Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock Em Placas De Video


Renato Marcelino

Posts recomendados

Atualizado 08/09/04 12:00

Primeiramente, gostaria de agradecer ao Phoenyx e ao Marcelo C Souza por terem dado todo apoio a este projeto.

Bem... como são muitas imagens, vou estar usando mais de um post!

Vamos lá!

Assim como os Processadores em conjunto com a placa mãe podem ser Overclocados, as Placas de Vídeo (placa de vídeo) também podem, e isso realmente aumenta a performance 3D do seu computador.

Existe uma maneira bem simples e rápida de fazer este procedimento, através de um software. Em nosso exemplo, iremos utilizar o Riva Tuner, um popular e simples utilitário para overclock em Placas de Vídeo!

Download do Riva Tuner - RIVA TUNER 2.0 / RC-143 Mirror 01

Download do Riva Tuner - RIVA TUNER 2.0 / RC-143 Mirror 02

Depois de baixar o arquivo, instale-o e depois o execute.

Esta é a tela inicial do Riva Tuner. Clique no quadrado indicado para entrar nas opções de ajustes de configurações.

RivaTuner01.jpg

Clique agora na ilustração que esta indicada de vermelho para entrar nas opções de ajustes do clock da G.P.U. e Memória da sua placa de vídeo.

RivaTuner02.jpg

Para habilitar a barra de ajustes, clique em: ENABLE DRIVER LEVEL HARDWARE OVERCLOCKING.

Agora e só ajustar o clock da G.P.U. e Memória.

RivaTuner03A.jpg

Primeiramente, ajuste de 3 em 3 o CORE CLOCK, que e o clock da G.P.U. Jamais coloque o Core Clock no máximo de uma só vez, seja paciente e vá de pouquinho em pouquinho. A cada alteração de 3 MHZ, Clique no botão TEST para que o Riva Tuner configure as alterações e depois clique em OK.

RivaTuner03B.jpg

Faça testes em seguida utilizando o 3DMark2001 e se possível o Aquamark3 (muito pesado), para verificar a estabilidade do seu overclock. Se não ocorrer nenhum problema, do tipo travamento, reinicialização do Sistema, aparição de artefatos ou pontos estranhos na tela, você pode re-executar o Riva Tuner e aumentar mais um pouco, e faça os testes novamente!

Depois de alcançar a estabilidade plena, faça o mesmo procedimento com a Memória da sua placa de vídeo, ajustando o MEMORY CLOCK, seja paciente e refaça todos os testes ate encontrar o ponto de estabilidade.

Você poderá verificar as freqüências de operação da sua placa de vídeo observando os seguintes pontos em destaque:

RivaTuner04.jpg

CONTINUA...>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

<...CONTINUANDO

Quando você encontrar seu Overclock ideal e estável sem travamentos ou qualquer outro problema, você pode aplicar definitivamente os ajustes que você fez clicando em APLLY OVERCLOCKING AT WINDOWS STARTUP, em seguida SAVE, e depois em APLICAR. Ou então, você pode não salvar essas configurações e utilizar este aplicativo apenas quando for Jogar algum GAME ou rodar algum Benchmark. (Eu, por exemplo, faço overclock apenas quando jogo ou rodo algum Bench.)

RivaTuner05.jpg

E assim terminamos esse pequeno tutorial básico sobre Overclock em Placas de Vídeo utilizando o Riva Tuner em sua Versão 2.0

Espero ter ajudado e que vocês se divirtam mais em seus Games!!! :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Saiu uma nova Versão do Riva Tuner (Riva Tuner 2.0 / RC 151) com suporte às novas placas geforce e Radeon.

Texto extraido do ForumPCS

Alex Unwinder, acaba de tornar público a versão RC2 15.1 d seu Tweaker RivaTuner. Esta versão, que traz suporte para os últimos drivers e GPUs da ATI e da nVidia, acrescenta sobretudo um softmod para o chip NV40 que deverá permitir a ativação dos pixels e vertex pipelines bloqueados da GeForce 6800 e 6800 LE. Este Softmod não funciona com todas as placas das linhas GeForce 6800 e 6800 LE, porque a nVidia bloqueou ou mais exatamente, mascarou no hardware os pipelines de diversos modelos da GeForce 6800.

Para determinar se a sua placa suporta ou não este softmod, basta apenas executar o Rivatuner, clicando em "Customize", e em seguida clickar no ícone "Graphics subsystem diagnostic report". Depois disso, selecione a opção nVIdia VGA BIOS e as informações aparecerão listadas na categoria de relatórios disponíveis e em seguida click no ícone "Capture current Report".

Se for apresentado na janela de relatórios esta mensagem : "GPU Units mask: 16x1, 6VP", é inútil prosseguir com o softmod, pois o seu GPU não é softmodable.

Se a mensagem for esta (ex: 12x1, 5VP), você poderá tentar a modificação por software clicando no ícone "low-level system settings" em Customize. Selecione em seguida a tag "NVStrap driver" e escolha Custom no menu que será liberado "Active pixel/vértices units configuration". Em seguida click no botão Customize, selecionando as unidades que faltam, e confirme na opção OK. Após o sistema ser recarregado, a janela principal do Rivatuner deverá apresentar algo como "256 bits NV40 (A-1, 16x1, 6VP)". Para finalizar e confirmar a efetivação das modificações, é necessário fazer um teste com aplicativos 3D, porque nada indica que o monitor estará livre de apresentar artefatos, pelo simples fato de que o softmodding é uma loteria

1094474671.jpg

1094474837.jpg

Para fazer o Download da nova Versão

Clique Aqui ou então Clique Aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...