Ir ao conteúdo

O cooler roda imediatamente ao ligar o notebook?

rebecabr

Posts recomendados

Postado

Olá,

Gostaria de saber se o cooler roda imediatamente ao ligar o notebook?, pois ao ligar meu notebook o cooler só começa a rodar quando começo a usar os programas ao utilizar os recursos do notebook, a placa-mãe está emitindo 4 bips provavelmente antes de ligar o cooler, é possível a placa-mãe emitir esses bips para avisar que o cooler esta desligado o mesmo ocorre justamente ao ligar o notebook.

Desde já, obrigado. :)

Postado

Não sou um expert , mas até onde sei o Cooler é ligado apenas quando a temperatura começa a subir , ou seja , ele não começa a rodar assim que o Notebook é ligado.

Alguns aparelhos tem o "Silent Mode" ou "Modo Silencioso" em que o Cooler fica rodando de forma mais "leve" porém o tempo inteiro.

• Membro VIP
Postado

Depende do notebook, em alguns o cooler realmente inicia rodando forte junto com o notebook e depois estabiliza, como nos Powernote. Mas o normal mesmo é o cooler só ser acionado quando a temperatura do processador sobe.

Quanto aos bips sempre que o cooler liga, nunca li sobre isso... Qual o modelo do seu notebook?

Abraço!

Postado

Vinyborges o modelo do meu notebook é:

Positivo Sim 1455

sistema: windows 7 ultimate

Nome da Placa Mãe: Clevo M7x0S

Chipset da Placa Mãe: SiS 672(FX)

Tipo de processador: Mobile DualCore Intel Core 2 Duo T6400, 2000 MHz (10 x 200)

Tipo de BIOS: Phoenix (05/01/09)

Informações retirada do soft: AIDA64 Extreme Edition

Eu também estranhei esses 4 bips, por isso abri o notebook, liguei, iniciou normalmente o setup e o Windows, abri vários programas pesados, e coloquei o uso do cpu a 100% e aguardei o cooler rodar, o mesmo ocorre depois de emiti os 4 bips juntamente os leds do “teclado numérico” e “caixa alta” piscam simultaneamente seguindo a sequencia dos bips e o led do disco rígido continua piscando normalmente, ainda não tenho certeza do que esses 4 bips esta querendo alertar, será o cooler desligado, nunca ouvi falar que a placa-mãe emitisse alerta sonoro para cooler desligado.

Se fosse problema de temperatura, memoria ou processador acho que o notebook reiniciava após esses 4 bips, no meu casso o notebook continua a funcionar normalmente.

------------

Depende do notebook, em alguns o cooler realmente inicia rodando forte junto com o notebook e depois estabiliza, como nos Powernote. Mas o normal mesmo é o cooler só ser acionado quando a temperatura do processador sobe.

Quanto aos bips sempre que o cooler liga, nunca li sobre isso... Qual o modelo do seu notebook?

Abraço!

• Membro VIP
Postado

Entra na BIOS e checa se há alguma configuração pra esses bips... talvez exista!!

Off topic: Você abriu o notebook, rodou teste de stress e checou a placa-mãe... tem certeza que você é mulher??? Nooooossa, mulher interessada por hardware!!! Que maaaaaaaassa!!! :D

Abraço!

Postado

olá Vinyborges, deduzir que "entra na BIOS" é a mesma coisa que SETUP, no mesmo so tem aviso sonoro para bateria.

Hoje a noite querendo descobrir o que é esse problema sobrecarreguei o mesmo várias vezes e agora depois dos 4bips, teve mais de 4 bips ele desligou totalmente o normal era reiniciar, mas ele desligou e o cooler estava rodando, ja verifique memoria, limpei, testei e não é ai o problema, pilha, nem sei se notebook tem pilha, eu não vi pilha na placa, mas o relogio do setup não está atrasando, vou fazer outras verificações e limpar totalmente o notebook, comprei hj a tarde pasta termica, álcool isopropílico, pincel, vamos ver o que dah. kkk =D

off-topic: ate o momento eu sou mulher sim e não desejo mudar, kkkk, e porque eu sou curiosa, ate fiz um curso basico/iniciante/kids de manutenção a um bom tempo atras, ai sei de algumas coisas, como o notebook ja é antigo quase 4 anos de uso então se eu fizer alguma besteira tomo coragem de comprar um novo, hehe, Obrigado pela ajuda. =))

• Membro VIP
Postado
olá Vinyborges, deduzir que "entra na BIOS" é a mesma coisa que SETUP, no mesmo so tem aviso sonoro para bateria.

Hoje a noite querendo descobrir o que é esse problema sobrecarreguei o mesmo várias vezes e agora depois dos 4bips, teve mais de 4 bips ele desligou totalmente o normal era reiniciar, mas ele desligou e o cooler estava rodando, ja verifique memoria, limpei, testei e não é ai o problema, pilha, nem sei se notebook tem pilha, eu não vi pilha na placa, mas o relogio do setup não está atrasando, vou fazer outras verificações e limpar totalmente o notebook, comprei hj a tarde pasta termica, álcool isopropílico, pincel, vamos ver o que dah. kkk =D

off-topic: ate o momento eu sou mulher sim e não desejo mudar, kkkk, e porque eu sou curiosa, ate fiz um curso basico/iniciante/kids de manutenção a um bom tempo atras, ai sei de algumas coisas, como o notebook ja é antigo quase 4 anos de uso então se eu fizer alguma besteira tomo coragem de comprar um novo, hehe, Obrigado pela ajuda. =))

Olá,

"Entrar na BIOS" é como comumente se refere a configuração do Setup da BIOS, você tá certa. Imaginei que houvesse alguma opção para desabilitar os bips por lá e os bips fosse algo normal e não um defeito, mas já não penso assim. Pelo que estou vendo, há algo de problemático com a placa-mãe do seu positivo. Já li relatos de diversos problemas em chipset-norte e sul nas placas-mãe que o fabricante (clevo) montam, na maioria das vezes os problemas estão relacionados a má qualidade do material utilizado.

No seu caso, pesquisando aqui informações sobre o seu modelo e os problemas relacionados, o defeito está na versão de BIOS. Provavelmente há algum bug na versão do seu notebook, então acredito que uma atualização resolva a questão.

Encontrei várias informações legais aqui: http://www.forumnow.com.br/vip/mensagens.asp?forum=32226&grupo=260366&topico=3025156&pag=1&v=1

Estou, há uns 30 min, procurando a versão correta de BIOS pra o seu modelo mas não encontro. No site da Positivo não há nada útil e no site da Clevo também não. Vou postar os links abaixo pra você conferir:

http://www.clevo.com.tw/en/e-services/download.asp

http://www.mundopositivo.com.br/suporte/drivers/

Pelo que li acredito que apenas atualizando a BIOS resolveria o problema!

Off-topic: Não mude mesmo!!! kkkkkkk!! É uma maravilha ter mulheres interessadas em hardware por aqui! Uma motivação a mais pra vir moderar!!! kkkkkkkkkk :rolleyes:

Postado

Rebeca, quando ele desliga ele está muito quente? ( Se percebe colocando a mãe em cima do dissipador pra sentir o calor.

O que acontece muito, é entupimento da saída de ar do notebook, aí tem que abrir o notebook, e tira o cooler ali, aí você vai ver as ''aletas'' do dissipador, eles ficam tampados de sujeira com o tempo, pode ser esse o seu problema, dê uma verificada, pois só abrindo o seu note não dá pra ver esse entupimento de sujeira, só da pra ver retirando o cooler aí em baixo da capa preta do cooler ele esconde essa parte das ''aletas''.

• Membro VIP
Postado
Rebeca, quando ele desliga ele está muito quente? ( Se percebe colocando a mãe em cima do dissipador pra sentir o calor.

O que acontece muito, é entupimento da saída de ar do notebook, aí tem que abrir o notebook, e tira o cooler ali, aí você vai ver as ''aletas'' do dissipador, eles ficam tampados de sujeira com o tempo, pode ser esse o seu problema, dê uma verificada, pois só abrindo o seu note não dá pra ver esse entupimento de sujeira, só da pra ver retirando o cooler aí em baixo da capa preta do cooler ele esconde essa parte das ''aletas''.

Eduardo, a questão parece ser maior do que superaquecimento... A questão aí está relacionada a estes bips que o notebook emite sempre que o cooler é ligado, além das luzes de (caixa alta, num lock e scroll lock) piscarem junto! Isso não é típico de aquecimento! Há inúmeros relatos do mesmo problema em outros notebooks da Positivo e a solução sempre está relacionada a atualização de BIOS.

A positivo é realmente complicada, etiqueta os modelos barebone e não dão nenhum suporte, e o pior é que nem mesmo os verdadeiros fabricantes dão. :mad:

Abraço!

Postado

ola,

conforme relatei acima limpei meu notebook hoje de tarde, passei pasta térmica, mas continua ocorrendo o mesmo problema, tem razão Vinyborges acho que deve ser esse problema de Bios, tenho ele a quase 4 anos e começou a ocorrer isso recentemente e ja descartei juntamente com o auxilio do mestre Vinyborges problemas com memoria, temperatura, cooler, processador, sujeira, então deve ser esse danado de Bios, kkkkk, eu acho que nem a positivo sabe arrumar, kkk, tambem não é do interesse deles, eles querem mais que agente compre um notebook novo, mais nunca vou comprar notebook da positivo, ja estou de olho em um dell. =D. Por fim, agradeço ao Vinyborges a atenção que teve comigo, fiquei com medo de postar essa duvida aqui no fórum mas felizmente fui muito bem auxiliada por você, muito obrigada e desejo para você muitas felicidades e prosperidade.

Off-topic: pode deixar quando eu tiver uma dúvida, problema, já sei onde e quem pode mim ajudar. =DD tkz. ^^

Postado
Eduardo, a questão parece ser maior do que superaquecimento... A questão aí está relacionada a estes bips que o notebook emite sempre que o cooler é ligado, além das luzes de (caixa alta, num lock e scroll lock) piscarem junto! Isso não é típico de aquecimento! Há inúmeros relatos do mesmo problema em outros notebooks da Positivo e a solução sempre está relacionada a atualização de BIOS.

A positivo é realmente complicada, etiqueta os modelos barebone e não dão nenhum suporte, e o pior é que nem mesmo os verdadeiros fabricantes dão. :mad:

Abraço!

Viny, não estou dizendo que o problema dela é isso, estou dando uma dica, e tem que ser respeitado, só essa semana resolvi dois casos desse que era temperatura, já peguei também o mesmo problema e ficava piscando e dando bips, igualzinho o que está acontecendo com ela, era o cooler que estava com a fiação dando mal contato, você mexia no cabo perto do conector e ele ligava, fpo trocado o cooler pra teste e resolveu, resumindo, o processador tava pelando de quente, isso foi na série Positivo Premium, peguei também dos Positivo Mobile que era problema no teclado. Pego muito positivo sintomas parecidos a esse.

Trabalho desde os 14 anos com informática, são 10 anos mexendo com isso, fiz curso com um fera que era chefe da manutenção de uma empresa enorme que vende notebooks.

E não estou descartando bios também, respeito a sua opinião e cada um tem uma forma de agir, eu no meu caso sempre deixo atualização de bios por último, principalmente de notebooks que é uma coisa um pouco complexa.

Lembrando que, Rebeca, mesmo se atualizar a bios via Software e não resolver, não quer dizer que não seja a bios, atualizando via Software, não lembro exato a porcentagem agora, se eu não me engano 20% da bios não é atualizada, ou seja, para atualizar a bios completamente 100%, tem que ser tirado a bios e ser atualizada com um gravador externo, muito usado em assistências de notebook.

• Membro VIP
Postado
ola,

conforme relatei acima limpei meu notebook hoje de tarde, passei pasta térmica, mas continua ocorrendo o mesmo problema, tem razão Vinyborges acho que deve ser esse problema de Bios, tenho ele a quase 4 anos e começou a ocorrer isso recentemente e ja descartei juntamente com o auxilio do mestre Vinyborges problemas com memoria, temperatura, cooler, processador, sujeira, então deve ser esse danado de Bios, kkkkk, eu acho que nem a positivo sabe arrumar, kkk, tambem não é do interesse deles, eles querem mais que agente compre um notebook novo, mais nunca vou comprar notebook da positivo, ja estou de olho em um dell. =D. Por fim, agradeço ao Vinyborges a atenção que teve comigo, fiquei com medo de postar essa duvida aqui no fórum mas felizmente fui muito bem auxiliada por você, muito obrigada e desejo para você muitas felicidades e prosperidade.

Off-topic: pode deixar quando eu tiver uma dúvida, problema, já sei onde e quem pode mim ajudar. =DD tkz. ^^

Olá,

Dispenso o mestre... Estou imensamente longe disso!!! kkkkkkkkkk :P

O fórum ta aí pra isso, pra compartilharmos conhecimento!! Espero que você possa continuar a fazer parte da nossa comunidade e ajude sempre que puder! Da mesma forma que o Eduardo e eu postamos aqui, os outros membros postam em outros tópicos sempre tentando ajudar. As vezes conseguimos, as vezes não, mas se temos algum conhecimento precisamos tentar. Contamos com você!

Te desejo muitas felicidades também!!! Tudo de bom!!! Sigo a disposição! :wub:

Abraços!!

Viny, não estou dizendo que o problema dela é isso, estou dando uma dica, e tem que ser respeitado, só essa semana resolvi dois casos desse que era temperatura, já peguei também o mesmo problema e ficava piscando e dando bips, igualzinho o que está acontecendo com ela, era o cooler que estava com a fiação dando mal contato, você mexia no cabo perto do conector e ele ligava, fpo trocado o cooler pra teste e resolveu, resumindo, o processador tava pelando de quente, isso foi na série Positivo Premium, peguei também dos Positivo Mobile que era problema no teclado. Pego muito positivo sintomas parecidos a esse.

Trabalho desde os 14 anos com informática, são 10 anos mexendo com isso, fiz curso com um fera que era chefe da manutenção de uma empresa enorme que vende notebooks.

E não estou descartando bios também, respeito a sua opinião e cada um tem uma forma de agir, eu no meu caso sempre deixo atualização de bios por último, principalmente de notebooks que é uma coisa um pouco complexa.

Lembrando que, Rebeca, mesmo se atualizar a bios via Software e não resolver, não quer dizer que não seja a bios, atualizando via Software, não lembro exato a porcentagem agora, se eu não me engano 20% da bios não é atualizada, ou seja, para atualizar a bios completamente 100%, tem que ser tirado a bios e ser atualizada com um gravador externo, muito usado em assistências de notebook.

Eduardo, claaaaro!! Você está mais do que certo... Existem várias explicações para a causa do problema, só apostamos em soluções diferentes!! Respeito sua opinião, é perfeitamente possível que mal contato nos fios do cooler possam gerar este tipo de problema... Na verdade problemas maiores acontecem por coisas ainda mais simples!! Já tive problemas de minha mobo não ligar por que havia ficado umas gotinhas minusculas de alcool isopropílico no slot IDE/ATA, resquício de uma lavagem que havia feito na placa.

Pra temos certeza do que está causando o problema só mesmo depois de se checar e testar cada componente! Sem isso só podemos ficar na suspeita, tentando resolver os problemas por tentativa e erro.

Abração amigo!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...