Ir ao conteúdo

Qual Notebook Toshiba/ibm?

chris.b/sp

Posts recomendados

Postado

Olá, uso outros fóruns de informática mas sou novo no Clube do Hardware.

Sou consultor e estou para comprar um notebook para trabalho.

Estou na dúvida entre os modelos abaixo, na faixa de 5 e 6 mil. Entre Toshiba e IBM, qual o melhor e porquê? Vou usar excel, word, powerpoint, gravar CDs, usar e-mail e navegar na www. Devo estar conectando esse notebook no meu desktop diariamente, assim mantenho cópias dos arquivos ou quando estiver em casa uso o desktop e depois salvo uma cópia no notebook para trabalhar no dia seguinte. Estou pensando em fazer isso com uma rede via cabo, mas o Wi-Fi também poderia ser uma opção, não sei se pego um notebook com essa tecnologia ou compro uma placa de Wi-Fi futuramente (nem sei quanto isso vai me custar + o ponto do desktop). Ou conecto via firewire IEEE-1394, porque tenho na minha placa-mãe e alguns notebooks já vem com ela, mas nem sei se dá pra usar firewire pra troca de arquivos entre micros ou se é complicado.

O que vocês recomendam?

1. Toshiba Satellite Pentium 2.8

15"TFT, 512Mb RAM, HD 60Gb

24x10x24 CD-RW, 8x DVD

56K, 10/100 Ethernet com Wi-Fi

Windows XP Pro

R$5.800

2. Toshiba Satellite Pentium 2.66

15"TFT, 256Mb RAM, HD 40Gb

24x10x24 CD-RW, 8x DVD

56K, 10/100 Ethernet, sem Wi-Fi

Windows XP Home

R$4.800

(por mais R$200 colocam mais 256Mb RAM e por mais R$100 colocam Win XP Pro)

3. IBM Thinkpad R40 Centrino 1.4

15"TFT, 256Mb RAM, HD 20Gb

24x10x24 CD-RW, 8x DVD

56K, 10/100 Ethernet, Wi-Fi

Windows XP Pro

R$5.400

Valeu

;)

chris.b/sp

Postado

cara... o que posso dizer é que para mim o ibm é robusto, versatil e tem um bom desempenho, apesar do design "ame-o ou deixe-o" e do peso....

o toshiba eu não conheço... mas creio que a relação desempenho/consumo do centrino exceda os pentiuns... faça uma busca desses modelo no site www.cnet.com na parte de reviews... ok?!

Postado

Chris,

como você mesmo disse o notebook será usado mais com programas de escritório e seu companheiro diário...

Todos estes notebooks são bons, porém além da configuração deles atente a outros detalhes como peso, autonomia da bateria e garantia.

Para o seu uso eu recomendaria usar um processador Centrino, mesmo um Centrino 1.3, o que equivale mais ou menos a um P 4 de 2.0 Ghz, já daria mt bem pro seu uso.

Mesmo a maior parte dos centrinos atuais usarem o padrão 802.11b de 11 mbps, você poderia usar um cabo crossover para ligá-lo ao seu desktop caso você necessite de uma velocidade maior de trasnferência. Caso contrario, você pode comprar um adaptador USB wireless padrão 802.11b por volta de R$ 290,00 e ligá-los por wireless.

Postado

Oi pessoal,

Roger,

não entendi bem o que você quis dizer com "relação desempenho/consumo" do centrino. Em termos de custo/benefício estou achando eles meio caros em relação aos Pentium, e acho que só valem para quem precisa mesmo de alguns minutos a mais de bateria. No mercado tenho encontrado o Centrino 1.4 por R$5400. E na mesma faixa de preço tem Pentium 2.8 por R$5800, mas com o dobro de memória e o dobro de HD. Acho que o Pentium leva vantagem, não?

CP500 (já tive um desses...)

peso certamente é um fator importante, mas conforme o notebook vai ficando mais leve o preço vai aumentando. Coisa que nenhum feirante entenderia.

Autonomia da bateria não deve ser grande problema porque não vou viajar muito com ele nem vou pro meio do sertão, acho que a maior parte do tempo vou estar com ele na tomada. Em caso de emergência posso comprar mais uma bateria, mas acho improvável. A garantia em todo lugar é de 1 ano, pouco, mas fazer o quê?

Se o Centrino fosse mais barato eu até vi que a performance deles, apesar de ligeiramente inferior a de um Pentium na mesma faixa de preço, é mais que suficiente para mim como você disse. O 1.3 seria um pouco mais barato, mas confesso que de todos modelos que vi no mercado até o momento não vi nenhum 1.3. Ou é 1.4 ou 1.5. Também não vi com clock superior a isso, como 1.7.

Quanto ao adaptador USB wireless padrão 802.11b, é uma daqueles "modems externos" com antenas dos dois lados? Só vou precisar disso para poder trocar arquivos entre o notebook e o desktop e navegar na internet com o notebook?

Valeu!

Postado

Fala Chris,

rapaz, então você viveu os "bons tempos da informática"... :P

As vezes,na verdade pouquíssimas vezes, sinto saudades do meu finado CP500 sucessor de um TK85, outro grande guerreiro...

Já sobre os notebooks, apenas atente de quem você compra Chris...mts, mas mts vendedores e lojas vendem por aí notebooks recondicionados como novos. Antes de comprar vejo o número de série do aparelho e ligue para o fabricante. Mesmo que o modelo não seja vendido aqui no Brasil a maioria dos fabricantes com escritório aqui tem acesso aos números de série de praticamente todos as unidades da marca vendidas no mundo. Assim você fica sabendo se a unidade é recondicionada ou nova.

Sobre os Centrino, realmente o de clock 1.3 aos poucos foi tirado do mercado. Até 2 meses atrás a Dell tinha um modelo de 1.3 Ghz em promoção. Na época o preço era de R$ 4.999,00 ... era bem básico com 128 MB de RAM, HD de 20 Gb e CD-ROM.

Já sobre o wireless, este é um exemplo de um adaptador USB, na verdade eu uso alguns idênticos a este. Com ele no seu desktop e seu notebook vindo com wi-fi você pode conectar as máquinas em rede e fazer td que está acostumado a fazer em uma rede com cabos, a principal diferença é a velocidade.

Para redes wireless internas eu quase sempre recomendo o uso de adaptador USB, porque você pode trocá-lo de computador de forma mt mais rápida que uma placa PCI, e também como ele tem em média 1,5 m. de cabo você pode colocá-lo em uma posição melhor para receber/enviar o sinal. Bem, acho que já fugi bastante do assunto principal... :D

Postado

Pois é CP500, comecei com um CP200, TK85, CP500, Apple, XT e por ai foi direitinho, até conhecer o win...

Escolher o vendedor realmente é a pior parte, nunca se sabe, e já quebrei a cara no passado. Estou vendo com uma 'loja' que já vende para alguns amigos a algum tempo, é o mais perto de confiável que consigo chegar. Esse negócio de recondicionados é outro problema, vou ficar atento. Mas acho que dificilmente a Toshiba do Brasil vai me ajudar com os números de série para um produto contrabandeado, acho que vou precisar verificar de alguma outra maneira...

Quanto ao Wi-Fi, então só vou precisar gastar os 290 desse ponto usb? Mais nada? Se o notebook tem Wi-Fi quer dizer que está preparado para Wi-Fi mas precisa de mais alguma coisa, ou já está pronto mesmo? Sabe como são os marketeiros dos fabricantes...

Você também disse que sempre recomenda o adaptador USB. Mas há outras opções, quais seriam?

Obrigado mais uma vez!

Postado

Chris,

geralmente no número de série de um notebook, existe alguma referência se o produto é recondicionado ou não. Em notebooks da Compaq, por exemplo, se o número de série começar com a letra R é recondicionado. A Toshiba também usa uma regra parecida, mas não sei lhe dizer qual é ... você pode encontrar mais sobre isso no fórum da Toshiba Americana.

Já sobre o wi-fi, se o notebook que você adquirir vier com wireless, você só precisará de um dispositivo para seu desktop para poder colocá-los em rede. Alguns notebooks a um tempo atrás vinham "prontos para wireless", isto é, já vém com todo o hardware necessário EXCETO o placa mini-pci wireless...Antes de comprar vale a pena você se informar sobre isto com o vendedor, se o notebook vém com ou sem a placa mini-pci.

Postado

Com certeza, esse negócio de estar PREPARADO é velho.

E agora entendi o lance do recondiconado, você se referia aqueles que são recondicionados na fábrica, ok. Boa, nem tinha me ligado na possibilidade de ser um desses, e é bem capaz mesmo, só vendo pra crer.

Postado

Como te disse Chris, isto é mt comum mesmo. Inclusive em grandes lojas de informática.

Só como exemplo, tenho um amigo que resolveu comprar um notebook e pediu minha opnião sobre qual modelo comprar. Para o uso que o equipamento teria, praticamente só programas de escritório e como seria mt usado em viagens, recomendei a ele o Centrino da Dell que estava em promoção como te disse.

Na minha opnião ele precisaria de um notebook com um boa autonomia de bateria e também, se possível, um equipamento que usasse drivers no estilo baia, que você pode retirar do notebook e substituir por outro tipo de drive ou uma segunda bateria, ou ainda deixar sem nenhum drive para o equipamento ficar mais leve.

Infelizmente ele se encantou com um loja onde tinha uma grande variedade de modelos e marcas de notebooks. Ele escolheu o modelo com melhor configuração e gastou mais de R$ 7000,00 na máquina. Ao ver o modelo percebi que era recondicionado, porém o cara estava tão apaixonado que não tive coragem de contar.Na verdade ele não seguiu meus conselhos (que ele mesmo pediu), então acho que não havia mais nada pra eu dizer.

Observe os seguintes detalhes ao comprar seu notebook:

1 - Caixa original, lacrada e com o nome do fabricante e td mais. Não aceite caixas lisas.

2 - Manuais, papeis e mais papeis. Veja se ele vém com aquela enorme quantidade de papeis, folhetos, propagandas de software, etc...

3 - CDs. Além do CD de Restore do fabricante, geralmente vém algum software brinde, tipo WinDVD, Nero, Norton Sytem Works. Aqui vai depender do fabricante.

4 - Muitos notebooks quando totalmente novos, em caixas lacradas, vém com um plástico na tela.

5 - Ao ligar o notebook novo pela primeira vez, o windows vai pedir inúmeras informações para você. Será pedido para que você faça o registro tanto do windows quanto da máquina.

Boa sorte.

Abraços.

Postado

É, conselho sem ser pedido não vale nada, seu amigo perdeu uma chance de evitar problemas...

Com relação aos detalhes para ver se é recondicionado:

1 - Caixa original, lacrada e com o nome do fabricante e td mais. Não aceite caixas lisas.

Caixa original e com nome do fabricante tudo bem, mas lacrada quase impossível, porque os próprios lojistas não confiam nos seus fornecedores e abrem para conferir. Portanto a falta dessa caixa denuncia que algo está errado, mas a presença da caixa não garante muita coisa. Será um critério para exclusão.

2 - Manuais, papéis e mais papéis. Veja se ele vem com aquela enorme quantidade de papéis, folhetos, propagandas de software, etc...

Vou verificar, mas também é apenas um teste de exclusão, como exame de paternidade. Ele pode afirmar com certeza absoluta se você não for o pai, mas afirmar que você é o pai, apesar dos 99,99%, nunca vai ser certeza absoluta.

3 - CDs. Além do CD de Restore do fabricante, geralmente vém algum software brinde, tipo WinDVD, Nero, Norton Sytem Works. Aqui vai depender do fabricante.

Mais um teste de exclusão.

4 - Muitos notebooks quando totalmente novos, em caixas lacradas, vém com um plástico na tela.

Mais um teste de exclusão, mas pode dar um indício forte pela sutileza. Como a tela de um notebook representa o maior custo do equipamento, dificilmente ele será recondicionado se a tela está ruim, ou seja, notebook recondicionado dificilmente vai ter uma tela novinha em folha. Se for recondicionado deve dar pra ver se a tela está arranhada e coisas assim, pois se for novo e tiver o plástico não pode ter arranhão ou qualquer sujeira acumulada. O único problema é que muitas vezes o lojista tira esse plástico para demonstrar o produto ao cliente, como quando fui nessa loja onde pretendo comprar e o cara tirou o plástico de um notebook zerinho na minha frente só para eu dar uma experimentada. O lado positivo é que nessa oportunidade pude ver que o note tinha um monte de papel de propaganda, winxp OEM lacrado e caixa original Toshiba.

5 - Ao ligar o notebook novo pela primeira vez, o windows vai pedir inúmeras informações para você. Será pedido para que você faça o registro tanto do windows quanto da máquina.

Também não dá pra conferir porque muitas vezes a loja só tem uma peça de cada modelo em estoque e quando alguém pede para ver eles abrem a caixa, tiram os plásticos, instalam/configuram e mostram, guardando novamente na caixa em seguida. A loja onde vou é pequena e o cara traz na sua mão, fica ao lado e o note passa apenas alguns minutos ligado, porque normalmente já está vendido para alguém e o cara só está te mostrando rapidamente pra satisfazer o cliente.

Então acaba-se tendo em mãos apenas os testes de exclusão. Conclusivo mesmo só depois de alguns anos usando sem dar pau... isso que dá ser brasileiro, se fosse americano comprava pela metade do preço, usava o 'rebate' para ganhar um troco de volta, poderia comprar numa loja decente e com garantia de verdade :cry:

Postado

quis dizer "capacidade de processamento" em relação ao "consuma da bateria"... quanto maoir melhor!!! o centrino processa mais dados consumindo menos bateria...

mas o P4-M é excelente... tem "speedstep" que reduz o consumo e a temperatura de trabalho... o meu varia de 200MHz a 1898MHz dependendo da tarefa...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...