Ir ao conteúdo

Dúvida sobre o foco da Fujifilm S4000

Mayu

Posts recomendados

Postado

Boa tarde gente,

A pouco tempo comprei a câmera Fujifilm S4000, e para "testá-la" fui ao Zoológico para tirar umas fotos, afinal adoro fotos de animais.

Um dos grandes problemas que me deparei foi que ao tentar tirar fotos de pássaros ela focava a maioria das vezes na grade ao invés de focar no animal (ela não tem foco manual).

Exemplo na imagem abaixo:

zoologico126.jpg

A solução que consegui arranjar no momento foi dar um Zoom maior e não pegar o pássaro de corpo inteiro, pois dessa forma a câmera focava o pássaro.

Vocês possuem alguma dica para que eu possa resolver esse problema, para que eu possa tirar fotos do corpo inteiro do pássaro focando nele e não na grade?

Desde já agradeço.

• 7 meses depois...
Postado

Como você ainda não obteve resposta, tomei a liberdade de responder mesmo o tópico sendo antigo pois também tenho a Fujifilm Finepix S4000 e tinha este tipo de problema, acho que posso ajudá-lo.

Você deve configurá-la para focar o centro (Modo AF pg. 81 do manual) e travar o foco em outro objeto que esteja à mesma distância do animal que você quer fotografar por trás da tela protetora.

Infelizmente isso é um problema das câmeras sem foco manual e não é exclusividade das Fujifilm.

• Membro VIP
Postado

opa... tenho a S2000 e tem o mesmo problema... até tem como fazer, segure o botão do obturador ao meio, ela regula o foco, certo?

segure, e solte, segure e solte, e vá fazendo isso, até que ela faça "o que tu quer", mas é demorado, ruim, e 25% das vezes funciona.... eu vou dar uma olhada na dica do umarizal também... também gosto de fazer foto de animais, e não consigo por causa disto

• 9 meses depois...
Postado

opa... tenho a S2000 e tem o mesmo problema... até tem como fazer, segure o botão do obturador ao meio, ela regula o foco, certo?

segure, e solte, segure e solte, e vá fazendo isso, até que ela faça "o que tu quer", mas é demorado, ruim, e 25% das vezes funciona.... eu vou dar uma olhada na dica do umarizal também... também gosto de fazer foto de animais, e não consigo por causa disto

Não, este não é o jeito correto, desculpe.

O correto quando há algo atrapalhando o equipamento fazer o foco automático (nestes casos faz muita falta o foco manual das DSLR), é você calcular a distância do objeto desejado e focar em algo que esteja na mesma distância sem nada para atrapalhar. Uma fez feito o foco, pressionando parcialmente o botão de disparo, não solte-o! Mova a lente da câmera novamente em direção ao objeto desejado que estava por trás da grade ou alambrado e pronto, pode pressionar o botão para disparar.

Lembrando que o ideal é selecionar a opção Spot. Também poderá usar foco contínuo e tentar mirar entre os fios do alambrado, porém, dependendo das condições, vai ser trabalho perdido. Digo isto porque se o zoom estiver muito alto será difícil "mirar" entre o alambrado, a menos que esteja com um Tripé.

Este é o jeito adequado. Não adianta ficar "obrigando" na marra a câmera fazer o foco pois você vai ficar nervoso, vai gastar a bateria/pilha e não vai conseguir.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...