Ir ao conteúdo

Pulsador usando pic

cesarlg

Posts recomendados

Postado

primeiramente desculpe por duplicar topico la no outro setor da eletronica,mas nao estou conseguindo uma precisao boa com componentes comuns e venho aqui p saber se alguem pode desenvolver um trabalho p mim preciso orçar

quero fazer um pulsador eletrônico simples q eu possa variar a frequencia e também o tempo de pico de cada pulso..

exemplificando tem que pulsar de 0 a 2500 pulsos por minuto e varie de 0 a 25 milisegundos o pico de cada pulso..

aguardo contato

Postado

É uma simples onda quadrada? Se for, não é algo muito complicado de se fazer com interrupções por timer e usar um amplificador operacional para variar a tensão de pico e fazer a parte negativa do pulso.

Postado

então.. é onda quadrada sim. ja tenho ideia de como fazer, mas estou com mais receio na regulagem do pico de cada pulso (precisao). ainda tem a questao de como vazer essa variaçao de 0 -25ms.

na parte de pulsos . ok se faz um oscilador com o nivel alto maior q 25ms. até pode se conectar um contador de pulsos e assim se ve realmente a regulagem q se precisa..

agora estava pensando em jogar em um 4013. e nele fazer o desarme no tempo q se quer, mas e ai como as varias regualgem ? por isso pensei em um pic.. td em um microcontrolador e lcd talves, no restante é só jogar em um fet p chavear maiores amperagens... bom aguardo ideias

Postado

Veja que seu objetivo não tem como ser feito.

Você disse que precisa de 0 a 2500 pulsos POR MINUTO.

Isso seria 0 a 41,6 pulsos POR SEGUNDO.

Veja que o período máximo obtido com 41,6 pulsos por segundo, seria de 1/41.6 = 0.024 segundos ou 24mS. Ou seja, como vou obter um pulso de 25mS nessa frequência? Não tem como.

Imagina que você tenha uma frequência de 500 pulsos por minuto. Seriam 8.34 pulsos por segundo.

Um período máximo de 120mS. Aí sim daria para trabalhar.

Fiz umas contas rápidas. Considerando um pulso de 25mS, você conseguiria uma frequência máxima de uns 2307 pulsos POR MINUTO.

Reveja seu projeto.

Falou

Postado

obrigado matheus, ja queria lhe direcionar uma mp , ja li alguns topicos e vi sua participaçao que foi importante.. pois bem eu entendi o que você me explicou e vou detalhar..a principio pensei em valores variaveis, mas agora teno pensado em fazer uma chave seletora ou por botões, nas seguintes opcao:

2ms 150pm

1ms 400pm

1ms 1000pm

1ms 1500pm

0.16ms 2000pm

estava planejando em componentes tradicionais sem pic. mas vem a questao de precisao.. ja com pics poderia implementar varias coisas , como display , e outras coisinhas kkkk, mas vamos por parte.. o problema q com pic preciso mandar fazer nao manjo nada

aguardo opiniao

Postado

Primeiramente desculpe a demora na resposta. Estava de viagem.

Isso aí de cima dá pra fazer sim. Pode-se colocar dois potenciometros. 1 varia a duraçao do pulso e o outro a frequencia.

Para ter tanta precisação, só vejo o uso de microcontroladores.

Só não entendi o 0.16ms 2000pm.

Seriam 0.16 mili-segundos? Ou de 0 a 16 ms?

Falou

Postado

a principio eu estava pensando em fazer varios osciladores com 40106 ou até mesmo um 555. cada oscilador com um valor diferente de frequencia e tempo de pico de cada pulso (atraves duty cicle).. na vdd eu estou falando de frequencia, mas o q me importa sáo os pulsos por minuto.. no fim das contas da no mesmo. kkkkk

então osc 1--- 2000ppm por 0.16ms,,,,,,,, oscilador 2 --- 150ppm por 1ms e assim por diante.

quer dizer , nao preciso de variaveis, apenas opções prontas

então atraves de um botao no 4017 posso trocar de oscilador atraves de um micro rele 4066.

todos os tempos de pico sao em mili segundoos (portanto 0,16ms)

sobre os microladores tenho q pedir p alguem fazer p mim dependendo dos custos p viabilidade, pois é teste e preciso se na pratica vai funcionar

to estudando e cada dia vem uma ideia diferente kkkk

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!