Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Converter motor DC em servo motor


edu1201

Posts recomendados

Olá,

Foi proposto um projeto para projetor um servo motor, o professor pediu para a partir de um motorzinho DC projetar um circuito que fizesse ele funcionar como um servo motor (controlando a posição com um potenciometro)

Alguem conhece algum esquema pronto para fazer isto ou tem alguma ideia de como proceder? O circuito deve ser o mais analogico possivel, ou seja, nada de microcontroladores PIC ou Arduino...

Agradeço desde já a ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Edu,

O servo tem um sistema de engrenagens (Caixa de redução, pois servo geralmente tem característica de alto torque). Em certo momento uma trava mecânica impede que ele gire continuamente. Porém como também deve saber ele varia a angulação através do sinal.

Geralmente faço o contrário, de servo motor para motor DC que é um procedimento mais simples. No seu caso comece pesquisar sobre: Ponte H (caso precise de rotação para os dois lados), PWM (Controlar velocidade) e motor de passo. E espere que alguém mais experiente te auxilie.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tranquilinho...

Só utilizar um controlador PID ou P.

Não sei se você tem noções de controle, mais é somente um somador tendo como base o sinal de referencia ( potenciometro para ajuste manual) menos o sinal do potenciometro acoplado no motor , jogando isso num amplificador operacional com um ganho ajustavel(ai você coloca um potenciometro para ajustar o ganho) e só fazer um circuitinho de potencia para a entrada do motor. isso seria um controlador P.

Obs: isso é o circuito em malha fechada.

qualquer duvida te mando um esquema .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo entendi o que você quer dizer, eu entendi a logica mas realmente funciona se eu fizer isso? poderia me mandar um esquema por favor com mais alguns detalhes?

Estamos desesperados tentando montar e até agora voce foi o unico que nos deu uma luz! Muito Obrigado!

Abraço!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!