Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ChicoCybergoth

Membro Pleno
  • Posts

    64
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

5
  1. Saudações colegas. Estou precisando montar um sistema onde alimentarei um amplificador de som e um notebook na mesma bateria e estou com medo de acontecer um loop de terra pois não saberei como resolver e receio danificar algo. Fiz um esquema simples para ajudar a explicar o que pretendo. Alguém consegue me ajudar com essa questão? Agradeço a atenção! PS: Coloquei em verde o sinal de audio entre a placa e o amplificador. Azuis são as conexões do amplificador com as caixas, são bridge então não usam o terra comum.
  2. @Renato.88 então amigo, eu também perdi um multímetro Uni-T (na época valia R$200, hoje nem tenho noção) por conta da medição de corrente, mas foi erro meu, estava medindo corrente de um lado e tensão do outro na bateria do carro, acabei esquecendo de trocar a ponta de prova da porta, deu curto pelo multímetro, nunca mais foi o mesmo. Como os alicates não me atendem pois são feitos para correntes mais altas do que preciso medir então estava atrás de um multímetro barato pra isso, se torrar não perco muito, entende? Entendo superficialmente como funciona a leitura de corrente em série, o que me deixou confuso mesmo foi a informação de tensão máxima presente no manual, 25v/36v me pareceu muito baixo, e ter uma tensão máxima nesse tipo de leitura me apresentou problemas a mente, não fez "qualquer" sentido (fora faiscamento de alta tensão e tal), por isso vim pedir ajuda pro pessoal aqui que certamente entendem mais do que eu. @Renato.88 Essa ideia dada pelo @.if (medir a tensão sobre um resistor em série) funcionaria para medir corrente alternada? (essa que tem sido a dificuldade) @Alexandre RS amigão, você sabe me dizer se essa ideia de dar várias voltas no alicate daria certo se fossem tipo 100 voltas?
  3. @.if Ah sim! Mas creio que isso seria cuidado básico com qualquer multímetro. Muito obrigado pelas informações! @Alexandre RS nossa amigo! Essa eu não conhecia, nunca tinha pensado nisso também, vou ter que tentar, talvez eu tenha que dar umas 100 voltas no alicate pra chegar na medida que eu preciso hahahaha. Obrigado pela informação!
  4. Fiz uma foto do bichinho... Creio que o shunt seja aquele resistor grande R005. Tem um bom espaço entre as trilhas, não acredito que teria faiscamento mesmo aplicando uns mil volts. Gostaria de ver o outro lado da placa mas por medo de dar mau contato no display vou preferir deixar.
  5. @DiF entendo amigo, mas ainda acho que as mensagens que EU mandei na dita conversa deveriam ser mantidas. Obrigado pela atenção.
  6. @.if show amigo! Você acha então que eu posso fazer uma medição com ele nessas condições sem me preocupar muito? Sobre seu projeto, acho MUITO interessante! Se ele medir corrente DC também seria ainda MAIS interessante!
  7. Então amigo, os alicates são para medir corrente "alta", eu preciso medir coisa pouca, tipo 50mA, 200mA, daí esses alicates não servem, eu até tenho um.
  8. Saudações colegas. Estava precisando de um multímetro barato que medisse corrente AC, esbarrei nesse Modus 118A que no anuncio dizia ter tal função, então comprei, mas ao ler o manual na instrução do amperímetro diz o seguinte: "No more than 36v DC or 25v AC voltage is entered between port 10 and port COM" Onde diz "port 10" creio que faltou o A, seria "port 10A", daí faz sentido. Preciso medir o consumo de alguns equipamentos AC leves dentro de casa, 220v, mas essa informação de 36v me quebrou! Daí fiquei pensando e não consigo entender porque a tensão medida faria diferença num amperímetro se provavelmente o que ele tem dentro é um resistor shunt, o maior perigo seria uma tensão alta demais faiscar dentro do multímetro (e não seria com 36v nem com 25v), fora isso não consigo ver outra razão. Tentei conversar com o meu pai, mas não chegamos num acordo. Vocês tem alguma opinião sobre isso? Faz algum sentido? Será que faltam zeros na tensão escrita no manual? (360v e 250v) Estou com medo de medir algo e perder o equipamento. Agradeço a atenção.
  9. @DiF agradeço a resposta amigo, mas continuo achando estranho a pessoa ter acesso a apagar as MINHAS mensagens no MEU celular.
  10. Saudações colegas, sou novato no uso do Telegram, a alguns dias atrás eu estava conversando com um amigo, acabamos nos desentendendo e a conversa sumiu! A conversa sumiu completamente! Tudo o que a pessoa me enviou assim como tudo que eu enviei pra ela. Eu até consigo compreender que a a outra pessoa consiga apagar as mensagens do celular dela mesma, ou o que ela me enviou do MEU celular, mas apagar o que EU enviei do MEU celular é realmente algo que eu não consigo compreender, é como se a outra pessoa tivesse acesso total ao meu celular, app ou pelo menos a conversa, isso não me desce. Alguém sabe me dizer se isso é normal, o Telegram realmente tem essa função, fiz algo errado, meu celular foi invadido??? Estou muito confuso com essa situação. Agradeço a atenção!
  11. @Carlos Russo Então amigo, pode me dizer o que mais seria interessante saber do projeto que eu te passo, mas é basicamente isso, preciso pegar um sinal de audio separar graves para um lado, médios e agudos para outro. Conheço os filtros RC, não entendo a fundo mas tenho impressão que um filtro passa baixa irá permitir a passagem dos graves mas irá "torrar" o restante das frequências (jogando para o terra), mas preciso dessas frequências, não posso torrar elas... se é que é assim. @Renato.88 então amigo, filtros ativos vão consumir energia, a briga por energia é bem grande nesse projeto, mas dependendo de quanto talvez dê, você teria algum circuito para sugerir? Qualidade de som não é bem o foco do projeto, mas claro que está muito em pauta, acho que energia seria o primeiro lugar, depois a qualidade. Tentei colocar um divisor desse passivo dentro da caixa (desse que citei) mas perdi 3dB, daí desisti. Obrigado!
  12. Saudações colegas! Estou precisando separar frequências de audio para um projeto. Teria que separar os graves para um lado, médios e agudos para outro, isso tudo em nível de sinal de audio, depois seriam amplificados separadamente e ligados nos falantes correspondentes. Eu nem sei se o termo "crossover" é o certo pra isso, pesquisei bastante e só aparecem aqueles divisores de frequência para colocar dentro da caixa de som, depois do som amplificado. O sistema vai trabalhar com pouquíssima energia disponível, então, quanto mais simples e mais econômico melhor, cada mA conta. Vocês conseguem me ajudar de alguma forma? Sabem de algum circuito ou de como pesquisar por isso? (pode ser que eu não esteja sabendo pesquisar corretamente). Muito obrigado! Bom final de ano para todos!
  13. Pessoal, agradeço a atenção de todos, eu vou desistir do "projeto" pois o equipamento que deu problema no momento é um rádio de carro daqueles de SUPER QUALIDADE daquela marca que tem vários lasers, sabe?! Trocado com Dotz a alguns anos atrás, os componentes são SMD, eu não tenho nem peças nem equipamento pra efetuar as trocas, fora que acho que nem vale o empenho de consertar isso. De qualquer forma pra mim foi bem valioso, aprendi várias coisas, então agradeço a todos novamente. Grande abraço, bom fim de semana.
  14. Testar fora do circuito... só de pensar na trabalheira já dá vontade de desistir! hahaha Nesse caso, um rádio de carro Multilaser acho que nem tá valendo mesmo. Pensei nisso, mas acho estranho um resistor desse zoar do nada assim sendo um aplicado apenas sinal nele, sem corrente, sem aquecimento... Mas sim, poderia, todos os botões zoariam. Cara, assim dentro de casa, nesse momento uns 4, fora outros que já foram descartados. Mas uma vez aconteceu de eu comprar 6 mesas DMX e todas as 6 deram o mesmo problema, tive que devolver, foi só dor de cabeça.
  15. @Renato.88 Você diz, como se ele tivesse ficado trancado apertado? Me parece meio difícil mas é plausível. Qual a melhor forma de eu localizar esse defeito?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!