Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SadTech

Membros Plenos
  • Total de itens

    35
  • Registro em

  • Última visita

  • Qualificações

    N/D

Reputação

2

Sobre SadTech

  • Data de Nascimento 01/12/1996 (23 anos)

Informações gerais

  • Cidade e Estado
    Brasília/DF
  • Sexo
    Masculino

Meu PC

  • Processador
    AMD Ryzen 5 2600X
  • Cooler
    Cooler Box AMD
  • Placa de vídeo
    Nvidia GTX 980 Ti 6GB Founders Edition
  • Placa-mãe
    Gigabyte B450M AM4 Series
  • Memória
    Kingstom HyperX 16 GB 2400 MHz
  • HDs
    Seagate Barracuda 2TB 7200 rpm
  • SSDs
    Kingstom 240GB - 500MB/s
  • Gabinete
    Tipo Torre Warrior
  • Fonte
    Gigabyte 750W c/ Selo 80 Plus Gold
  • Mouse
    Multilaser 2400 DPI
  • Teclado
    Padrão Megaware
  • Sistema Operacional
    Windows 8.1 Pro
  1. Joguei um pouco de isopropanol nos pinos e esperei secar. Montei o processador no socket, liguei umas três vezes, e nada. Esperei mais um pouco, na quarta vez ele iniciou o SO como se nada tivesse acontecido. Fiquei feliz, mas para ter certeza, desliguei o PC. E quando religuei, ele apresentou o mesmo problema de novo. Estou começando a suspeitar de curto.
  2. Descobri o porquê de não conseguir instalar os drivers: a placa de vídeo é falsificada. Na verdade, não exatamente falsificada, ela teve a BIOS adulterada para parecer uma 650. Ela é outra placa, mas não consegui determinar que modelo. Ele provavelmente é pelo menos uma geração mais antigo que a série 600. O próprio GPU-Z me alertou que ela provavelmente era falsa. Ao pesquisar as especificações dela no Tech Power Up, flagrei a mentira: muitas informações não condiziam com o que me era mostrado. Enfim, levei o cano, vida que segue. O tópico pode ser marcado como resolvido.
  3. @Caio Ferreira Vou ter q arriscar com isopropanol utilizando uma garrafinha com gatilho que tenho aqui. Você sabe se com um multímetro eu poderia determinar se existe esperança ou não?
  4. Infelizmente não dá para mostrar com detalhes, porque minha câmera não é das melhores, e os resíduos de pasta são minúsculos, mas eles estão na borda direita do die, bem ao lado dos pinos mais externos. adicionado 2 minutos depois @rodrigo.dcvieira sim eu removi o processador do socket. A Arctic Silver que utilizei é daquelas versões de 50 reais que vendia no ML. Tem leves teores de prata. Não sei o preço dela atual, mas não é a versão Premium desta.
  5. @Caio Ferreira será que jogar um pouco de álcool isopropílico ajudaria?
  6. Hoje pela manhã eu estava sem o que fazer, e resolvi abrir meu PC para realizar aquela limpeza preventiva. Como de praxe, resolvi trocar a pasta térmica do meu Ryzen 5 2600X e tirar a poeira da área em volta do socket. Montei tudo de volta no gabinete, e quando ligo máquina, ela dá sinal de vida, mas não dá boot. TODOS os componentes ligam, inclusive o disco rígido. No entanto, a tela entra em modo de economia de energia, e fica por isso mesmo. Fazendo o clássico processo de eliminação de possibilidades, fui testando os componentes: memória RAM, placa de vídeo, placa-mãe (ela é uma b450m da Gigabyte) e por fim processador. Não tendo total certeza a respeito dessa última alternativa, peguei um Ryzen 5 1600 de um colega para testar; instalado, a máquina inicia normalmente. A certeza subiu para 98%. No entanto, para não deixar dúvidas, testei o meu processador em outra placa-mãe AM4, da Asus. Nesse teste, a máquina nem sequer ligou: não deu um único sinal de vida. Fui examinar de perto o Ryzen 2600X , inclusive fazendo uma inspeção nos pinos para ver se algum não havia entortado durante a montagem. Não era o caso. Finalmente, notei que haviam resquícios minúsculos de pasta térmica próximos aos pinos. E como eu utilizei uma Arctic Silver , eu acredito que ela pode ter conduzido alguma eletricidade estática residual para dentro da cápsula e inutilizado o processador. Só que eu não tenho certeza se o processador realmente foi pro saco ou se ele está em curto. Sem um multímetro fica complicado. Baseado nessas informações, o que os senhores acham? Ainda há esperança? O prejuízo será de 1000 reais (valores de 2019), mas vai ser bem maior se eu tiver de comprar outro processador com o dólar nos céus.
  7. @M4rcão fiz o teste em outra máquina que possuo, e apresentou o mesmo problema. A dita cuja tem um processador Intel Core i3 de 3ª geração.
  8. Configurações da minha máquina: AMD Ryzen 5 2600X Six-Core 16GB de RAM DDR4 Hyper X placa-mãe Gigabyte B450M SSD Kingstom 240GB HD Seagate 2TB 7200RPM Windows 10 Pro Recentemente adquiri uma placa de vídeo usada de entrada, através de um conhecido. É uma GTX 650 de uma fabricante pouco conhecida no Brasil, chamada Point of View (segundo o TechPowerUp, ela faliu recentemente). Pois bem, eu simplesmente não consigo instalar os drivers da referida placa. Em dado momento da instalação, a tela simplesmente fica escura (não apaga) e assim fica indefinidamente. Isso ocorre tanto com o driver mais recente, como também com alguns antigos que procurei na internet. Iniciando a instalação... Em dado momento, a tela fica escurecida, embora esteja ligada. Como se fosse perdida a conexão com a VGA. Eu pensei que poderia ser um problema de BIOS; no entanto, não encontrei a BIOS desse modelo, dessa fabricante. A mais próxima foi da GTX 650 Ti, mas a minha é apenas 650. Sinceramente não sei o que fazer, um problema totalmente novo para mim. Modelo da VGA em questão.
  9. @jpplokox Na verdade, o grande problema é que, não sei se foi uma atualização bugada, mas no Afterburner, a opção "On Screen Display" simplesmente desapareceu, só existe a opção de exibir num certo modelo de teclado da Logitech. Não sei se você compreendeu, como estou no trabalho, assim que chegar em casa vou postar screenshots do programa.
  10. @jpplokox Eu nunca consegui usar ele no Windows 10, só no 8.1 e no 7. Você saberia o porquê?
  11. Sua fonte aguenta a 5700XT tranquilamente, não se preocupe. Agora, em relação ao preço e desempenho, ela está no patamar da RTX 2060 Super e da RTX 2070. Então, sim compensa trocar a 1660 por ela, se dinheiro não for um problema. Eu particularmente faria a troca mesmo se a 5700xt em questão fosse usada. Isso porque, como disse um colega acima, as GPUs da AMD envelhecem bem, ela é famosa por manter updates e otimizações em placas antigas por um tempo satisfatório, adiando a compra de uma placa nova. Eu devo abandonar a Nvidia em breve (GTX 980 Ti) e adquirir uma RX 5950 que deve ser lançada em breve. Cansei do descaso da verdinha.
  12. Olá pessoal, Gostaria de sugestões de programas alternativos ao tão conhecido Afterburner. Não necessariamente para fazer overclock (ainda), mas principalmente para exibir o status dos componentes na tela enquanto jogo (semelhante àquelas gameplays e testes feitos no Adrenaline e outros).
  13. Sua placa é Gigabyte ou Aorus? Embora a Aorus seja uma marca Gigabyte, são modelos diferentes. Posta uma foto da VGA funcionando aqui para que possamos analisar.
  14. @Elder Nauvirth É possível descobrir o diâmetro desse parafuso? Porque eu terei que comprar as chaves e queria comprar as que abrem exatamente esse parafuso.
  15. Não é normal não viu... Já tentou abrir ela, passar isopropanol na PCB, trocou a pasta térmica da GPU? Muitas vezes sujeira e poeira em excesso causam superaquecimento desnecessário. Uma VGA com dois fans deveria chegar a no máximo uns 70 graus.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Aprenda a ler resistores e capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!