Ir ao conteúdo

Como recuperar dados perdidos após formatação usando comando dd?

Terran

Posts recomendados

Postado

Pessoal, aconteceu comigo o que há de mais perigoso usando o comando dd :wacko:

Eu formatei o drive errado.

Estou acostumado a usar o comando dd para instalar distros no meu pendrive. Fiz isso tantas vezes que acabei internalizando o comando "dd if=/ ... of=/.../sdb", uma vez que sempre conecto o pendrive logo que vou executar o comando.

Pois é, o problema de ter "internalizado" esse comando é que digito sem pensar. E em um fatídico dia eu fiz exatamente isso, e acabei apagando todos os dados da minha HD externa de 1,5 TB trocando-os por um Live do Ubuntu 12.10 de 700 MB :lol:. O pendrive que deveria ser o destino era, naquele dia e por uma grande desatenção, o sdc.

Tentei recuperar os dados (que deveriam ser algo em torno de 350 GB) com o testdisk, mas na primeira leitura não deu nada. Buscar mais fundo pode resolver? Tem algum outro método que poderia ser usado?

Postado

O que o Dd faz é sobreescrição de dados. Não tem nada a ver com formatação.

No seu caso, somente recuperação de dados com profissionais muito qualificados, com bons conhecimentos em Linux/Unix para executarem tal serviço.

Postado

Bah, péssima notícia.

Mas se é por sobrescrição porque o que tem a mais de dados antigos (no caso os 349GB além do que eu coloquei no disco) somem também?

Postado

O que é recuva? Não tentei ainda.

Não estou usando a unidade. Tudo que fiz com ela por enquanto foi tentar rodar o testdisk.

Procurei pelo Recuva. Posso tentar, mas acho difícil de funcionar. Pelo que andei vendo é bem complicado mesmo de recuperar um arquivo depois de estar sobrescrito. Eu tinha a esperança de conseguir resgatar pelo menos a maior parte dos arquivos, já que eu coloquei 700 MB no HD e ele tem capacidade pra 1,5 TB. Já não sei se será possível.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!