Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

duvida programa iniciante


spyderkill

Posts recomendados

comecei a estudar c ante ontem no codeblocks e estou com um problema nesse programinha que divide um valor a por um outro valor b e imprime a resposta na tela

# include <stdio.h>

int main () {

/* a=divisor, b =dividendo, c= resultado */

int a, b, c;

a=0,b=0,c=0;

printf("digite o valor do divisor");

scanf("%d, &a");

printf("digite o valor do dividendo");

scanf("%d, &b");

while (a>B) {

a=a-b;

c=c+1;

printf("O resultado é %d\n", c);

return 0;

}

o programa acusa o erro: ''error : expected declaration or statement at end of input '' na ultima linha (}). alguem pode me apontar o erro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, spyderkill, joia?

comecei a estudar c ante ontem no codeblocks e estou com um problema nesse programinha que divide um valor a por um outro valor b e imprime a resposta na tela

Parabéns!! Boa sorte desde já com seus estudos.

o programa acusa o erro: ''error : expected declaration or statement at end of input '' na ultima linha (}). alguem pode me apontar o erro?

Esse erro está ocorrendo porque ficou faltando a chave } que fecha a função main(). Mas além disso, tinha alguns outros errinhos. Dê uma olhada no código abaixo corrigido. Vou comentar as modificações logo em seguida.

#include <stdio.h>

int main ()
{

/* a=divisor, b =dividendo, c= resultado */
int a, b, c = 0;

printf("Digite o valor do divisor..: ");
scanf("%d", &a);

printf("Digite o valor do dividendo: ");
scanf("%d", &;

while ( a >= b ) {
a = a - b;
c = c + 1;
}

printf("\nO resultado e: %d\n", c);

return 0;
}

1) Logo no início, você inicializa as três variáveis. Não é necessário. a e b serão lidas de toda forma pelo usuário. Normalmente, é a primeira coisa que o professor de programação costuma avisar: "Inicializar variáveis, elas podem ter lixo". Mas é importante fazer sabendo o porquê e quando. Você pode também declarar e iniciá-las diretamente como foi feito acima.

2) Prestar atenção nas aspas usadas nos scanf()'s. Note como devem ser usadas.

3) Sobre o laço. Do jeito como está, e com c = 0 no início, uma iteração a menos ocorrerá e como consequência, o resultado final será sempre decrementado em 1. Por exemplo, se você entrar com 2 e 2, ele nem vai entrar no laço, pois 2 não é menor que 2.

É isso cara, veja aí se ajuda.

;)

NW

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...