Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tensão máxima na função amperímetro do multímetro (Modus 118A)


Posts recomendados

Saudações colegas.

Estava precisando de um multímetro barato que medisse corrente AC, esbarrei nesse Modus 118A que no anuncio dizia ter tal função, então comprei, mas ao ler o manual na instrução do amperímetro diz o seguinte:
"No more than 36v DC or 25v AC voltage is entered between port 10 and port COM"

Onde diz "port 10" creio que faltou o A, seria "port 10A", daí faz sentido.
Preciso medir o consumo de alguns equipamentos AC leves dentro de casa, 220v, mas essa informação de 36v me quebrou!

Daí fiquei pensando e não consigo entender porque a tensão medida faria diferença num amperímetro se provavelmente o que ele tem dentro é um resistor shunt, o maior perigo seria uma tensão alta demais faiscar dentro do multímetro (e não seria com 36v nem com 25v), fora isso não consigo ver outra razão.
Tentei conversar com o meu pai, mas não chegamos num acordo.
Vocês tem alguma opinião sobre isso?
Faz algum sentido?
Será que faltam zeros na tensão escrita no manual? (360v e 250v)
Estou com medo de medir algo e perder o equipamento.

 

Agradeço a atenção.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Renato.88 disse:

Nesse caso é melhor um alicate amperímetro. 

 

Isso de ter que interromper um fio pra medir corrente não é boa ideia, ainda mais na rede ac de 220V.

Então amigo, os alicates são para medir corrente "alta", eu preciso medir coisa pouca, tipo 50mA, 200mA, daí esses alicates não servem, eu até tenho um.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 horas atrás, ChicoCybergoth disse:

entender porque a tensão medida faria diferença num amperímetro se provavelmente o que ele tem dentro é um resistor shunt

Sua observação faz sentido amigo. De fato não tem o que se preocupar. A não ser que os ports 10 e COM de fato possam estar sujeitos a alta V em condições especiais. E geralmente o chinês deixa o tradutor automático se virar e não dá muita bola pra revisão do manual (publique-o) muito menos a técnica. De fato pode ser 250 e 360V.

 

10 horas atrás, ChicoCybergoth disse:

os alicates são para medir corrente "alta", eu preciso medir coisa pouca, tipo 50mA, 200mA, daí esses alicates não servem

Com mais uma tradicional coincidência, permito-me registrar que estou a pensar num projeto que aproveita a estrutura de um alicate deste pra medir correntes com resolução de 1mA ou menos. Penso num simples ampop pra começar. A ideia é monitorar à distância o consumo de meu estabelecimento pra ver se neguinho desde "deixou luz - de led - acesa" a "há quanto tempo está no banho" e outros processos que eu achar interessante monitorar.

Permito-me decidir se publico cá no forum ou não 😁. Caso não, fica a aí a semente 🙃

Vá dando refresh nesta página a cada 5 minutos.. vai que eu decida por publicar 🤪

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz uma foto do bichinho...
Creio que o shunt seja aquele resistor grande R005.
Tem um bom espaço entre as trilhas, não acredito que teria faiscamento mesmo aplicando uns mil volts.
Gostaria de ver o outro lado da placa mas por medo de dar mau contato no display vou preferir deixar.

imagem_2023-12-07_234124269.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pode sim amigo...

9 horas atrás, ChicoCybergoth disse:

fazer uma medição com ele nessas condições sem me preocupar

...Mas (sempre tem um mas) lembre-se que há picos de corrente em muitas situações mesmo quando você liga uma simples lâmpada led. Eu sei.. apresentar o problema não ajuda muito né? Então vamos também a uma solução conceitual: coloque um interruptor ligado em paralelo com o amperímetro, 'tá ligado'? Acione o que quer que queira acionar (de corrente baixa) até você 'sentir' que estabilizou; aí então desligue o interruptor e analise a corrente. E já que possuis o alicate amperímetro, coloque-o também: se a corrente for alta nem desligue o interruptor.

Sucessos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if Ah sim! Mas creio que isso seria cuidado básico com qualquer multímetro.
Muito obrigado pelas informações!

 

@Alexandre RS nossa amigo! Essa eu não conhecia, nunca tinha pensado nisso também, vou ter que tentar, talvez eu tenha que dar umas 100 voltas no alicate pra chegar na medida que eu preciso hahahaha.
Obrigado pela informação!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ChicoCybergoth bom, agora li o tópico certo calma e entendi o que procura. 

 

Eu hoje, não uso o multimetro pra medir corrente em série porque já perdi um assim. 

Quando você mede corrente, teoricamente não vai tensão para o multímetro, pois ela só passa pelo shunt e o que realmente vai é a tensão que aparece no tal resistor.

Dado a lei de Ohm, o circuito do multímetro é calculado pra converter esse valor de tensão em um número coerente à corrente que passa por ali. 

O problema é se esse resistor queimar, aí a tensão da rede vai para o multímetro e queima o circuito. Muitas vezes o resistor queima primeiro que aquele fusível ali, e tem alguns multímetros baratos que nem o fusível tem. 

 

Atualmente, sigo uma ideia dada por @.if em outro tópico aqui do fórum. 

Serve muito bem pra medir essas coisas de baixa corrente. 

Coloca um resistor de potência alta e baixo valor e mede a tensão que está nele. 

O valor de V que você encontrar divide pelo que está no resistor, o resultado da conta é a corrente. 

Aqui, já faz um bom tempo arranjei um monte de resistor de 1ohm por 10W numa sucata. Até então não tinha muito uso pra eles, mas com esse método da pra medir corrente sem fazer a conta. Pois R sendo valor "um" conclui-se que V=A. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, Renato.88 disse:

Pois R sendo valor "um" conclui-se que V=A. 

Pra usar R de qualquer valor ou melhor, o que tinha na reta, fiz um simples divisor resistivo com trimpot. P.ex. eu usei 0.33R pra medir algumas dezenas de mA com multímetro na escala 200mV. Bastou um trimpop multivoltas com os extremos em paralelo com o 0.33 e medir a V no do meio. O pulo do gato foi ter um amperímetro de verdade pra calibrar. E depois coloquei a parafernalhazinha na jiga de teste pra produção fazer as medições. Assim consegui dormir com mais tranquilidade e a leitura fica 'direta' algo como um vislumbre de um 'computador analógico'.  😁

 

Outra historieta...certa feita precisei medir dezenas a centenas de A e não tinha o alicate amperímetro de fácil acesso. A iluminação: medir a V num pedaço de fio 10mm. Conectei 2 fios nuns 10cms de espaçamento. Como ia dar na faixa de uV's apenas, a parte II da iluminação: amplificar com ampop e retificar com retificador ideal com ampop. Emprestei um alicate amperímetro pra verificar e...sucesso total com estabilidade, precisão e linearidade coerentes com a necessidade. 🙃

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 então amigo, eu também perdi um multímetro Uni-T (na época valia R$200, hoje nem tenho noção) por conta da medição de corrente, mas foi erro meu, estava medindo corrente de um lado e tensão do outro na bateria do carro, acabei esquecendo de trocar a ponta de prova da porta, deu curto pelo multímetro, nunca mais foi o mesmo.

Como os alicates não me atendem pois são feitos para correntes mais altas do que preciso medir então estava atrás de um multímetro barato pra isso, se torrar não perco muito, entende?

Entendo superficialmente como funciona a leitura de corrente em série, o que me deixou confuso mesmo foi a informação de tensão máxima presente no manual, 25v/36v me pareceu muito baixo, e ter uma tensão máxima nesse tipo de leitura me apresentou problemas a mente, não fez "qualquer" sentido (fora faiscamento de alta tensão e tal), por isso vim pedir ajuda pro pessoal aqui que certamente entendem mais do que eu.

@Renato.88 Essa ideia dada pelo @.if  (medir a tensão sobre um resistor em série) funcionaria para medir corrente alternada? (essa que tem sido a dificuldade)

 

@Alexandre RS amigão, você sabe me dizer se essa ideia de dar várias voltas no alicate daria certo se fossem tipo 100 voltas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, ChicoCybergoth disse:

Essa ideia dada pelo @.if  (medir a tensão sobre um resistor em série) funcionaria para medir corrente alternada? (essa que tem sido a dificuldade)

Funciona. 

Mas tem que ser o resistor certo, veja... 

No exemplo que mencionei eu disse que usando um resistor de 1R facilita a conta, visto que na matemática da lei de Ohm o número 1 não altera o valor. 

 

Porém para a corrente alternada ele não serve porque a maioria dos multímetros para poder medir corrente alternada tem um diodo em série. 

Os diodos só permitem a passagem de corrente elétrica a partir de 0,7V e somado às resistências internas do aparelho os multímetros só medem CA a partir de 1V.

Logo, com resistor de 1R só vai aparecer valores acima de 1 ampere. 

 

Portanto, com um resistor de 10R a resolução mínima seria de 100mA, pois aí a conta passa a ser 1÷10.

Valores quebrados como 20, 30 e 40 funcionam também.

Só que se aumentar muito, a tensão no seu aparelho vai caindo pois o valor que você encontra no resistor é subtraído da tensão total enquanto que o restante vai para o aparelho. 

 

Exemplo:

Sua tomada tem exatos 220V cravados. 

Você mediu uma lâmpada e com um resistor de 20 ohms em série encontrou nele 1,8V.

Dividindo... 

1,8 ÷ 20 = 0,09

Ou seja 90mA. 

Na lâmpada vai encontrar 218,2V mas isso não atrapalha medir. 

 

Indo mais a fundo e multiplicar a tensão pela corrente encontrada teremos a potência consumida:

218,2 x 0,09 = 19,638

Podemos arredondar e dizer que a lâmpada tem 20W.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
23 minutos atrás, Renato.88 disse:

a maioria dos multímetros para poder medir corrente alternada tem um diodo em série. 

Os diodos só permitem a passagem de corrente elétrica a partir de 0,7V e somado às resistências internas do aparelho os multímetros só medem CA a partir de 1V.

Acho que o amigo se equivoca. Para medir Vac baixa usa ter um ampop. P.ex. no multímetro que tem escala 20 ou 2Vac deve tê-lo pois tem resolução/graduação de até 1mV (o meu projeto la de cima foi de 1uVac ou - ) ..Já o que só tem 200Vac com 100mV de granulação... não sei dizer... talvez (talvez) seja este que o amigo menciona.

Portanto finalmente a dica pro amigo autor medir Vac ao invés de Iac: adquira um multímetro que tenha escala 20Vac ou menor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, .if disse:

..Já o que só tem 200Vac com 100mV de granulação... não sei dizer... talvez (talvez) seja este que o amigo menciona.

Sim, é desses que estou dizendo. 

No caso, esses baratos que se encontram até no mercadinho da esquina (lá não é tão barato). 

Eles usam um diodo e uma rede de resistores que "converte" VAC para mVDC. 

35 minutos atrás, .if disse:

. no multímetro que tem escala 20 ou 2Vac deve tê-lo pois tem resolução/graduação de até 1mV (o meu projeto la de cima foi de 1uVac ou - )

Mas aí, se tiver um multímetro bom desses ele também vai ter a escala de corrente baixa em ac, pois internamente usa o mesmo circuito, apenas alterando a rede de resistores. 

Aí, não ia precisar de tudo isso. 

37 minutos atrás, .if disse:

Para medir Vac baixa usa ter um ampop

Sim, conheço o tal circuito. Tenho uma revista antiga que ensina como fazer. 

42 minutos atrás, .if disse:

Acho que o amigo se equivoca.

Ia mencionar isso acima, mas acabei esquecendo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
9 horas atrás, Renato.88 disse:

se tiver um multímetro bom desses ele também vai ter a escala de corrente baixa em ac, pois internamente usa o mesmo circuito, apenas alterando a rede de resistores. 

Aí, não ia precisar de tudo isso. 

Mesmo assim eu (eu) recomendo fortemente que não use a escala de corrente baixa em ac mas sim o shunt com resistor baixo e meça vac baixa nele. Mesmo passando do ponto não pifa*. Um multímetro bom deste usa ter um custo maior.

 

*Em tempo.. a outra ponta da medição num patamar mais elevado, eu perdi um multímetro semi caro deste. Uma alta V não aparecia. Achei que tinha mas estava baixa.. vou conferir com multímetro na escala 1000V... ela apareceu só pra levar ele pro saco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!