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Overclock, fazer ou não... {Meu relato,SSs e testes} Novo jogo testado FAR CRY 2


Raimar Lunardi

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Postado

Bom, sempre tem um que diz: "Não vale a pena fazer over" e tal.

mas olhe só os resultados dos meus testes:

Aquamark03

CPU Stock (2.6Ghz), PV 540/1400 {"simulando" uma stock, porque a minha tem over de fábrica} =95.762pts

aquastock5401400dz3.th.jpg

CPU Stock (2.6Ghz), PV 620/1600 {stock, porque a minha tem over de fábrica} =98.483pts (ganho: 2,8% em relação ao stock)

aquastockgz2.th.png

CPU (3Ghz), PV 620/1600 =110.907pts (ganho: 15,8% em relação ao stock)

aqua3g6201600ww8.th.png

CPU (3,05Ghz), PV 700/1700 =113.070pts (ganho: 18% em relação ao stock)

aqua3g7001700tw5.th.jpg

20.000 pontos de diferença é muita coisa, levem em consideração que uma FX5200 nem 10.000 pontos consegue fazer.

PS: você pode se perguntar: "Como ele testou tantos clocks? Posso confiar nos resultados?"

Sim, pode confiar. Eu fiz com que a única diferença fosse o Clock, alterando via Windows sem reiniciar o PC.

1°, Quando eu ia fazer um teste eu reiniciava o PC antes, rodava os propgramas que eu ia usar pro teste (Fraps, Clockgen, AtiTools) e não fechava nem abria mais nada além desses programas, rodava o jogo e o fechava e aí rodada novamente ele um pouco e começava os testes.

2° Eu uso o ClockGen para mudar a frequencia do processador via Windows sem ter que reiniciar, e o AtiTools pra Over na GPU.

Todos os testes foram feitos seguindo esta metodologia, por isso na minha sign ta com Aquamark marcando 116k e aqui 113, nesses teste até o Anti-Virus está funcionando e tem o Winamp rodando e o UTorrent baixando. (situação de uso normal)

Postado

Raimar,

po...eu acho bench soda.

Posta ai umas screens com o fraps, com e se over. Aí da pra ter uma ideia dos ganhos reais.

Abs

Postado

bench é soda?

agora to sem tempo pra refazer, mas eu cuidei o minimo de frames que deu no Massive Overdraw (que é o mais pesado), sem over foi 34fps, com todos os overs for 43fps. isso já serve?

Em outras partes o ganho foi similar, High particle count = sem over min:76, com: min 84.

e por aí vai, o que menos ganhou fps foi esse de 8

quando der vou fazer esse etste no Beowulf, NFS:MW, StarShip Troopers, CS 1.6 e Company of Heroes

Postado

Soda pra nao dizer f.o.d.a...hehe

Bem, aparentemente você teve um ganho de 9 fps.

muito bom.

quando tiver tempo, posta umas screens pra "ilustrar"

Postado

aí, fiz uma cena de teste com Vray, 57 lights que dão sombra em 320x240 no 3DS Max 8, o v-ray usa os dois núcleos pra renderizar.

Sem Over{2.600Mhz}: 91s

Com Over {3.000Mhz}: 79s

saldo: 12s

Isso já prova que over vale a pena pra quem mexe com 3D Studio

ps: 12 segundos de diferença num único frame, multiplique por 25 pra ter Um segundo Não fez o cálculo? pois te digo que a diferença é enorme {300 segundos = 5min economizados} {{{isto é um exemplo}}}

EDIT:

Testei a mesma cena, no Vista Ultimate SP1 x64 (com o mesmo 3D studio 8 de 32bits), e a perda no tempo foi de 5seg. Usando a comparação anterior, 400Mhz a mais para 12s a menos, o que perdi foi aprox 200Mhz do over.

Até que a perda não foi grande, quando eu conseguir o 3DS Max 2009 que tem versões x32 e x64 eu testo de novo com suas devidas versões, e aí sim teremos um comparativo.

Postado

Need For Speed Most Wated - TODAS as Opções No MÁXIMO!

stock: Proc=2.6Ghz PV="540/1400" {simulando stock} =85 e 37fps

speedstockwe8.th.jpg

speedstock2ul0.th.jpg

_________________________________

Over: Proc=3.0Ghz PV=620/1600 {stock da minha XXX} =98 e 44fps (ganho de 15,3% e 18,9%

speed306201600cs2.th.jpg

speed3062016002pa5.th.jpg

_________________________________

Over2: Proc=3.0Ghz PV="700/1700" {over, mais rápido que GTS(675)} =102 e 44fps (ganho de 20% e 18,9%)

speed7001700xx4.th.jpg

speed70017002hf1.th.jpg

____________

Conclusão:

Parece que no Most Wanted a frequencia da Placa de vídeo não influencia muito se estiver numa parte pesada, deve influeniar mesmo é a tecnologia dela.

Mas vimos também que o Processador fez uma diferença bem grande (7fps) numa parte bem carregada, isso pode ser a diferença do jogável e do injogável em jogos mais pesados que rodariam a 20~30fps

Vimos também que a frequencia original dela não é capaz de extrair o máximo desempenho (37/87fps contra 44/98 e 44/102 em 620 e 700Mhz), isto demonstra que fazer over na 8600GT não é apenas maquiagem, mas sim uma necessidade.

_________________

Amanhã pode ser que eu teste mais um ou dois jogos, uns mais novos com mais efeitos e mais pesados. Beowulf ou StarShip Troopers ou outro, vamos ver.

Postado

Jogo testado: BEOWULF

Um dos jogos mais pesados que se tem noticia.

Rodado no máx (1024x768, 4xAA, Tudo No High ou ON)

Interessante notar que em 2.6Ghz ou em 3Ghz os FPS foram exatamente os mesmos.

__________________

Stock: {simulando 540-1400} =27fps

beowulf305401400lf9.th.jpg

__________________

Over {620-1600} (na verdade stock da minha xXx) =31fps (ganho de 14,8%)

beowulf306201600pw9.th.jpg

__________________

Over {700-1700} (frequencia maior que a GTS) =35fps (ganho de 29,6%)

beowulf307001700iv0.th.jpg

_______

Conclusão:

Os resultados foram rigorosamente iguais tanto em 2600 como em 3000Mhz

Bom, tivemos um bom ganho só aumentando a frequencia da PV (27-31-35), o processador não fez a menor diferença nem em downclock de 2500Mhz nem em 3050Mhz, os mesmo 27-31-35 foram alcançados.

Ao que tudo indica o processador não está gargalando nesse jogo, ao contrário do Most Wanted em que apenas mudando o Processador os FPS aumentaram 7fps

No jogo Beowulf foi bem ao contrário, a PV que aumentou 8fps, mais uma vez mostrando que o Over valeu a pena pois subiu quase 30%. (over de 9,6% com ganho de 29,6% ! relação 1:1)

calculei e o over e o ganho foram de quase 30%, indicando que pra não gargalar teria que ser uma PV mais possante ainda.

No most wanted algo inusitado aconteceu, com over de 15% no processador, o ganho nos fps foi de ~18% !

Postado
É...então para sermos "completos" temos que fazer over no proc e na vga...vixe.

mas é claro, 'onde um não ajuda, o outro não atrapalha", e dependendo do jogo o Over do Proc. e da VGA vão ajudar.

Amanha eu faço outro teste.

Postado

Mais uma vez, mais um teste.

Novamente, como em Beowulf, o Processador estám muito acima do recomendade e não gargalou (de 2500Mhz a 3080 são os mesmos fps, mas em 1800Mhz ele gargala em 3fps mas eu não tirei ss disso)

Jogo Testado: STARSHIP TROOPERS, um dos jogos mais pesados quando saiu em 2005 mas que com a minha config estava no máximo em 1024x768

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Stock 540-1400 =31fps

stgame5401400bb0.th.jpg

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Over 620-1600 (stock da minha xXx) =34fps (ganho de 9,67%)

stgame6201600la7.th.jpg

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Super Over 700-1700 (com isso eu faço mais pontos que GTS em stock no 3d mark03) =38fps (ganho de 22,58%)

stgame7001700vv4.th.jpg

________

Conclusão:

É, parece que esse jogo não exige tanto da CPU, pros padrões atuais, e por isso o Over não surtiu efeito, mas o Over na Placa de Vídeo mostrou-se favorável mais uma vez, adquirindo um ganho de 22% nos fps com over de 30%.

Gostaria de sabe um Jogo que demande processamento da CPU, aí sim veríamos do que ele é capaz.

O ganho aqui foi parecido com os outros, 7fps do stock 540Mhz ao Super Over de 700Mhz, mostarmdo a diferença entre jogável e injogável em alguns casos.

A parte testada do SST foi o X-Bug, chefão final onde por "bug" ele não me atinge :), tem partes mais pesadas, como onde vem uns 300 bichos de uma vez só, mas lá não seria padronizado.

O jogo é D+, mas só pra quem rodá-lo no MÁX, visto que em low os bichos não são 3d e sim uma espécie de Gif animado, muito tosco.

Próximo a ser testado: Company of Heroes OU AgeIII

Postado

Pros que gostam de benchs, testei o 3D mark 2001SE, pois todos sabem que depois de tanto tempo ele serve mais como bench de Processador do que VGA.

ps: Não fiz mais testes pelo motivo de que é muito chato.

Stock: CPU 2.6 VGA:540-1400

3dmark01sestock26540140pe3.th.jpg

Over: CPU 3.0 VGA:540-1400

3dmark01se305401400yy1.th.jpg

Over: CPU 3.0 VGA:620-1600

3dmark01se306201600ob8.th.jpg

Conclusão:

Esse Bench é muito do chato.

O ganho foi moderado, da ordem de 18% com over na CPU e GPU de 15% em cada.

Postado

hummm. bons testes... você nao chegou a testar em 3dmark06? afinal eu so tenho esse no pc.. e entre benchmarks, ql você acha melhor?

Postado

Jogo testado: Half Life 2

Mesmo sendo antiguinho e leve, é um bom teste pois todo mundo jogou ou está jogando ele.

Mais uma vez pro se tratar de um jogo que não requer muita CPU, over no Processdor não faz efeito. (cheguei a notar um ganho de até 5fps, mas como sem ser no pause é os fps são muito instáveis, não da pra ter certeza.)

Tirei as SS em pause, pois rodando ele varia demais para medir corretamente, mas os fps ficam naquela casa ali, baixando ate uns 110fps e voltando.

(o processador em 3Ghz dá um ganho na média de 3-5fps rodando o jogo, não no pause, acho que isso deve ter a ver com sons e tal.)

Stock: 540-1400 =117fps

hl25401400cl4.th.jpg

Over 620-1600 =134fps (ganho: 14,5% em relação ao stock)

hl26201600yj9.th.jpg

Over 700-1700 =146fps (ganho: 24,8% em relação ao stock)

hl27001700em9.th.jpg

Conclusão:

Desta vez o ganho total foi de 24,8% com over de 29,6%, mais uma vez um bom ganho.

Vou testar o Couter Strike Source, os Bots devem usar muito processamento, aí veremos o que um over na CPU faz.

Postado

Jogo Testado: Company Of Heroes

Esse é um dos jogos mais pesados se você usa vista e põe o patch DX10, mas como to no XP não sei como fica, quem sabe eu instale ele no vista pra testar.

DECEPÇÂO ao testar mais um jogo em que minha CPU está muito acima do mínimo, fazendo assim com que o ganho com over seja ridículo 1FPS ou menos (que por causa de flutuações e margem de erro será considerado 0fps)

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Stock: 540-1400 =55fps

coh3g5401400ra0.th.jpg

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Over: 620-1600 =62fps (ganho: 12,7% em relação ao stock)

coh3g6201600rp0.th.jpg

______________

Over2: 700-1700 =69fps (ganho: 25,4% em relação ao stock)

coh3g7001700io5.th.jpg

Conclusão:

Mesmo sendo um jogo pesado, parado assim numa tela ele até é bem leve, mas movimentando pra lá e pra cá, explosões, tiroteio e etc fica na casa dos 30-40fps (o teste embutido dele deu average 59fps, maximum 127fps (ou 157?), minimum de 27fps, +ou- isso)

====EDIT: Tirei o treco de Texturas em Ultra e botei High como o jogo recomenda, a diferença visual é pífia e agora não baixa de 50fps com a camera padrão (colocando mais perto ou mudando a perspectiva dependendo cai a 20 e poucos)====

Bom, mais um jogo que não usa o poder todo da CPU, ou minha PV garagala muito.

A Config do Jogo estava no Máx, inclusive as texturas eu botei em ultra mesmo o jogo recomendando que fosse o High somente.

Mais uma coisa, o Sacana do Jogo impõe que voce tenha no mínimo 768MB na paginação, pensei que com 2G de ram eu nem precisaria dela, jogo *** me fez aumentar o tamanho.

com o "famigerado" over de 29,6% que eu sempre testo, o ganho foi de 25,4%, está longe do ideal 1:1, mas é um bom ganho.

na próxima eu testo o CSS e/ou AgeIII, este tem de usar mais processamento, senão do que adianta uma CPU paruda dessas novas? (além é claro dos programas profissionais como PS, 3DS, Maya, etc.)

Postado

JOGO TESTADO: COUNTER STRIKE SOURCE

TODAS AS OPÇÕES NO MÁX.

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Stock: 2,6Ghz - 540/1400Mhz =97fps

css265401400co0.th.jpg

_______________________

Stock CPU: 2,6Ghz - OVER VGA: 620/1600Mhz =105fps (ganho: 8,2% em relação ao stock)

css266201600cb8.th.jpg

_______________________

Over CPU: 3Ghz - Stock VGA: 540/1400Mhz =126fps (ganho: 29,9% em relação ao stock)

css35401400ac4.th.jpg

_______________________

Over CPU: 3Ghz - Over VGA: 620/1600Mhz =130fps (ganho: 34% em relação ao stock)

css36201600fe3.th.jpg

_______________________

Com 3Ghz e com 700-1700 o ganho foi de 1-2fps além do over acima, mas foi testado num dia diferente, então por margem de erro considerarei semelhante.

_______________________

Como testei:

Pelas imgs vocês notarem que tentei ficar na mesma posição em cada teste, antes de começar a testar eu fiz 3 vezes o ciclo, Depois de carregar a CS_Assault, esperio os Bots me acharem e me matarem, notei que os FPS não mudavam enquanto eles não apareciam, mas era influenciado diretamente por eles.

Cada SS é quase no mesmo tempo do começo da missão, para não variar os FPS.

Em condições de jogo, e balaçõs os fps ficam na casa do 70s.

_______________________

Conclusão:

O que posso dizer? o jogo que eu queria testar está aí, com um ganho excepcional de 34% com over de 15% na CPU e 14,8% na GPU.

Este é um jogo que ocupa processamento, e o teste foi com 2 BOTs apens, quando testei meio por cima com 8 bots, a diferença em % fica ainda maior!!!

Agora que digam que não vale a pena over, em alguns casos o componente é muito bom para o jogo e não vai fazer diferença, mas nesse caso não há como negar.

Acho ainda qu o over da VGA não deu um resultado muito bom porque minha PV é muito "parruda" pra um jogo tão "velho" como esse, mas que detém os gráficos mais legais que eu já vi.

Estava pensando, acho que este tópico ficaria bem também na seção de Placas de Vídeo não acham?

Postado

Você notaram que tem um padrão aí? cada over de 30% que eu faço retorna em média 20% de ganho (relação 2:3) ou seja, se o over fosse de 100% eu ganharia 66.67% (dois terços) em poucos casos seria 100% (1:1).

Que interessante não? receber dois terços, quase toda vez, do que você colocou.

ps: isso para os Overs que só usaram a PV, com CPU o ganho é maior e não calculei nenhuma estatística.

  • 2 semanas depois...
Postado

cara fiz mais ou menos como você.... ta bom fiz bem menos, mas segui a sua metodologia usando o clockgen, rivatuner, aquamark3 e super pi1.5.

placa mãe asus m2n-sli, memoria ddr2 1giga kingston 800MHz, geforce evga 8600gt ddr2 512 e amd 4200 X2 65w.

4200X2 2200MHz 8600gt ddr2( 540\1188\800)

aquamark3

gfx= 11283 cpu 8637 total 68259

superpi 43,062

temperatura cpu 35ºC e gpu 51ºC

Lembrando que esta 8600gt é 512 ddr2 o padrão dela é memoria em 800MHz.

20% de over no 4200x2 agora 2643MHz 8600Gt mantive o padrão.

aquamark3

gfx= 11778 cpu 10300 total 78938

superpi 35,859

temperatura cpu 38ºC e gpu 52ºC

20% de over no 4200x2 agora 2643MHz 8600Gt (621\1350\972)

aquamark3

gfx= 13077 cpu 10322 total 80069

superpi 35,919

temperatura cpu 38ºC e gpu 54ºC

30% de over no 4200 x2 agora 2860MHz 8600gt padrão

aquamark3

TELA AZUL

superpi 33,156s

temperatura cpu 40ºC e gpu 49ºC só no superpi no aquamark3 perto do final dava tela azul não sei se é tensão da memória ou cpu. pensei que chegaria nos 3000 mas me enganei por hoje já ta bom.

devo corrigir algumas coisas para continuar a brincar de over:

tempo e tranquilidade: nada de pressa para alcançar um resultado, minha mãe está aqui do meu lado falando quea amiga da fulana casou com o beutrano e o cachorro dele blábláblá.... parei por hoje assim num dá.

Já não tenho muita paciência pra fazer estas coisas, percebi isso quando fiz o over pular de 20 para 30% foi um erro grave, foi sem querer mas pelo menos não deu nenhuma zica.

infelizmente o pc que contem material de primeira não é meu e sim do velho e ele não larga então tenho que fazer over neste mesmo.

Postado

eu faco over no meu, o maximo que consegui com meu processador foi 3,2Ghz, atualmente estou rodando a 2,8ghz diariamente....o ganho de performance e grande!

para mim compensa fazer o over e ficar com esse processador porque eu paguei nele na epoca de seu lancamento R$673,00 então eu vou tirar ate a ultima gota de suor que ele puder me dar!

compensa fazer over sim, desde que você tenha o equipamento de acordo, digo cooler, composicao termica, ventilacao apropriada no gabinete e uma fonte legal que atenda a demanda de potencia do processador no seu pico maximo de consumo!

afinal alguns numeros do meu processador antes e depois do over, ai tiram suas conclusoes!

E6300 @ 1,86Ghz (Stock clock) -- Super Pi (1M) - 30seg

3D Mark 06 CPU Test - 1490 pts

E6300 @ 3,2GHZ -- Super Pi (1M) - 18seg

3D Mark 06 CPU Test - 2821pts

ta ai a diferenca!

Vale a pena sim fazer o over, e a diferenca e gritante para estes processador da familia Core!

Postado

ULISSESGASP

muito interessante, velho!

Sua 8600GT DDR2 tem um desempenho levemente superior ao da 7600GT no Aquamark03

e seu Super PI é igual aos meus em stock (2600Mhz) e em 10% de over (2860Mhz) ele é um pouco maior (~1,5s).

30% de over é muito se você não mudou a Memo (se ela é 800, coloque 667)

Mas baixar a memo de 800 não traz ganho, só se seu over for tanto que configurando em 667, ela ainda fique com mais de 800.

Eu dei "sorte" de pegar um proc com multiplicador impar (x13 que faz com que o divisor da memo seja maior, ao invés de 6,5 ele fica 7) Em stock isso gera perda, pois vai ficar 742Mhz, mas em over de 15% fica em 854, isso sim é ganho bom.

paulomello2006

é isso aí, ainda mais que o stock era abaixo de 2Ghz, e quando um jogo usa um único núcleo, aí ele sai perdendo. Mas em 3Ghz quem disser que não tem diferença tem de estar louco.

Postado

Com uma 8600GT nem é necessário OC,qualquer X2 aguenta legal....

O problema começa com 9600GT,aí OC é ideal(2.8Ghz +),com 8800GT ou melhor só C2D ou Phenom mesmo...

Postado

C2D é muito vago, pois só do E6600 pra cima que todos eles são melhores qu os Athlon X2

ex: você não pode recomendar o C2D E4400 ao invés de um 5000+, pois esse AMD é melhor que o aquele Intel. Isso tem de ser bem estudado antes.

ou você quis dizer C2Quad?

Pouco importa ser Duo ou quad, acho que não tem nenhum jogo que use 4 núcleos, sei que tem que usa 2, mas 4 não ouvi falar.

Postado

Só pra comparação no Aquamark 3, fiz 113,08 com essa configuração abaixo:

CPU: 2700MHz (10 x 270)| HT: 1080MHz (4 x 270)

Memória RAM: 900MHz (2700 / 6) | Latência: 4-4-4-12-2T

GPU: 660MHz | Memória: 1750MHz | Shader: 1650MHz

aquahyperoc3uj4.jpg

Achei o resultado muito parecido-_-

Arquivado

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