Ir ao conteúdo

HD particionado tendo problemas com dual boot

brunocmpr

Posts recomendados

Postado

Olá, Clube do Hardware! Preciso de uma ajudinha! Tem um resuminho ali embaixo pra quem tem preguiça de ler, mas gosta de ajudar! :)

Eu tinha um HD "A" de 160GB, no qual instalei o Windows XP (temporariamente) em uma única partição ocupando todo o HD. Fiz isso rapidinho pra realizar backup de arquivos.

Minha intenção não é deixar o Windows XP nesse HD "A", e sim em outro, HD "B" de 450GB.

Nesse HD "B" criei duas partições "1" e "2", uma de aproximadamente 250 e outra de 200 GB respectivamente, sendo a maior para instalar o Windows XP e a outra para possivelmente mexer com Linux mais pra frente.

Então instalei o Windows XP na partição "1", mas quando fui bootar pelo HD "B" ocorreu erro pedindo para reiniciar e selecionar dispositivo contendo sistema operacional para bootar. Estranho, acabei de instalar Windows XP no HD "B"!:confused:

Então resolvi testar e instalar o Windows XP na partição "2", só para ver o que acontecia. Quando tentei bootar pelo HD "B", ele caiu direto no Windows XP da partição "2". Estranho, se há 2 partições com Windows XP ele deveria pedir qual instalação eu devia escolher, não é? Parece que ele não está reconhecendo a instalação da partição "1" quando booto o HD "B"!:confused:

Então resolvi bootar a instalação antiga do HD "A", aquela instalação temporária que falei no começo. Supresa: Apareceu a tela de seleção de dual boot com 2 Windows XP. Quando verifiquei cada uma delas, constatei que uma é a instalação do HD "A" e outra é a primeira instalação do HD "B" na partição "1". O QUE?:confused:

Resolvi formatar (pela ferramenta do Windows XP, não do CD) a partição "2" pra ver se a "1" começa a ser bootada pelo HD "B". O que aconteceu é que o HD "B" não boota mais, aparece que está faltando arquivo hal.dll. Suponho que ele tá tentando bootar pela partição "2" direto ainda, que agora está vazia...

HD "A" continua dando opção de dual boot da instalação do HD "A" e da partição "1" do HD B.

Vale dizer que todas as partições que criei foram feitas pela ferramenta disponibilizada pelo próprio CD de instalação do Windows XP. Quando instalei o Windows XP na partição "2", usei formatação NTFS rápida só por teste.

Resumindo: HD "A" contém uma partição, HD "B" contém duas. Tem Windows XP nas 3 partições deles. Quando eu booto pelo HD "A", aparece dual boot da instalação da partição única do HD "A" e também o da partição "1" do HD B. Se eu tento bootar pelo HD "B", dá boot direto pela partição "2", a "1" nunca é considerada.

Configuração: Placa-mãe Asus M3A78

Processador AMD Athlon x2 5200+

Memória 1 x 2 GB Kingston DDR2 800MHz

Vídeo Nvidia 8600GT 512MB DDR2

Windows XP 32 bit + SP2.

O que está acontecendo? Isso é normal de aparecer opção de boot no HD errado?

Desculpem pelo texto enorme, mas tentei explicar tudo. Obrigado desde já!:lol:

Postado

Basicamente o problema de varios caras aqui..

Bem...

você instalou tudo bonitinho no HD "A", fez backup e tudo.

você foi instalar o XP na partição 1 do HD "B", o que aconteceu, na minha concepção é: você não removeu o HD "A" enquanto fazia isso, o instalador do XP viu a outra Instalação no HD "A" e usou o gerenciador de Boot daquela partição, ele supôs que sempre que você fosse dar boot aquele HD ia ter preferência dai o gerenciador de boot ia manda você pra algum OS a sua escolha.

O que você pode Fazer é: Remover o HD "A" e Formatar as partições no HD "B" e reinstalar o XP na partição 1 como você queria!

Depois se quiser você pode colocar de volta o HD "A" e dar boot no XP do HD "A" e editar o arquivo boot.ini algo assim:

[boot loader]

timeout=10

default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS

[operating systems]

multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /FASTDETECT /NOEXECUTE=OPTIN

multi(0)disk(1)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /FASTDETECT /NOEXECUTE=OPTIN

Detalhe: quando você não faz nada ele manda pro xp da o HD A ou B? Uma dessas linhas em vermelho aponta pro HD "B" muito provavel que tenha disk(1) nela... Mas cada caso é um caso... você que sabe.

Faça isso só se você quiser continuar a usar esse HD "A' pra dar boot..

Boa Sorte!

Postado

Entendi!

Eu mantive os dois HD's conectados enquanto fazia a instalação no HD "B". Não sabia que isso poderia ocorrer.

Obrigado pela resposta, vou deixar só o "B" ligado e instalar novamente.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...