Ir ao conteúdo

Molex? Controlador de fan? 4 pinos.

Meher

Posts recomendados

Postado

Olá!

Estou montando aqui um PC no gabinete HAF 912 da Cooler Master e com a placa mãe Asus P8B75-M LE.

Fui recomendado a comprar dois fans Akasa Viper para ajudar na refrigeração da minha configuração.

Comprei eles antes de chegar o PC.

Na minha mobo infelizmente só tem um plug de fan de gabinete de tres pinos, que será usado para um cooler que veio com o gabinete.

Sobram assim 3 fans: um de 3 pinos e 2 de 4 pinos.

Como devo proceder? Pluga-los diretamente na fonte? Comprar um molex?

Li um tutorial daqui do Clube do Hardware para fazer isso sem gastar nada. No entanto, queria fazer isso como ultima saida, para nao correr o risco de perder a garantia dos fans (Akasa Viper).

Tem como manter o controle do fan automatico assim, ou só no manual? 12, 7 e 5V) (algo como um controlador automático de fan)?

Uma outra duvida: A entrada da placa mãe para fan é de 3 pinos, posso plugar o de 4 (ordem correta dos fios) sem problema, perdendo só o PWM?

Obrigado!

Postado
Olá!

Estou montando aqui um PC no gabinete HAF 912 da Cooler Master e com a placa mãe Asus P8B75-M LE.

Fui recomendado a comprar dois fans Akasa Viper para ajudar na refrigeração da minha configuração.

Comprei eles antes de chegar o PC.

Na minha mobo infelizmente só tem um plug de fan de gabinete de tres pinos, que será usado para um cooler que veio com o gabinete.

Sobram assim 3 fans: um de 3 pinos e 2 de 4 pinos.

Como devo proceder? Pluga-los diretamente na fonte? Comprar um molex?

Li um tutorial daqui do Clube do Hardware para fazer isso sem gastar nada. No entanto, queria fazer isso como ultima saida, para nao correr o risco de perder a garantia dos fans (Akasa Viper).

Tem como manter o controle do fan automatico assim, ou só no manual? 12, 7 e 5V) (algo como um controlador automático de fan)?

Uma outra duvida: A entrada da placa mãe para fan é de 3 pinos, posso plugar o de 4 (ordem correta dos fios) sem problema, perdendo só o PWM?

Obrigado!

Olá, Meher.

Uma solução eficiente:

http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:877,familia_id:44/cabo-para-5-fans-4-pinos-flexa-fp5-ak-cbfa03-45

Sobre a entrada 3 pinos na placa mãe: você pode plugar o fan 4 pinos, sem problema algum! Apenas a função PWM estará indisponível (ele trabalhará em rotação máxima).

Abraço.

Postado

Opa, muito obrigado ahlc!

No caso de comprar esse adaptador, coloco no plug da placa-mãe de 3 pinos, e nao no 4 pinos do cooler do processador, correto?

Enquanto nao comprar isso, terei 3 fans funcionando (um plugado na placa e dois na fonte, ja que vieram 2 molex com o gabinete).

O que priorizo entre as duas?: 2 de entrada e 1 exaustão, sendo frontal e lateral de entrada e superior (ou traseiro?) para exaustao.

ou 1 de entrada (frontal ou lateral?) e 2 de exaustao, superior e traseiro.

Obrigado mais um vez

Postado
Opa, muito obrigado ahlc!

No caso de comprar esse adaptador, coloco no plug da placa-mãe de 3 pinos, e nao no 4 pinos do cooler do processador, correto?

Enquanto nao comprar isso, terei 3 fans funcionando (um plugado na placa e dois na fonte, ja que vieram 2 molex com o gabinete).

O que priorizo entre as duas?: 2 de entrada e 1 exaustão, sendo frontal e lateral de entrada e superior (ou traseiro?) para exaustao.

ou 1 de entrada (frontal ou lateral?) e 2 de exaustao, superior e traseiro.

Obrigado mais um vez

Você pode conectar o adaptador à entrada CPU_FAN, caso queira controlar a rotação dos fans ou conectar à entrada 3 pinos, caso queira os fans trabalhando em rotação máxima.

Sobre o posicionamento dos fans: particularmente, eu priorizaria a exaustão (dois exaustores e um injetor).

Abraço!

Postado
Você pode conectar o adaptador à entrada CPU_FAN, caso queira controlar a rotação dos fans ou conectar à entrada 3 pinos, caso queira os fans trabalhando em rotação máxima.

Com isso nao correria o risco de diminuir a eficiencia da refrigeração do processador? Esse é meu receio.

Sobre o posicionamento dos fans: particularmente, eu priorizaria a exaustão (dois exaustores e um injetor).

Em relação ao injetor: o melhor é o frontal ou lateral? Se for frontal, melhor tirar o que veio com o gabinete e colocar o Viper, certo?

Obrigado de novo ahlc!

Postado
Uma solução eficiente:

http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:877,familia_id:44/cabo-para-5-fans-4-pinos-flexa-fp5-ak-cbfa03-45

Sobre a entrada 3 pinos na placa mãe: você pode plugar o fan 4 pinos, sem problema algum! Apenas a função PWM estará indisponível (ele trabalhará em rotação máxima).

Esse cabo acabou de acabar na loja.

Será que é o caso de montar um, comprando os fios e tal? Ou ligo direto na fonte com potencia minima ai quando for usar mais intenso passo para uma potencia maior?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...