Ir ao conteúdo

Ajuda em circuito com medidor de tensão

Lucas Cardoso

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal!

Bom, é seguinte!

Estou trabalhando em um circuito que usa o MCU ATmega48-pa.

O funcionamento do circuito é o seguinte. Um carrinho carrega consigo duas baterias carregadas. Apenas uma é utilizada por vez. A escolha de qual bateria irá ser utilizada no carrinho é feito via transistor. Assim, as duas baterias são ligadas em paralelo, mas elas só serão ligadas se a base de uma transistor for acionada, ok?

Bom, quando aciona ou não a base dos transistores é o MCU que mede constantemente a tensão da bateria que está sendo utilizada. Assim que a tensão desta cair para um determinado valor crítica (à escolha de quem programa o MCU), a bateria é automaticamente troca e um aviso sonoro e luminoso é dado. O mesmo ocorre com a próxima bateria, que quando descarrega abaixo da tensão crítica, é "desplugada" e o carrinho para de funcionar.

Bom, o que aconteceu: montei o circuito e o funcionamento foi perfeito. Utilizei o medidor de tensão no esquema que é apresentado no tutorial publicado por aphawk, neste fórum. Como este medidor é para 5V no máximo e minha bateria é de 9V, testei tudo com 5V no máximo mas colocando um divisor resistivo na entrada e ajustando o valor crítico da tensão. Sabia que no circuito final só teria que ajustar o valor crítico da troca da bateria.

Aí fiz a burrada de montar toda a placa do circuito impresso! Só faltava soldar os componentes quando decidi testar com o valor de tensão de 9V. Para minha surpresa, não funcionou!!!

O problema que estava verificando era o seguinte: para simular o descarregamento da bateria utilizei duas fontes de tensão ajustáveis e fui medindo a tensão que era vista na saída do circuito (que seria efetivamente visto pelo carrinho). Quando eu diminuía a tensão da fonte para o valor crítico que eu havia determinado, o aviso era dado e a tensão na saída subia para o valor determinado pela outra fonte (a bateria foi trocada).

Isso eu verifiquei com as fontes ajustadas inicialmente em 5V. Quando ajustei elas para 9V inicialmente, o que eu verificava era que a bateria não era trocada após o aviso sonoro. O multímetro permanecia a mostrar a tensão da "bateria descarregada".

Não faço ideia do porque isso está acontecendo e gostaria de poder resolver isso utilizando apenas o divisor resistivo, já que a placa de circuito impresso já esta montado.

O texto ficou muito longo e acho que ninguém vai ler até o final! hahah

Mas não custa tentar, estou sem saber o que fazer!

Muito obrigado à todos!

Postado

Qual o valor crítico esperado na bateria de 9V para ela mudar para a outra?

Qual o valor foi configurado no código?

Veja que como você usa um divisor resistivo o valor critico muda de quando você estava usando 5V e agora 9V.

Acredito que pode ser resolvido apenas por código.

Falou

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...