Ir ao conteúdo

Executar uma macro somente em uma planilha

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal...

mais uma vez estou aqui precisando da ajuda de vocês.

Tenho uma macro que eu coloco para rodar ao abrir uma arquivo do excel e ela tira a barra onde fica as opções de mesclar, fonte, etc. deixa minha planilha em tela cheia. Porém eu estou colocando um hiperlink nesta planilha que ao clicar irá abrir outra planilha só que eu quero que essa planilha que ira abrir não fique em tela cheia, ou seja, que a macro abaixo excute somente em um arquivo do excel e não em todos que é o que ela esta fazendo.

Abaixo segue a macro

Sub Oculta()

Application.ExecuteExcel4Macro "SHOW.TOOLBAR(""Ribbon"",False)"** coloca o excel em tela cheia

Application.DisplayFormulaBar = False ** Retira a barra de formula

ActiveWindow.DisplayHeadings = False** Retira as barras de abc e 123

End Sub

Se não for pedir demais, teria como eu informar para a macro acima rodar por exemplo na plan1, plan2 e plan3 e não rodar na plan4?

Obigada

Fernanda

Postado

Em uma mesma instância do Excel acredito que não seja possível ocultar/mostrar de forma diferente nas diversas planilhas (planilhas de um mesmo arquivo). Por exemplo, a barra de fórmulas, ou fica oculta em todas as planilhas ou é exibida em todas elas. Isso tratando-se do mesmo arquivo.

No seu caso, uma forma de contornar é ao ativar a Plan4 reexibir e ao desativar a Plan4 ocultar novamente. Dessa forma vai funcionar como você deseja. Exibição em tela normal somente na Plan4.

Se quiser experimentar, instale os códigos abaixo no módulo da Plan4, assim:

1. copie os códigos daqui

2. ative a Plan4, clique com o direito na sua guia e escolha 'Exibir código'

3. cole os códigos na janela em branco que vai se abrir

4. feito! Alt+Q para retornar para a planilha e testar

Private Sub Worksheet_Activate()
Application.ExecuteExcel4Macro "SHOW.TOOLBAR(""Ribbon"",True)" '** coloca o excel em tela normal
Application.DisplayFormulaBar = True '** Repõe a barra de formula
ActiveWindow.DisplayHeadings = True '** Repõe as barras de abc e 123
End Sub

Private Sub Worksheet_Deactivate()
Application.ExecuteExcel4Macro "SHOW.TOOLBAR(""Ribbon"",False)" '** coloca o excel em tela cheia
Application.DisplayFormulaBar = False '** Retira a barra de formula
ActiveWindow.DisplayHeadings = False '** Retira as barras de abc e 123
End Sub

obs. Mantenha ativa a macro já existente que oculta ao abrir o arquivo.

Postado

A exibição de fórmulas é uma propriedade que, quando alterada, se aplica a todas as Pastas de Trabalho abertas porque ela é uma propriedade que incide no objeto Application.

No entanto, sobre mostrar as cabeçalhos (colunas e linhas), é possível atribuir separadamente seu comportamento em cada uma das Planilhas.

Para o que deseja fazer, eu sugeriria utilizar a macro, para abrir uma Pasta de Trabalho:

Sub Exemplo()
Dim sCaminho As String
Dim wb As Workbook
sCaminho = "c:\temp\benzadeus.xlsx"

Set wb = Workbooks.Open(sCaminho)
Mostra

End Sub

Sub Oculta()
Application.ExecuteExcel4Macro "SHOW.TOOLBAR(""Ribbon"", False)"
Application.DisplayFormulaBar = False
ActiveWindow.DisplayHeadings = False
End Sub

Sub Mostra()
Application.ExecuteExcel4Macro "SHOW.TOOLBAR(""Ribbon"", True)"
Application.DisplayFormulaBar = True
ActiveWindow.DisplayHeadings = True
End Sub

Mas com isso, se você voltar para a Pasta de Trabalho de origem, os cabeçalhos, visualização de ribbons e barra de fórmulas estarão alterados. Nesse caso, sugiro que você adicione o código abaixo na classe da sua Pasta de Trabalho de origem:

Private Sub Workbook_SheetActivate(ByVal Sh As Object)
Oculta
End Sub

Dessa forma, toda vez que essa Pasta de Trabalho for ativada, a rotina de ocultar essas janelas/barras será executada.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!