Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

jeferson giacomeli

Membro Pleno
  • Posts

    21
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

4
  1. Gente desculpa o desenho no paint ehehehhehe acho que da pra entender.. Se eu fizer isso vai funcionar? por exemplo se eu chavear a base do bc numa frequenca de 100khz ele vai conseguir chavear a mesma frequencia de sinal 5vcc pra placa? ( se eu chavear nessa frequencia mil vezes na base, o bc vai chavear mil vezes os 5vcc pra placa?)
  2. pensei em usar um BC327, com a saida do clp 0vcc injetaria na base do bc, e no emissor colocaria 5vcc no coletor o sinal da placa. Acredito que funcionaria ? porém posso alterar a frequencia de chaveamento da base do bc ( ate 100khz) mas nao sei se ele consegue chavear nessa frequencia. o que voce acha?
  3. Boa tarde pessoal, Seguinte, estou com uma maquina parada na empresa em que trabalho. Nessa maquina existe uma placa que recebe dois sinais 5VCC ate 100 khz, eu tenho um clp que tem saidas rapidas de ate 100khz porém a alimentação dele é 24vcc e a saida é 0vcc npn. preciso de alguma maneira converter a saida do meu clp que é 0vcc para 5 vcc, para poder enviar os sinais pra placa, sendo que eu posso variar a frequencia de chaveamento deste sinal de 0 a 100khz Grato!!!
  4. Bom dia! Obrigado por responder, mas não sei se consegui explicar bem. Por exemplo: tenho um sensor analógico (saída de 0 até 10V ). Quero colocar ele na entrada do arduino, mas não posso por que ele só lê tensões de 0 até 5V. E tenho um inversor que vou usar pra variar a frequência do motor conforme a entrada analógica que ele receber ( que também é de 0..10V) Só que o Arduíno fornece uma saída analógica de de 0 ate 5 V. Entendeu?
  5. Bom dia! Tenho uma duvida básica relacionada ao Arduino. Suas entradas e saídas são de 5Vcc porém na industria o mais comum é 24Vcc. Até ai tudo bem.. porém o problema chega nas entradas e saídas analógicas do arduino que são de 0-5v. Preciso amplificar o sinal para 0-10v, tanto na entrada como saída. Alguém pode me dizer como faço isso?
  6. @aphawk Boa tarde! Me ajudou muito sua explicação!! Pode me ajudar nesta outra situação aqui? No caso.. tenho a saida do pic em 5Vcc e quero acionar uma carga de 500ma em 24vcc. Porém quero saida pnp e nao npn. Aí teve um cara que me ajudou fazendo este circuito.Só que não entendi bem ainda o emprego de alguns componentes ali.. tipo o resistor de 1k? serve pra que... e de onde saiu o valor de 1k no resistor? e porque nao tem nenhum resistor entre o coletor do npn e a base do pnp? e de onde saio o valor de 4k7 no resistor de base do bc? Grato!!
  7. Bom dia... a formula serve tanto pra pnp como npn?
  8. Obrigado! @Mestre88 . Justamente o que eu ia pedir adicionado 8 minutos depois Me explica de onde você tirou o resistor de 4k7 com o tip122. Qual foi o calculo?
  9. Bom dia! Queria saber se naquela foto que lhes enviei trocasse o tip127 por um tip122 e colocasse +24 no coletor e saisse com a carga no emissor funcionaria corretamente? com os mesmos componentes que estão na foto?
  10. Tá.. pensei que tava intendendo tudo.. mas foi só ilusão. Me corrijam por favor: O primeiro passo que eu sigo é achar a corrente do coletor ( carga ). Depois disso eu descubro a corrente de base Ib= Ic/hfe.(hfe=1000). Depois eu sei a tensão da base, que é a que está no resistor de base do transistor ( no caso ali em cima 5vcc - 0,7v (Vbe)= 4.3vcc), e sei também a corrente de base. Aí eu aplico a lei de ohm pra achar o resistor de base. Correto? Foi assim que descobri o resistor de 10k @Isadora Ferraz . Pode me mostrar em cima desse desenho qual seria o correto? adicionado 1 minuto depois Tenho outra duvida ainda! No caso do desenho que a @Isadora Ferraz postou ali em cima com os transistor complementares. Como se descobre o resistor de base do segundo transistor ( bc 556 ou bc558..)? adicionado 8 minutos depois Outra duvida básica, aproveitando o embalo... ainda no circuito da @Isadora Ferraz . O R3 (1k5) tem a mesma função do resistor R2 (100R) daquele desenho seu @Mestre88 ? Como eu acho a resistência correta dele no circuito? Naquele desenho da isadora.. ou em qualquer outro circuito em que o coletor de um transistor ( npn) aciona a base de outro (pnp), sempre vai ter um resistor entre base e emissor ( no segundo transistor) ? No caso ali em cima é o R3 (1k5)
  11. Eu fiz assim hoje de manhã... só que usei o TIP127.... porquê não queimo ele se eu alimentei um pnp com tensão positiva? Vou fazer um circuito parecido com o da@Isadora Ferraz . Não tem problema eu cortar o 0vcc. Só que como eu to aprendendo queria ver com o pnp que na elétrico é mais comum! Vou tentar de novo...
  12. Opa agora sim caiu a ficha hehehe o que importa é sempre essa relação entre base e emissor isso? que como foi mencionado antes precisa de no minimo 0.7V pra conduzir isto!? @Isadora Ferraz comemtou em fazer o circuito direto com um pnp darlington né. No meu caso eu tenho a saida de um microcontrolador PIC de 5V. Tem como fazer essa saida acionar direto um pnp darlington ( eu tenho o tip127 aqui) ou é preciso outro transistor antes! Se for possivel tu me diz que daí vou tentar fazer aqui e depois eu posto!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!