Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Criar cópia exata do servidor


joelson27

Posts recomendados

Estou com um projeto de migrar alguns servidores para um servidor virtualizado, mas preciso da cópia exata destes servidores. Como poderei fazer isso sem ter que configurar tudo desde o começo?

Olá! as opções que eu conheço são:

em ambiente Windows, o que eu já fiz com sucesso foi utilizar o System Center VMM da própria MS. É uma ferramenta que em apenas alguns cliques você consegue fazer a migração P2V, servidor físico para virtual, de forma bem tranquila e quase transparente.

em ambiente Linux, fiz uma migração P2V utilizando o comando "dd" para fazer uma cópia clone do servidor a ser virtualizado e então apenas criei uma nova máquina virtual apontando essa cópia clone do disco original como sendo o disco rígido dessa nova máquina virtual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho já as máquinas virtuais instaladas com o Hyper-V, com o system center vmm eu consigo fazer a migração do servidor fisico direto para meu servidor virtual? E se der certo ele fica inativo por algum tempo?

isso, o System Center VMM faz a migração do físico para virtual, lembrando que você tem de ter acesso de administrador em ambos os servidores, ele fará a cópia de todo o disco rígido ou das partições indicadas por você da máquina física para a nova máquina virtual que será criada. Essa cópia será via REDE, portanto dependendo do tamanho do HD pode demorar bastante.... Apesar de ser uma migração "live", eu aconselharia fazer essa migração durante um período no qual esse servidor não será muito utilizado, pois durante esse tempo, o acesso a disco dessa máquina será intenso o que pode comprometer o funcionamento dos serviços que estão funcionando na mesma.

depois de concluída a cópia, para testar recomendo apenas desconectar o servidor físico da rede local, inicializar a máquina virtual e testar para ver se tudo está funcionando de forma correta.

só uma coisa... minha experiência em P2V com o SCVMM se resume a apenas 1 migração... portanto de mais uma olhada por aí antes.... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Obrigado pelas dicas, estou ainda em fase de testes, e encontrei outro programa que também faz um cópia exata, o disk2vhd. Eu fiz uma cópia de uma máquina com windows 7 e a criei no hyper-v e funcionou normalmente exatamente igual a fisica. Provavel que eu tente com ele, achei bem simples de mexer. Mas valeu mesmo, suas dicas me ajudaram bastante a iniciar minha pesquisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!