Ir ao conteúdo

Fan Cooler Master Excalibur x Akasa Viper

c4io

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

Estou querendo trocar a fan que veio no meu Cooler Master V6, devido a mesma em rotação máxima ser muito barulhenta e gostaria de saber a recomendação de vocês, porque eu estou em dúvida de qual escolher... qual vocês me recomendam utilizar no meu Cooler Master V6, a fan Cooler Master Excalibur ou a fan Akasa Viper? Porque segundo um relato que eu li na net, essa fan Excalibur não é recomendada utilizar em coolers, por causa da lateral dela que é aberta... o que vocês acham a respeito disso? Estou a procura de uma fan que tenha um bom fluxo de ar e que não seja tão barulhenta...

Preciso também utilizar uma fan na lateral do meu gabinete, qual dessas 2 fans vocês me aconselham a estar utilizando?

Postado

Entre o Excalibur e o Viper ficaria com o Excalibur sem dúvidas. Não que o Viper não seja bom, pelo contrário, é excelente mas o Excalibur vence por alguns pontinhos. De toda forma, qualquer que seja a sua escolha estará indo bem!:D

Postado
Entre o Excalibur e o Viper ficaria com o Excalibur sem dúvidas. Não que o Viper não seja bom, pelo contrário, é excelente mas o Excalibur vence por alguns pontinhos. De toda forma, qualquer que seja a sua escolha estará indo bem!:D

Martijm,

Mas e essa informação que eu li na net, que pela lateral do Excalibur ter aquelas aberturas, é recomendado utiliza-lo somente no gabinete e não em coolers? Porque eu estou querendo comprar mais outras 2 fans para utilizar no meu Cooler Master V6.

Postado
Martijm,

Mas e essa informação que eu li na net, que pela lateral do Excalibur ter aquelas aberturas, é recomendado utiliza-lo somente no gabinete e não em coolers? Porque eu estou querendo comprar mais outras 2 fans para utilizar no meu Cooler Master V6.

Então, se você verificar no site oficial da Cooler Master ou em qualquer site de loja que tenha a ficha tecnica das fans, verá que o Excalibur tem o maior poder de empurrar o ar pelas aletas do dissipador (pressão de ar) e isso sim faz a diferença + o fluxo de ar ( que é alto tb). Você terá fluxo de ar de 85,6 cfm+ pressão de ar de 3.53 mmH2o contra o Viper que tem fluxo de ar de 83,63 cfm + pressão de ar de 2,64 mmH2o.

A fan pode ter fluxo de ar alto mas se não tiver força para passar pelas aletas, não adianta muito. Quanto aos furos laterais pelo que eu fiquei sabendo são para diminuir a turbulencia e diminuir o ruído.:D

Postado
Então, se você verificar no site oficial da Cooler Master ou em qualquer site de loja que tenha a ficha tecnica das fans, verá que o Excalibur tem o maior poder de empurrar o ar pelas aletas do dissipador (pressão de ar) e isso sim faz a diferença + o fluxo de ar ( que é alto tb). Você terá fluxo de ar de 85,6 cfm+ pressão de ar de 3.53 mmH2o contra o Viper que tem fluxo de ar de 83,63 cfm + pressão de ar de 2,64 mmH2o.

A fan pode ter fluxo de ar alto mas se não tiver força para passar pelas aletas, não adianta muito. Quanto aos furos laterais pelo que eu fiquei sabendo são para diminuir a turbulencia e diminuir o ruído.:D

Martijm,

Mas a fan no meu Cooler Master V6, está posicionada para jogar o ar no sentido contrario das aletas, ou seja, o ar está sendo jogado para frente e não para tras, entende?

Postado
Martijm,

Mas a fan no meu Cooler Master V6, está posicionada para jogar o ar no sentido contrario das aletas, ou seja, o ar está sendo jogado para frente e não para tras, entende?

Hummmm... estranho isso pois a fan sempre vem posicionada para jogar o ar para dentro das aletas, passando por elas e, quando com duas fans, uma empurrando o ar para dentro e a outra puxando para fora. Experimente trocar a posição da fan e verá que terá uma boa surpresa! Agora, quanto a colocar duas fans como você pretende fica muito legal! Coloquei no meu ( o da assinatura ) e só estou tendo alegrias. Em idle sempre fica 1º acima da temperatura ambiente e em full nunca passou de 46/47º em um dia de 30º de temperatura ( isso no teste de estresse do Aida 64). Ou seja, ficou muito bacaninha mesmo e isso sem falar que diminuiu a temperatura do meu northbridge também! hehehehehe...

Abrax!:D

Postado
Hummmm... estranho isso pois a fan sempre vem posicionada para jogar o ar para dentro das aletas, passando por elas e, quando com duas fans, uma empurrando o ar para dentro e a outra puxando para fora. Experimente trocar a posição da fan e verá que terá uma boa surpresa! Agora, quanto a colocar duas fans como você pretende fica muito legal! Coloquei no meu ( o da assinatura ) e só estou tendo alegrias. Em idle sempre fica 1º acima da temperatura ambiente e em full nunca passou de 46/47º em um dia de 30º de temperatura ( isso no teste de estresse do Aida 64). Ou seja, ficou muito bacaninha mesmo e isso sem falar que diminuiu a temperatura do meu northbridge também! hehehehehe...

Martijm,

Sou totalmente leigo no assunto, como no momento eu tenho somente 1 fan no meu Cooler Master V6, ela está posicionada para puxar o ar quente das aletas e jogar esse ar para fora do gabinete... então, o correto seria pegar essa fan e colocar para ela jogar o ar contra as aletas, é isso? Só finalizando, para o meu Cooler Master V6, você aconselha eu usar 2 fans Excalibur? Valeu pela ajuda!!

Postado
Martijm,

Sou totalmente leigo no assunto, como no momento eu tenho somente 1 fan no meu Cooler Master V6, ela está posicionada para puxar o ar quente das aletas e jogar esse ar para fora do gabinete... então, o correto seria pegar essa fan e colocar para ela jogar o ar contra as aletas, é isso? Só finalizando, para o meu Cooler Master V6, você aconselha eu usar 2 fans Escalibur? Valeu pela ajuda!!

Olha... sinceramente, eu uso duas fans da Cooler master que são as da assinatura (XtraFlow) que tem 2200rpm de maxima e uns 90 cfm e la vai chumbo de fluxo de ar. Elas são vermelhas com as pás transparentes e possuem leds vermelhos também. Utilizo-as em PWM (sistema onde o pc manda a energia necesaria conforme a necessidade e com isso, ela roda em baixa velocidade quando sem necessidade economizando uns troquinhos na conta de luz e diminuindo o ruído também, mas não acho que sejam ruidosas no maximo de rpm). Tanto o Excalibur como o Viper são fans PWM (conector para 4 pinos na placa mãe). Se fosse minha dúvida colocar um ou outro, iria sim de Excalibur sem medo. Eu optei pelas XtraFlow por serem quase tão legais quanto o Excalibur e custarem menos (além do plus que são os leds acesos).

Mas como o papo é Excalibur x Viper... iria sim de Excalibur.:)

Postado

Martijm,

A fan que veio junto com o meu Cooler Master V6 faz bastante barulho quando está em rotação máxima, por isso que eu estou inclinado a comprar a fan Akasa Viper... se você tivesse que me convencer a comprar a Excalibur, o que você me diria para me convencer?

Postado
Martijm,

A fan que veio junto com o meu Cooler Master V6 faz bastante barulho quando está em rotação máxima, por isso que eu estou inclinado a comprar a fan Akasa Viper... se você tivesse que me convencer a comprar a Escalibur, o que você me diria para me convencer?

Te convencer?? rsrs.. Bem, diria que você mora num lugar muito quente e que a Excalibur é realmente melhor (como você pode verificar na ficha técnica na comparação das duas) e diria também que se queres resfriar, tem que assoprar e pra isso ser feito com bastante vento e força, tem um barulhinho sim. Caso contrário sopra mas é brisa e você precisa de furacão!rsrsrs... Moro no interior de SP e é muito quente aqui mas temos inverno porém na Bahia é calor o ano inteiro direto!!! Claro, tem o fator preço... mas a Excalibur é melhor até na hora de limpar pois a hélice sai do corpo da fan possibilitando uma mais fácil manutenção.

Abrax :D

Postado
Te convencer?? rsrs.. Bem, diria que você mora num lugar muito quente e que a Excalibur é realmente melhor (como você pode verificar na ficha técnica na comparação das duas) e diria também que se queres resfriar, tem que assoprar e pra isso ser feito com bastante vento e força, tem um barulhinho sim. Caso contrário sopra mas é brisa e você precisa de furacão!rsrsrs... Moro no interior de SP e é muito quente aqui mas temos inverno porém na Bahia é calor o ano inteiro direto!!! Claro, tem o fator preço... mas a Excalibur é melhor até na hora de limpar pois a hélice sai do corpo da fan possibilitando uma mais fácil manutenção.

Abrax :D

Martijm,

Sabe me dizer se a mesma eficiência que ele possui para soprar ar, ele também possui para puxar o ar quente? Porque como você disse antes, o correto é uma fan ficar direcionada contra as aletas do cooler e a outra no sentido contrário puxando o ar quente das aletas do cooler para joga-la para fora... é isso mesmo? Porque pelo que eu entendi, a maneira correta de posicionar as fans seria desse jeito ai...

Postado
Martijm,

Sabe me dizer se a mesma eficiência que ele possui para soprar ar, ele também possui para puxar o ar quente? Porque como você disse antes, o correto é uma fan ficar direcionada contra as aletas do cooler e a outra no sentido contrário puxando o ar quente das aletas do cooler para joga-la para fora... é isso mesmo? Porque pelo que eu entendi, a maneira correta de posicionar as fans seria desse jeito ai...

Com certeza! Eleé nervoso pra empurrar o ar e para puxar tmbém! Lembre-se, dual fan (ou push 'n" pull) tem que ser sempre com ventoinhas iguais!

E melhor explicando aqui, a da frente empurra o ar, a segunda puxa ao ar quente e a da parte do gabinete joga para fora do gabinete o ar quente.coloque sempre direcionando para a ventoinha de trás do gabinete e bons ventos!hehehehehe...

Abrax!!:D

Postado
Com certeza! Eleé nervoso pra empurrar o ar e para puxar tmbém! Lembre-se, dual fan (ou push 'n" pull) tem que ser sempre com ventoinhas iguais!

E melhor explicando aqui, a da frente empurra o ar, a segunda puxa ao ar quente e a da parte do gabinete joga para fora do gabinete o ar quente.coloque sempre direcionando para a ventoinha de trás do gabinete e bons ventos!hehehehehe...

Abrax!!:D

No momento, dentro do gabinete só tem 2 fans, uma que está no Cooler Master V6 e a outra que fica na parte de trás... o correto no meu caso especifico, é colocar a 1 fan jogando o ar contra as aletas do Cooler Master V6 e a outra fan puxando esse ar quente das aletas e jogando para fora do gabinete? Só para te explicar melhor, essa 2 fan está posicionada na parte de cima do gabinete onde tem algumas aberturas...

Postado
No momento, dentro do gabinete só tem 2 fans, uma que está no Cooler Master V6 e a outra que fica na parte de trás... o correto no meu caso especifico, é colocar a 1 fan jogando o ar contra as aletas do Cooler Master V6 e a outra fan puxando esse ar quente das aletas e jogando para fora do gabinete? Só para te explicar melhor, essa 2 fan está posicionada na parte de cima do gabinete onde tem algumas aberturas...

É isso ai mesmo, você entendeu!! Assim que puder, coloque mais fans no gabinete tb porque nunca é demais nesse nosso Br tão quente!

Abrax!!:)

Postado

Será que a performance e eficiência da Excalibur é tão superior assim a Akasa Viper? O que vocês acham?

• Membro VIP
Postado

Ele "venta" mais que o viper pode ter certeza, e é uns R$5 ou R$6 mais caro também. Estava usando o excalibur como exaustor, mas vou trocá-lo de posição e colocá-lo como injetor de ar.

Postado
Ele "venta" mais que o viper pode ter certeza, e é uns R$5 ou R$6 mais caro também. Estava usando o excalibur como exaustor, mas vou trocá-lo de posição e colocá-lo como injetor de ar.

ApoloBrz,

Certo, mas em relação a ruido, o que você pode me dizer sobre essas 2 fans? A diferença de ruido entre elas é muito gritante? Outra informação que eu esqueci de colocar no tópico é que eu utilizo um processador Intel Core i7 2600 sem utilização de overclock... nessas condições do processador, vocês continuam achando o Excalibur a melhor opção frente ao Akasa Viper? Porque o que mais me incomoda na fan que veio junto com o Cooler Master V6 é o ruído, porque em relação a eficiência dela de refrigeração, eu não tenho do que reclamar.

• Membro VIP
Postado

Bem, sobre o ruído gerado por ambas, eu não posso afirmar com precisão, mas eu acho que são equivalentes, visto que eu uso 3 vipers(em rotação baixa) + o A70(rotação máxima das fans) + ruído do fan da VGA(que faz barulho a beça), não consigo perceber qual é o mais ruidoso, pra isso teria que ir testando um por um.

O pessoal recomenda o aerocool shark(não se está certo a escrita), dizem que é mais silencioso e eficiência igual ou superior ao excalibur e ao viper.

Postado

c4io

eu tenho 2 excalibur no meu h60, eu sei que é diferente a situação(em termos) mas estou recomendando elas com certeza, quando em rotação maxima num vou mentir elas fazem um certo barulho, mas num sei no seu, mas no meu caso jogo com headset ai praticamente num ouço o barulho delas, quando tava sem o push 'n pull conseguia sentir o ar passando entre as aletas do h60 e olha que ele é bem denso, nunca testei a akasa pra te falar, as aerocool shark que o ApoloBrz falou são boas tb mas pra ser colocadas em cooler num do tanta certeza porque pra passar pelas aletas num adianta só um cfm alto você precisa de uma boa pressão de ar.

Postado

Lendo com mais calma a sua questão, percebi que o seu problema é mesmo com o ruído que a fan faz, certo? Bom, para resfriar com eficiencia quando há necessidade não tem jeito mesmo, tem que girar rápido e fazer o vento necessario e consequentemente barulho.Porém, quando não precisa ela pode girar lentamente e ser silenciosa. Eu te pergunto: você ativou o comando PWM da sua BIOS???? Se não está acionado, sua fan irá girar em rotação maxima o tempo todo sem necessidade.

Verifique isso!

Postado

Martijm,

Sim, o PWM está ativo na minha BIOS e no momento eu estou usando o software ASUS AI Suite II para controlar a velocidade da ventoinha... já decidi pela compra do Excalibur. Moderador, já pode encerrar esse tópico.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...