Ir ao conteúdo

Auxilio para instalação de fita de led em CA

lukastrauer

Posts recomendados

Postado

Peço desculpas se já existe tópico sobre este assunto, porém fiz uma pesquisa no fórum mas não consegui encontrar a solução para meu caso. Se estiver repetido o assunto por favor ajustem/movam o tópico.

Olá amigos, preciso da ajuda de vocês..

quero instalar uma fita de led em minha moto, como sinaleira, porém como ela é de baixa cc, a alimentação é feita por Corrente Alternada.

Elas são para serem ligadas em 12v já, como não sou entendido em eletrônica, pensei em utilizar um diodo 1N4148 para evitar que os leds recebam corrente reversa.. Alguém pode me dizer se estou certo???

outra coisa, gostaria de ter em casa alguns resistores guardados para fazer alguns projetos, mas não tenho muita ideia de quais os valores mais usados, para ter em casa.

Alguém pode me dar uma sugestão?

Desde já agradeço a atenção.

Obrigado.

Postado

Vou deixar os leds para quem é mais entendido.

Quanto aos resistores, eu tenho os seguintes:

0,33Ω, 10Ω, 15Ω, 22Ω, 75Ω, 100Ω, 220Ω, 270Ω, 330Ω, 390Ω, 560Ω, 680Ω, 1kΩ, 2,2kΩ, 3,3kΩ, 10KΩ, 18KΩ, 24KΩ, 33KΩ, 47KΩ, 56kΩ, 100kΩ, 470kΩ, 10MΩ.

Da pra fazer uma boa associação e chegar na maioria dos valores que já precisei ultimamente.

Postado

A moto tem bateria? Se tiver, ligue direto nela e coloque um interruptor separado. Problema resolvido. Evite fazer circuitos assim, pois corre o risco de danificar o regulador de tensão, caso tenha bateria.

Postado

valeu lscastilho..essa referência de resistores já dá pra começar a guardar eles em casa..

Dom Bonilla, sim a moto tem bateria, até daria pra colocar direto da mesma, mas não queria alterar o chicote da moto.. Por isso minha ideia de colocar o diodo 1N4148 (que tenho em casa), ou comprar outro diodo para retificar a corrente e evitar a reversa nos leds.. Minha ideia com o diodo está certa?? Não vou retirar a lâmpada original, só adicionar os leds..

desde já agradeço.

Obrigado.

• Membro VIP
Postado

até onde sei, a moto é alimentada por dínamo, que já sai retificado, daí o porque ela tem de estar em alta rotação para "manter a iluminação constante".

acredito que ligar na bateria, nem que for com uma abraçadeira em volta dos bornes, seria mais interessante, porque não daria tantos trancos nos leds. Quando à corrente inversa, como falei quanto ao dínamo, acredito que não

Postado

na verdade não ilkyest..

a moto é alimentada por um estator, que gera CA, e carrega a bateria passando por um retificador/regulador..o sistema de farol/sinaleira é alimentado direto pelo estator, tanto é que quando a moto está com baixa rotação, a iluminação fica mais "fraca", e em alta rotação ela se mantém estável e mais forte..

o que eu gostaria de fazer é adicionar as fitas de leds na sinaleira da moto (junto com a lamp. original), que é alimentada direto do estator (CA).

como disse, pensei em apenas colocar um diodo para evitar corrente reversa nos leds, já que eles são para 12v. e não quero modificar o chicote original da moto (nem puxar fios pela moto), vou fazer um adaptador para ser colocado nos conectores da lanterna, podendo assim quando retirar permanecer original, sem sinal que tinha algo feito ali.

se colocar só um diodo em série com os leds, já consigo evitar essa corrente reversa, e evitar dos leds queimarem? Qual seria o diodo indicado para isso??

Postado

Da mecânica e elétrica da moto eu não entendo, mas, ao meu ver, parece-me mais simples e fácil, voce puxar um par de fios em paralelo ao chicote, amarrando com abraçadeira plastica (que tem apelidos como: amarra-gato, enforca-gato, creuza, capa-gato, etc..) ou usar um produto chamado Spiraduto (se parece com uma mola, de plástico flexível) que é só enrolado. Não altera em nada o chicote. Na bateria, voce pode usar um conector qualquer, que pode ser facilmente removido, sem deixar marcas. Já nas sinaleiras não sei como entrar. Teria de postar uma foto ou informar a marca e modelo dela. Se usar um diodo soldado, estará sujeito à intempéries, com umidade, podendo oxidar e causar mau funcionamento ou até mesmo curto-circuito. Mesmo com a vedação do conjunto, não há garantia de que funcione por longo tempo. Já que é uma adaptação, procuro o jeito mais simples, pois facilita a manutenção. Não entendo de eletrônica, não sei que diodo usar. Entendo de elétrica, automação, comando e informática. Já instalei por volta de 1.500 metros de fita de led dos mais variados tipos. Mas com essa proposta, é a primeira que vejo. Sugiro que fique direto na bateria.

• Membro VIP
Postado

proposta que eu também consideraria, devido à retificação, devido a que as luzes serão alimentas "de modo mais estável". Acredito que, como os leds serão alimentados, e o diodo vai sentir "apenas a corrente dos leds", um simples 4001 dá conta. Esse diodo não verá, entendo eu, mais que 1 ampére. Não alimentaria do CA, pois tu terás de retificar, e daí sim acho que a alteração será bem maior.

puxe da bateria, ponha um fio nos bornes dela, e solde. ou solte um pouco os parafusos dos bornes e enrole o fio envolta.

Postado
proposta que eu também consideraria, devido à retificação, devido a que as luzes serão alimentas "de modo mais estável". Acredito que, como os leds serão alimentados, e o diodo vai sentir "apenas a corrente dos leds", um simples 4001 dá conta. Esse diodo não verá, entendo eu, mais que 1 ampére. Não alimentaria do CA, pois tu terás de retificar, e daí sim acho que a alteração será bem maior.

puxe da bateria, ponha um fio nos bornes dela, e solde. ou solte um pouco os parafusos dos bornes e enrole o fio envolta.

Não quero e não posso desvirtuar o tópico (temos que respeitar as regras), e por favor não resoponda. Mas, vendo o link de sua assinatura, isso é brinquedo de criança, perto de uma Burroughs com sistema de contabilidade!! Uma dica:

http://www.memtsi.dsi.uminho.pt/docs/guia_exposicao.pdf

Postado

isso de puxar da bateria eu não queria fazer..

1º porque fica mais fios "correndo" pela moto..

2º porque teria que colocar elas para acenderem só depois que a ignição estivesse ligada (mesmo com o motor desligado).. ou seja, mais fio e engembração para ligar as fitas..

As fita não vão fica dentro da lanterna, mas do lado de fora..

Vou fazer um " T " com uns fios e conectores iguais aos da moto, para colocar nos conectores originais da sinaleira, e dele ir para a fita..são 18 leds (daqueles quadradinhos) na fita, que tem 30cm..

só ligando este diodo 4001 já evitaria dos leds queimarem por corrente reversa??

Ah, vou colocar um resistor também, para baixar um pouco a tensão para algo em torno de 12v, já que a moto acelerada gera algo em torno de 14,5v.

Postado
isso de puxar da bateria eu não queria fazer..

1º porque fica mais fios "correndo" pela moto..

"correndo" pela moto, neste caso, fica bem organizado, se usar os acessórios corretos. Como descreví, se tiver um mínimo de capricho, nada aparece e, quando não quiser mais, e for vendê-la, tirando o instalado, o futuro proprietário nem sonhará que algo foi instalado, pois não ficará vestígios e nem será alterada a originalidade dela.

2º porque teria que colocar elas para acenderem só depois que a ignição estivesse ligada (mesmo com o motor desligado).. ou seja, mais fio e engembração para ligar as fitas..

Creio que aqui, há um equivoco. O que deve ser feito neste ponto: Um interruptor para o fio que sai da bateria. Logo, só acenderá quando voce deicdir. É a menor das "enjambrações", pois terá um circuito independente e paralelo, podendo ser modificado a seu critério, caso necessário.

As fita não vão fica dentro da lanterna, mas do lado de fora..

Isso aumenta as chances de problemas por umidade e oxidação. Atente para o tipo de fita que irá usar, pois a blindagem contra umidade é fator primordial neste projeto.

Vou fazer um " T " com uns fios e conectores iguais aos da moto, para colocar nos conectores originais da sinaleira, e dele ir para a fita..são 18 leds (daqueles quadradinhos) na fita, que tem 30cm..

Pela descritiva que propões, parece-me maior o trabalho dessa forma, do que o sugerido anteriormente, bem como, com custo maior de peças e serviços.

só ligando este diodo 4001 já evitaria dos leds queimarem por corrente reversa??

Ah, vou colocar um resistor também, para baixar um pouco a tensão para algo em torno de 12v, já que a moto acelerada gera algo em torno de 14,5v.

Nesse ponto sou leigo. Mas, conhecedor de leds, se variar a tensão, por menor que seja, para cima, a fita queima. Se as oscilações forem bruscas e muito rápidas, também queimam. Tome cuidado quanto a isso. Entregue a tensão o mais estável possível. É minha sugestão.

• Membro VIP
Postado
Não quero e não posso desvirtuar o tópico (temos que respeitar as regras), e por favor não resoponda. Mas, vendo o link de sua assinatura, isso é brinquedo de criança, perto de uma Burroughs com sistema de contabilidade!! Uma dica:

http://www.memtsi.dsi.uminho.pt/docs/guia_exposicao.pdf

cara... guardei isso com carinho, junto do meu livro "história do radio e da televisão no mundo" valeu mesmo

acho que o 1N4001 não irá aguentar. é para um ampere apenas.

Se tu comprares uma ponte de diodos, facilmente por umas "7 dilmas" tu consegues uma e uns 5 a 8 amperes. veja o consumo da fita, e depois busque no google. A exemplo, aqui é meu guia de datasheet

http://www.datasheetcatalog.net/pt/datasheets_pdf/1/N/4/0/1N4001.shtml

Postado

Fita gasta pouco. Na faixa de 450 a 700mA por metro. Não precisa ser tão grande assim. Só se for usar um rolo de 5m.

Postado

Faça uma ponte de diodos assim:

images?q=tbn:ANd9GcTob27QgaDGFjgyCvK6683hgM2a_xp6SwKF789kbDjZ6P630l3g

Coloque um capacitor na saída da ponte, desta forma, qualquer variação de rotação não será tão perceptível. Pelo menos 470uFx25V

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!