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Shaman93

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  1. Esperar um preço bom. Comprei há 1 ano por 10 x R$ 180. Tá tudo superfaturado, se comprar agora, vai de novo pagar um preço que não vale. Então não tem a menor necessidade de trocar placa de vídeo e nem processador...
  2. Tenta aumentar o SOC voltage pra 1 V, se não funcionar 1,05 V e se ainda assim não funcionar 1,1 V.
  3. Pode ser que o controlador de memória tenha degradado com o tempo. Acontece... Principalmente operando acima da frequência especificada.
  4. Não me agrada... Tamanho muito grande pra resolução, AOC é meio que segunda categoria pra monitores, painel VA acho bem ruim. Pegaria algum LG UltraGear no lugar.
  5. 100% necessário. É verdade. Constantemente são identificadas no Windows, tanto pela Microsoft quanto por terceiros, vulnerabilidades e brechas de segurança que precisam ser e são corrigidas pelo Windows Update. Com o fim do suporte ao sistema, a Microsoft para de fornecer atualizações pra corrigir esses problemas. Antivírus com certeza ajuda, mas não resolve o problema. Único contexto no qual é realmente seguro usar um sistema aposentado é no caso de máquinas que ficam desconectadas da internet e outros meios de acesso externo. Nesse caso não é nem como se as vulnerabilidades não existissem, elas estão lá, mas é garantido que ninguém vai conseguir explorá-las pela falta de conexão.
  6. RAM rodando em single channel, em frequência baixa e timings tenebrosos. Habilita o resize bar na BIOS, já vai dar uma melhorada.
  7. @uotlaf Arrasou, hein? Não prometeu nada e entregou tudo
  8. Não faz diferença, enquanto houver RAM sobrando, o sistema automaticamente vai alocar pra VRAM conforme necessário. Não tem nada que você possa fazer nesse sentido pra aumentar o desempenho, ele vai ser o mesmo com 500 MB ou 2 GB reservados pra VRAM.
  9. Põe a lista de componentes, assim não obriga a abrir 10 links pra ver a configuração...
  10. Uma delas é pra funcionar como uma extensão USB pra entrada que tem no próprio teclado.
  11. Testa com um live usb de Linux e vê como fica. WD deve resolver ou pelo menos ajudar bastante. Será? Me parece um caso de 'casa de ferreiro, espeto de pau'. Com um aterramento funcional, não faria sentido a corrente residual ser descarregada em você, em vez do terra.
  12. Não é porque funcionou pra outra placa que vai funcionar pra sua, cada uma é única. Aumente a tensão e/ou reduza o clock.
  13. Aí mandou mal, vai limitar tudo em PCI-e 3.0. Deveria ter pego uma B550.
  14. A falta de cache no 5600G faz com que ele seja muito sensível à velocidade da memória. Em outras palavras, dá pra melhorar bastante esses números apertando e afinando a RAM. A boa notícia é que o controlador de RAM do 5600G é bizarro, com muito overclock por aí passando dos 5000 MHz, e a maioria dos pentes DDR4 fabricados nos últimos anos passa de 4000 CL 18 sem muito problema. Aqui eu rodo em 4133 CL18 sincronizado em 1:1 com o FCLK (infinity fabric) e percebi um salto grande do padrão de 3800 CL 18 (que é parecido com 3600 CL 16). Outra coisa, quase com certeza dá pra meter um curve optimizer + 200 MHz de auto OC aí. A tendência é o processador rodar mais frio e conseguir atingir 4.65 GHz constante em todos os núcleos, nisso já ganha mais uns fps também. Score no CPU-Z é pra ir pra ~600 no single e ~5000 no multi.
  15. Então, faz sentido enquanto o RT é uma tecnologia com custo computacional impeditivo e que é implementada no enjambre nos jogos. Mas estamos nos encaminhando pra um cenário no qual mesmo as GPUs de entrada já tem cacife pra rodar RT, pelo menos parcialmente e em 1080p. É um recurso que passou de uma peculiaridade, algo que matava o desempenho mesmo nas placas topo de linha da série 20, pra um que mesmo as placas de entrada das séries 40 e 50 já rodam relativamente legal (porém eventualmente ainda com auxílio de DLSS e FG). Pode anotar que conforme a tecnologia avançar, vão parar de dividir em 'desempenho raster X desempenho ray tracing', porque o que importa no final das contas é o desempenho. Será? Já eu acho que em 10 anos praticamente nenhum jogo vai ser desenvolvido sem RT. Só ver o sucesso que jogos antigos fazem as serem relançados praticamente iguais, mas agora com RT. Visualmente é muito bala e simplesmente não vale a pena ficar programando arduamente reflexos falsos quando dá pra botar a máquina pra processar feixes simulados e entregando um resultado muito superior. Mais ou menos, né... Ela ficou 10% acima da 7600 XT e 16,5% acima da 7600. Em 1440p, ainda ficou 6% acima da 7600 XT mesmo só tendo metade da VRAM, mostrando que sobra de VRAM também não faz mágica. Em 4k sim, aí a 4060 cai lá pra baixo, mas de qualquer forma nenhuma das placas roda o jogo acima de 14 fps, então acho que nem dá pra considerar. Black Myth, se não me engano, tem recursos internos de RT que só com mods pra tirar, ficam habilitados mesmo desabilitando no menu. Sim, essa questão realmente depende muito de otimização dos jogos. Pode ser que o jogo nem exija tanta VRAM, mas tem pipelines problemáticos e vazamentos de memória. Nesse caso do Indiana Jones por exemplo, pode ser que a modificação de uma ou outra configuração gráfica desafogasse a VRAM e mudasse drasticamente o resultado, com impacto pouco significativo na qualidade gráfica. Eu entendo que pra fazer uma comparação 'em pé de igualdade' se padronizam todas as condições, mas na prática, a realidade é que a experiência de jogo vai muito além disso e cada um vai ajustar os parâmetros de acordo com o seu gosto. Um ranço enorme que eu tenho com comparações de fps bruto desse tipo é que muitas já partem ignorando os 1% e 0,1% lows, ponto tão importante quanto ou mais. Apesar de ser mais determinado pelo processador, a GPU também influencia. Daí tem também aquecimento, ruído, taxa de problemas, fatores que dependem não só da GPU mas muito do modelo de cada placa... Todas coisas que as comparações passam por cima. Esses tempos li uma notícia de uma técnica de compressão por IA que poderia reduzir em >90% o consumo de VRAM, neural texture compression, algo assim. Atualmente, o Steam mostra que 2/3 das placas tem 8 GB ou menos de memória e isso os desenvolvedores sempre vão ter em mente. Então sim, eu acredito que ao longo dos anos 8 GB de VRAM vai se tornar obsoleto, mas acho que ainda vai levar muitos anos pra aparecer algum jogo que não rode minimamente bem com 8 GB (em 1080p, lógico). Ah entendi, cada teste é normalizado individualmente. Bom, é uma diferença que variou entre 10,1 e 1,6 p.p., isso no cenário de ray tracing desligado... O ponto é que a 4060 é tão melhor em RT que quando a comparação é com ele ligado, ela 'cava de volta' essa diferença e até supera em torno de 9% a 7600 XT - segundo o techpowerup, nessa comparação que tu mandou no reddit chega a 20 p.p. Aí minha opinião pessoal: se além do RT ativa junto o DLSS e o FG, a 4060 se torna um placa bem superior à 7600 XT (mesmo usando FSR+AFMF), independente da 'força bruta de rasterização com RT desligado' e sobra de VRAM, pelo menos pra 1080p (e ignorando - sem nem entrar no mérito de qual é melhor nesses quesitos - aquecimento, ruído, confiabilidade, etc., etc.). Eu penso diferente, pagaria até uns 10% a mais pela 4060 em relação à 7600, e pegaria a 4060 mesmo que tivesse no mesmo preço da 7600 XT (e não fosse muito acima da 7600, claro). Pra mim esses recursos, RT, DLSS e FG são diferenciais importantes, e também considero esses outros fatores além do desempenho em rasterização bruto nessa escolha. Tomara, últimos anos tá um marasmo brabo no mercado de GPUs, tá precisando de uma balançada. Claro que tem diferença, não tem como negar. Mas em alguns casos é tão mínima que mesmo um olho treinado só vai perceber se ficar ativamente procurando por ela. Em outros nem é tão mínima assim, mas o ganho de desempenho é tanto que compensa. Vai de cada caso, tem realmente jogos em que o DLSS não é bom, mas em outros, como é o caso do Death Stranding, chega a melhorar a renderização nativa. Isso é outra coisa pra ter em mente, conforme os modelos evoluem, as coisas mudam. Tem defeitos antigos que melhoram, novos defeitos surgem, as vezes se troca um pouco de performance por qualidade ou vice-versa. Não desmerecendo a comparação, mas o DLSS 4 foi um salto razoável em relação ao 3.5, que também é uma evolução do 3.1 ou 2.5. O próprio método, transformer em vez de CNN, também foi uma mudança bem significativa. Hoje o painel da Nvidia permite 'forçar' um modelo mesmo em jogos sem suporte, o que as vezes dá resultados excelentes (outras nem tanto). Pra mim, o DLSS é mais uma ferramenta no arsenal pra rodar cada jogo da forma mais manteiguinha o possível, nem sempre vou usar, mas de qualquer forma é bom ter a opção ali. Se por qualquer motivo tiver alguma zica no DLSS - o que comigo nunca aconteceu -, ainda dá pra usar o FSR da AMD e, até onde sei, sem qualquer desvantagem. Só que com uma placa AMD, fica-se privado de usar o DLSS.

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