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Eli Almeida

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  1. @devair1010 , preciso resolver essa questão que o enunciado mostra através da imagem. Será que o tabuleiro tem que iniciar assim como está na imagem em verde, ou pode ficar assim como está em preto? : Algoritmo "JogoDaVelha" Var simbolo, pergunta,c : caractere tabela : vetor [1..3,1..3] de caractere linha, coluna, contador, posicao : inteiro resultado, resposta: logico jogoTerminou : logico procedimento mostrarVelha () var linha,coluna, contador : inteiro inicio contador <- 1 para linha <- 1 ate 3 faca para coluna <- 1 ate 3 faca se (tabela[linha,coluna] <> "x") e (tabela[linha,coluna]<> "o") então tabela[linha,coluna] <- numpcarac(contador) fimse escreva(tabela[linha,coluna]:3) contador <- contador+1 fimPara escreval() fimPara fimProcedimento função jogar (simbolo:caractere; posicao:inteiro): logico var mudou : logico inicio mudou <- falso para linha <- 1 ate 3 faca para coluna <- 1 ate 3 faca se (tabela[linha,coluna] = numpcarac(posicao)) então tabela[linha,coluna] <- simbolo mudou <- verdadeiro fimSe fimPara fimPara retorne mudou fimFuncao procedimento trocarJogador () inicio se simbolo = "x" então simbolo <- "o" senao simbolo <- "x" fimSe fimProcedimento funcao jogoTerminou (): logico var terminou : logico espacosDisponiveis : inteiro inicio terminou <- falso // linhas para linha <- 1 ate 3 faca se (tabela[linha,1] = tabela[linha,2])e (tabela[linha,1]= tabela[linha,3])então terminou <- verdadeiro fimSe fimPara // colunas para coluna <- 1 ate 3 faca se (tabela[1,coluna] = tabela[2,coluna])e (tabela[1,coluna]= tabela[3,coluna]) então terminou <- verdadeiro fimSe fimPara // diagonal se (tabela[1,1] = tabela[2,2]) e (tabela[1,1] = tabela[3,3]) ou (tabela[1,3] = tabela[2,2]) e (tabela[1,3] = tabela[3,1]) então terminou <- verdadeiro fimSe // Empate para linha <- 1 ate 3 faca para coluna <- 1 ate 3 faca se (tabela[linha,coluna] <> "x") e (tabela[linha,coluna]<> "o") então espacosDisponiveis <- espacosDisponiveis+1 fimSe fimPara fimPara se espacosDisponiveis = 0 então terminou <- verdadeiro fimSe retorne terminou fimFuncao procedimento reiniciarVelha() var contador : inteiro inicio contador <- 1 para linha <- 1 ate 3 faca para coluna <- 1 ate 3 faca tabela[linha,coluna] <- numpcarac(contador) escreva(tabela[linha,coluna]:3) contador <- contador+1 fimpara escreval() fimpara se c = "x" então simbolo <- "o" c <- simbolo senao se c = "o" então simbolo <- "x" c <- simbolo fimse fimse fimProcedimento Inicio mostrarVelha () simbolo <- "x" resposta <- Verdadeiro c <- simbolo enquanto resposta = verdadeiro faca repita repita escreval("Informe a posição que gostaria de jogar ", simbolo:1) leia(posicao) resultado <- jogar(simbolo,posicao) se resultado = falso então escreval (" Jogada inválida") fimSe mostrarVelha () ate resultado = verdadeiro trocarJogador () ate jogoTerminou = verdadeiro escreval("Jogo finalizado") escreval (" Gostaria de continuar jogando?") leia(pergunta) se pergunta <> "s" então resposta <- falso fimse reiniciarVelha() fimenquanto Fimalgoritmo
  2. Estou tentando completar esse código, é para quando finalizar o jogo, perguntar se quer continuar jogando e alternar para quem começa o jogo. Primeiramente quem começa o jogo é o "x", aí se escolherem que querem continuar, o jogo tem que começar perguntando em que lugar gostaria de colocar "o" agora. Mas o código não funciona como o esperado. Criei um procedimento reiniciarVelha() para reiniciar a velha e coloquei essa última parte para ver se conseguia alternar entre os jogadores, mas parece não funcionar se simbolo = "x" então simbolo <- "o" senao se simbolo = "o" então simbolo <- "x" fimse fimse Código completo : Algoritmo "JogoDaVelha" Var simbolo, pergunta : caractere tabela : vetor [1..3,1..3] de caractere linha, coluna, contador, posicao : inteiro resultado, resposta: logico jogoTerminou : logico procedimento mostrarVelha () var linha,coluna, contador : inteiro inicio contador <- 1 para linha <- 1 ate 3 faca para coluna <- 1 ate 3 faca se (tabela[linha,coluna] <> "x") e (tabela[linha,coluna]<> "o") então tabela[linha,coluna] <- numpcarac(contador) fimse escreva(tabela[linha,coluna]:3) contador <- contador+1 fimPara escreval() fimPara fimProcedimento função jogar (simbolo:caractere; posicao:inteiro): logico var mudou : logico inicio mudou <- falso para linha <- 1 ate 3 faca para coluna <- 1 ate 3 faca se (tabela[linha,coluna] = numpcarac(posicao)) então tabela[linha,coluna] <- simbolo mudou <- verdadeiro fimSe fimPara fimPara retorne mudou fimFuncao procedimento trocarJogador () inicio se simbolo = "x" então simbolo <- "o" senao simbolo <- "x" fimSe fimProcedimento funcao jogoTerminou (): logico var terminou : logico espacosDisponiveis : inteiro inicio terminou <- falso // linhas para linha <- 1 ate 3 faca se (tabela[linha,1] = tabela[linha,2])e (tabela[linha,1]= tabela[linha,3])então terminou <- verdadeiro fimSe fimPara // colunas para coluna <- 1 ate 3 faca se (tabela[1,coluna] = tabela[2,coluna])e (tabela[1,coluna]= tabela[3,coluna]) então terminou <- verdadeiro fimSe fimPara // diagonal se (tabela[1,1] = tabela[2,2]) e (tabela[1,1] = tabela[3,3]) ou (tabela[1,3] = tabela[2,2]) e (tabela[1,3] = tabela[3,1]) então terminou <- verdadeiro fimSe // Empate para linha <- 1 ate 3 faca para coluna <- 1 ate 3 faca se (tabela[linha,coluna] <> "x") e (tabela[linha,coluna]<> "o") então espacosDisponiveis <- espacosDisponiveis+1 fimSe fimPara fimPara se espacosDisponiveis = 0 então terminou <- verdadeiro fimSe retorne terminou fimFuncao procedimento reiniciarVelha() var contador : inteiro inicio contador <- 1 para linha <- 1 ate 3 faca para coluna <- 1 ate 3 faca tabela[linha,coluna] <- numpcarac(contador) escreva(tabela[linha,coluna]:3) contador <- contador+1 fimpara escreval() fimpara fimProcedimento Inicio mostrarVelha () simbolo <- "x" resposta <- Verdadeiro enquanto resposta = verdadeiro faca repita repita escreval("Informe a posição que gostaria de jogar ", simbolo:1) leia(posicao) resultado <- jogar(simbolo,posicao) se resultado = falso então escreval (" Jogada inválida") fimSe mostrarVelha () ate resultado = verdadeiro trocarJogador () ate jogoTerminou = verdadeiro escreval("Jogo finalizado") escreval (" Gostaria de continuar jogando?") leia(pergunta) se pergunta <> "s" então resposta <- falso fimse reiniciarVelha() se simbolo = "x" então simbolo <- "o" senao se simbolo = "o" então simbolo <- "x" fimse fimse fimenquanto Fimalgoritmo
  3. @Renato.88 , a questão também pede a corrente total do circuito. É porque a imagem parece que está meio distorcida, mas observa no lugar em que está escrito " Grandezas elétricas ". Em primeiro lugar está it que é a corrente total do circuito, depois tem t1,t2 e t3 . Se você contar vai ver que são quatros, então em primeiro lugar vem o it, corrente total. Não entendi a sua resposta, então a fonte de energia já mostra a corrente total do circuito? Não precisa usar o multímetro para medir a corrente total?
  4. @.if , fiz com multímetro porque a questão não fala nada a respeito disso. Comecei a usar o Tinkercad a pouco tempo, não sei se tem voltímetro. @Renato.88 , encontrei essa maneira na internet de medir as correntes de cada resistor. Porém não entendi bem o porquê coloca o positivo da fonte de energia na parte positiva da placa protoboard, como a corrente vai sair para circular e ser medida? Outra coisa, será que essa corrente que aparece na fonte de energia seria a corrente total do circuito? Então não precisaria usar o multímetro para medir porque a corrente total já é mostrada na fonte de energia?
  5. @Renato.88, @.if, tem essa questão aqui, é para fazer esse circuito no Tinkercad. Mas não sei como poderia medir a corrente individualmente de cada resistor com o circuito em paralelo já montado. A outra imagem é desse circuito que estou tentando medir a corrente individual de um resistor, mas não funciona. Como poderia montar esse circuito no Tinkercad de forma que dê para medir as correntes individuais de cada e também a tensão em cada resistor? Existe uma maneira mais simples de montar esse circuito em paralelo e medir as correntes individuais de cada e a tensão em cada resistor?
  6. @.if , foi eu que respondi essas atividades, porém não tenho certeza se estão corretas. Será que a resposta dessa " pergunta norteadora" da primeira atividade estaria certa? Nessa segunda atividade ( circuito 2), entendi , então poderia arredondar 222.97Ω para 223Ω. Mas não usei ohmímetro, foi multímetro. Se a resistência equivalente calculada é igual a 222.97 Ω e no multímetro deu 223Ω, isso significa que ele,(multímetro), já arredondou para 223Ω? Agora falando da "pergunta norteadora" da segunda atividade(circuito 2), não entendi o que essa questão pede. Você saberia?
  7. As respostas que dei para cada circuito : CIRCUITO 1) Encontre a resistência equivalente do circuito a seguir: Resistência Ω (Calculado) 7.760 Ω Resistência Ω (Medido) 7.76kΩ Pergunta Norteadora: Os valores medidos e calculados foram diferentes? Por quê? Porque a resistência equivalente calculada manualmente está em ohms e a medida pelo multímetro na Tinkercad está em kilo ohms. CIRCUITO 2) Encontre a resistência equivalente do circuito a seguir: Resistência Ω (Calculado) 222.97Ω Não entendi porque aqui deu 222.97Ω e já a resistência medido pelo multímetro no Tinkercad deu 223Ω Resistência Ω (Medido) 223Ω Pergunta Norteadora: Por que mesmo adicionando mais resistores, a resistência equivalente ficou menor que todas as resistências do circuito? Não entendi essa pergunta. Porque na questão do circuito 1 tinha três resistências também e na questão do circuito 2 tem três resistores também. Como assim adicionando mais resistores? CIRCUITO 3) Encontre a resistência equivalente do circuito a seguir: Resistência Ω (Calculado) 3.048,48Ω Não entendi o porquê deu 3.048,48Ω na calculada e no multímetro usando o Tikercard deu 3.05kΩ Resistência Ω (Medido) 3.05kΩ Pergunta Norteadora: Por que esse circuito é conhecido como associação mista? Porque há resistor associado em série e em paralelo no mesmo circuito. CIRCUITO 4) Encontre a corrente elétrica i que sai da fonte do circuito bem como as tensões em cada um dos resistores (VR1, VR2 e VR3) do circuito abaixo. Anote os valores calculados e medidos. Respostaa : Corrente elétrica que sai do circuito = 2,66mA Valores calculados das tensões : Tensão do resistor 1 = 1,49V Tensão do resistor 2 = 2,66V Tensão do resistor 3 =5,85V Valores medidos das tensões: Tensão do resistor 1 = 1,49V Tensão do resistor 2 = 2,66V ensão do resistor 3 = 5,85V Pergunta Norteadora: O que acontece caso você some as tensões em cada um dos resistores? A soma das tensões dará o valor inicial de 10 volts, porque a tensão se divide proporcionalmente a resistência individual.
  8. @Renato.88 ,@rmlazzari58 , obrigada. Estou tentando colocar as resistências sugeridas acima para r1,r2,r3,r4 e r5, porém no meu simulador no Tinkercad, as duas leds acendem juntas e o s2 não desliga a led 2, a led verde. Não sei qual é a causa do problema. O simulador do circuito que estou tentando testar : https://www.tinkercad.com/things/8FK91nHYAGj-circuito-temporalizador
  9. @Renato.88, obrigada. Eu estou tentando simular esse circuito no site Tinkercad. Será que é necessário saber todas as resistências para a simulação funcionar? Como poderia calcular as resistências desse circuito?
  10. Alguém sabe qual é a finalidade desse circuito? O que as leds tem que fazer inicialmente? Elas apagam juntas? O circuito tem duas fontes de tensão contínua de 9V representadas por duas baterias. V1 é a bateria que alimenta o circuito eletrônico; V2 é a bateria dedicada ao motor de corrente contínua. O LED1 indica que o circuito está ligado. O transistor Q1 opera como chave, energizando a bobina do relé quando saturado e desligando o mesmo quando na região de corte. 7805, regulador de tensão linear com saída fixa 5V. • UA555, circuito integrado. • D1, diodo 1N4007. • Q1, transistor bipolar NPN BC337. RL1, relé com bobina 5V e um contato reversível. • LED1, diodo emissor de luz vermelho de 3mm. • LED2, diodo emissor de luz de 5mm. • C1 é um capacitor polarizado, com valor nominal 100uFx16V, eletrolítico, ou de tântalo para quando se deseja uma precisão maior. • C2 é um capacitor de 0.01µF (10nF). Este capacitor pode ser cerâmico ou de poliéster.
  11. Comecei a estudar HTML agora e tem uma parte que fala sobre o tamanho de uma imagem , me deparei com isso : largura 650 e altura 433, resolução x = 11,00 e resolução y = 11,00. O que quer dizer isso? Esses dados estavam em uma imagem do GIMP. Qual a diferença entre altura e largura e resolução x = 11,00 e resolução y = 11,00? Onde entra o pixel por polegada nisso?
  12. @DiF , obrigada. Acabei de entrar no assunto de html, só vi umas três tags mais ou menos, não vi nada ainda de css. Não sei qual é a melhor maneira de resolver essa questão. Vi um tutorial e resolveram dessa maneira também: <!DOCTYPE html> <html lang="pt-br"> <head> <meta charset="UTF-8"> <meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1.0"> <title>Mensagens</title> <style> div { margin-bottom: 10px; } </style> </head> <body> <h1>Desafios das Mensagens</h1> * Um <br> ** Dois <br> *** Três <br> <div> **** Quatro </div> **** Quatro <br> *** Três <br> ** Dois <br> * Um </body> </html>
  13. Fiz desse jeito : <!DOCTYPE html> <html lang="pt-br"> <head> <meta charset="UTF-8"> <meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1.0"> <title> Mensagens</title> </head> <body> <h1>Desafios das Mensagens</h1> <p>* Um <br> ** Dois<br> *** Três<br> **** Quatro</p> <p> **** Quatro <br> *** Três <br> ** Dois <br> * Um</p> </body> </html>
  14. Dizem que a tag marca o elemento, mas como ela faz isso? Qual seria o significado de tag e de elemento? Como estão relacionados? Se puderem dar uma exemplo deixando claro a diferença e a relação de cada um agradeço.

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