projeto ligado em bico injetores de veículos, ele está aquecendo os TIP 132 da saída, posso substituir por um tiristor?

O que seria o indicado a fazer?

Ja substitui por IRF640, TIP 122, e todos aqueceram.

Tensão da saída: Varia de 25V a 38V

Corrente: Em torno de 3A

Postado

Vai adaptar o tiristor ao circuito que ja está pronto?

O problema do tiristor em corrente continua constante é para desliga-lo, precisa dar um curto entre a1 e a2 ou A e K, para que a corrente entre esses terminais seja menor que a corrente de manutenção.

Poste o circuito.

Postado

Vixe!

Tenha em mente uma coisa, se o tiristor for usado em regime DC ele dispara e não corta nunca a menos que sua corrente de anodo caia a 0 (geralmente desviando a corrente dele por outro caminho), desse modo você corre o risco de saturar a bobina do bico injetor e danificar - lo.

A um tempo atrás desenvolvi um sistema de injeção eletrônica para competição, e para tal utilizava Mosfets ou mesmo transistores bipolares para acionamento dos bicos, porém fiz um estudo de como deve ser feito o acionamento desses caras, e rola uma pequena eletrônica por trás, o aquecimento existe e sempre vai existir pois ha uma dissipação de potência em cima do semicondutor, mas ela pode ser minimizada se houver um tratamento do sinal de acionamento do bico.

Existe um drive para bico injetor que se casado com um bom transistor bipolar (o seu TIP por exemplo ou um 122 que é darlington) te dara uma ótima performance para acionamento, trata - se do LM1949 é fácil de achar e é baratinho, da uma olhada no datasheet e nos circuitos recomendados:

http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm1949.pdf

Divirta - se, e qualquer dúvida manda ai!

Abs.

Postado

Ester, todo componente que você colocar pra controlar uma carga de 3A vai ter certo aquecimento. A questão é o quanto aquecido ele fica. Fica insuportavel? Fica suportavel ao toque? quanto tempo você consegue segurar ele?

Se estiver aquecendo realmente ao ponto de queimar o dedo, a dissipação está elevada demais e você necessita de um elemento pra maior potência. Se o que você procura é apenas chaveamento, não é bom utilizar o TIP132, são transistor Darlington, por natureza eles aquecem, e muito. Utilize um mosfet ou um Tiristor pra ligar sua carga, e se o aquecimento for tolerável ou até mesmo quase intolerável, teste acoplando-os em algum tipo de dissipador, chaparia de aluminio... Deve resolver seu problema.

Postado
não é bom utilizar o TIP132, são transistor Darlington, por natureza eles aquecem, e muito

O fato de um transistor ser darlington ou não, é indiferente ao aquecimento, o que realmente determina o aquecimento em cima de um semicondutor ou qualquer outro componente está no produto P = V.I para o caso do transistor situa-se em seu VCE em condução multiplicado pela Corrente que passa pelo coletor, oras, se quando estamos em saturação (o ideal para um bico injetor) VCE tende a 0 então o produto P=VI também tende a 0 , logo o problema pode estar na forma como o transistor está sendo polarizado ou como você mesmo disse no fato deste estar em sobrecarga com uma corrente de coletor muito maior do que pode suportar.

Utilize um mosfet ou um Tiristor pra ligar sua carga,

Mosfet beleza, para bicos injetores é uma boa pedida, mas tiristores é bizarrice, primeiro que em regime DC o danado não corta sem um circuitinho auxiliar (onde os mais porcos simplesmente colocam fonte e 0V em curto), e outra se os bicos estiverem sendo pulsados (coisa que eu acho que está acontecendo) o tiristor é lerdo demais para acompanhar, e mais você acabou de falar em aquecimento, ja viste que a a queda de tensão entre os terminais de um tiristor é algo bem mais elevado do que de um mosfet ou TJB? dependendo do tiristor pode chegar a 4V agora pense na corrente de anodo da criança e agora realize o produto P=VI e veja quanto de potência temos perdido no tiristor.

Em casos como este a adoção de uma solução ja testada pode ser muito mais vantajosa do que reiventar a roda por isso postei um CI que ja funciona como driver de bico injetor e condiciona o sinal de acionamento do bico.

Dúvidas estou a disposição.

Abs.

Postado
Vai adaptar o tiristor ao circuito que ja está pronto?

O problema do tiristor em corrente continua constante é para desliga-lo, precisa dar um curto entre a1 e a2 ou A e K, para que a corrente entre esses terminais seja menor que a corrente de manutenção.

Poste o circuito.

o circuito é simples, é um controle do pulso do bico, usei um PIC para modular o pulso, e na saida do PIC há um resistor de 1k ligado na base do transistor, emissor ao terra e coletor pro bico injetor, juntamente com alimentação variavel de 25V a 38V, já está com dissipador e mesmo assim aquece ao ponto de queimar o componente.

um CI que ja funciona como driver de bico injetor e condiciona o sinal de acionamento do bico.

nesse caso não posso usar esse ci de controle de acionamento, porque é basicamente isso que estamos fazendo, só que de uma forma mais controlada e precisa.

Postado

Ja tentou usar um IGBT?

O modelo abaixo tem caracteristica de VCEs 2v e potencia de dissipação a 25C de 100w e 100C 42w.

Porém a tensão de base terá que ser no mínimo de 7v.

IRG4PC30UD

Poderá pesquisar outros modelos também

Postado
juntamente com alimentação variavel de 25V a 38V

Que bico injetor é esse? Caminhão?

Enfim, pelo visto, você está fazendo os princípios de uma injeção eletrônica estou certo?

Nesse caso vamos ver o transistor que estás a usar:

TIP132, VCE(sat) @4A = 2V,

veja que se fizermos o produto P=VI do seu TIP vamos chegar a:

P = 2* 3A = 6W!!!

Sim você está perdendo 6W em cima do teu transistor, logo é algo normal ele esquentar e bem, no seu caso, talvez a utilização de um mosfet te traga dois benefícios:

- Por possuir em geral baixo RDS-on a potência dissipada em cima dele é da ordem de miliwatts e com um pequeno dissipador para você previnir casos esporádicos;

-Mosfets são acionados por tensão e possuem elevadissima impedância de entrada, logo diferente do TJB (TIP) não haverá consumo de corrente do teu microcontrolador.

Para essa tarefa eu sugiro que use o IRLZ44N ou equivalentes pois além dos beneficios o mesmo possui gate adequado para controles lógicos ou seja com 5V do PIC voce consegue saturação forte do componente sem contar que o danado suporta correntes de até 55A, olha só o que perdemos de potência nele:

vamos fazer o produto P=VI de outra forma P = VDS*ID

olhando o gráfico da figura 1 do datasheet temos:
VDS = 0.2V
I = os mesmos 3A

P = 0,2 * 3 =[B][I]0.6W!!![/I][/B] sentiu a diferença, ele vai esquentar muito menos e te oferece um excelente desempenho em termos de suportar altas correntes.

eis o datasheet para voce mesmo analisar:

http://www.irf.com/product-info/datasheets/data/irlz44n.pdf

qualquer dúvida manda bala!

Abs.

Postado
Que bico injetor é esse? Caminhão?

Para essa tarefa eu sugiro que use o IRLZ44N ou equivalentes

RSRSRS não é de caminhão não, é de carro mesmo, ele suporta essa tensão!!!!

eu fiz uns testes com o IRFZ44N, mas a programação estava com falhas.

Acabei por não testar novamente. Vou seguir sua sugestão e volto para falar se deu certo!!!

;) muito obrigada!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...