Ir ao conteúdo

FagundesRafael

Membro Pleno
  • Posts

    61
  • Cadastrado em

  • Última visita

  1. @Diego Capixaba é assim mesmo, se você compra novo vem com pasta aplicada e é só instalar. E como o Fuzion200 disse, é suficiente.
  2. Eu gosto muito dos jogos da Telltale (que havia falido infelizmente, mas foi comprada por outra empresa logo depois). Os jogos da telltale são narrativas interativas, não sei se você curte esse tipo de jogo. Mas pra quem gosta de tomar decisões em jogos e ter uma boa história, acho que é uma boa pedida. O único problema é que são bem curtos os jogos. Os jogos da Telltale eram lançados em episódios, então se você comprar tem que comprar todos os episódios pra jogar a história completa. Ou se for baixar por aí, cuida pra pegar a versão com todos os episódios. Eu recomendo estes: The Wolf Among Us; Game of Thrones (A Telltale Games Series); Guardians of the Galaxy: The Telltale Series; Batman; Tales From The Borderlands. Um dos mais famosos da Telltale é o The Walking Dead. O jogo é bem feito, mas eu não me agrado muito dessa temática de zumbi. Além dos jogos da Telltale, recomendo mais alguns: Detroit: Become Human; Resident Evil 4; Hellblade: Senua's Sacrifice. Se você tiver um playstation 3 ou 4 tem God Of War, que é uma saga maravilhosa. A Sony tem vários exclusivos bacanas na minha opinião. Dessa lista os jogos não são estilo The Witcher, mas eu passei pensando em jogos com boa história. É realmente complicado após finalizar The Witcher 3, nada se compara a esta obra-prima.
  3. @DezenaGabriel entendi... Então eu realmente não sei te dizer o que é, aguarda o pessoal do fórum vir com mais respostas. Mas procura já deixar certo na BIOS os 3200mhz, aí você já remove um fator que pode interferir. Como você recém trocou peças e formatou, precisa colocar os drivers. Dá uma olhada se você colocou os drivers recentes da placa-mãe e placa de vídeo. Também creio que seria interessante você gravar um vídeo mostrando as informações na tela, pode usar um programa como MSI Afterburner + RTSS pra monitorar tudo, depois posta aqui. Eu estava só visualizando seu tópico, nem ia postar nada, mas vi que parecia errado o print da memória mesmo.
  4. @DezenaGabriel eu tava comparando a imagem que você postou do CPU-Z, na aba SPD: Aí onde aparece 1200Mhz pra você, pra mim aparece metade da velocidade da minha memória (que no meu caso é 1333mhz, por isso aparece 667Mhz). Você consegue confirmar na aba "Memory" qual é a "Dram Frequency" que está aparecendo?
  5. Exatamente isso, eles voltam depois com idade reduzida. Se não me engano os jogadores que se aposentam no seu clube tendem a aparecer na sua base, pelo menos no PES 2021 aconteceu várias vezes isso comigo.
  6. Em nenhum momento eu disse que 75 graus era o limite. O limite setado pela BIOS dessa placa é de 90 graus. Pois bem, eu prefiro seguir as orientações do fabricante, se projetaram com determinada temperatura de operação e está dentro do informado, eu não mexo. A placa do nosso amigo Pedro não está operando na temperatura limite, que seria de 90 graus. Conforme ele mesmo relatou, ela chega em torno de 81 graus em stress e jogos pesados. Eu vou manter tudo aqui para evitar de acrescentar muitas publicações. Algumas das referências que você citou inclusive postam conteúdo no YouTube, então essa história de que por vídeo não é possível se informar é bobagem. Essa placa RX 570 da XFX realmente produz bastante ruído. Eu já tive outras placas e nenhuma faz tanto barulho. Eu concordo com você nesse ponto. Não recomendei a troca de pasta térmica e thermal pads, só relatei minha situação. No meu caso havia um problema de temperatura, fiz troca de pasta térmica e thermal pads por se tratar de uma placa usada e que estava aquecendo acima do esperado. No meu caso resolveu, mas não é a mesma situação do Pedro. Eu não faria isso, nenhum usuário comum teria motivo para fazer isso. Novamente, conforme o Pedro relatou, a placa dele chega a 81 graus em stress e jogos pesados. O meu ponto é que ajustar a ventoinha nessa placa RX 570 da XFX para 50% a 50ºC e 100% a 70º vai produzir um ruído desnecessário, que na minha opinião é sim extremamente desagradável. Além disso, eu não vejo problema com a temperatura que ele tem de 75-81, considerando a informação do próprio fabricante. Mas eu entendo sua preferência por manter em temperatura mais baixa, ainda que eu não veja necessidade.
  7. Eu preciso discordar de algumas coisas: Se a BIOS de fábrica informa temperatura alvo de 75 graus, como 70 graus pode ser preocupante? Só para comparação, a Gigabyte informa no FAQ que a tecnologia fan stop pode acionar o fan só ao atingir 63°C: https://www.gigabyte.com/us/Support/FAQ/3277 Conforme se pode conferir nesse vídeo, a GPU manteve os 1286Mhz de clock mesmo chegando a 80 graus. Vale ressaltar que o vídeo é da XFX RX 570 versão de 8GB. Sobre a durabilidade, ainda que a temperatura influencie, sem defeitos de fábrica e mal uso as GPUs costumam durar muitos anos. Apenas por atingir em stress e jogos pesados 81 graus, ele certamente não vai ferrar a placa dele. Se esse fosse o caso, a fabricante certamente não iria querer assumir o risco. 50% a 50°? Você acha mesmo necessário essa configuração para um usuário comum que vai jogar? Eu posso garantir que esse ajuste vai produzir um ruído insuportável. Testei na época em que estava tendo problema de temperatura, era tão chato que eu preferia reduzir o clock e fazer undervolt. Quando falei sobre troca de pasta térmica e thermal pads estava relatando minha situação. No meu caso, uma placa usada e que realmente precisava dessa manutenção. Tanto foi que o problema da temperatura no meu caso foi resolvido após isso. Para o Pedro não faria sentido trocar pasta térmica e thermal pads, uma placa com 8 meses de uso, comprada nova. Por experiência própria com essa placa, imagino que dessa forma praticamente qualquer jogo que ele for jogar vai deixar a ventoinha em 100%, então ele vai ouvir mais o som da placa do que o próprio jogo. Eu sei que não tem nenhum problema deixar configurado assim, de fato a temperatura deve reduzir um pouco, mas eu prefiro deixar no automático e não ficar ouvindo o ruído.
  8. Eu tentei encontrar algum vídeo de alguma situação parecida com a sua. Nos comentários desse vídeo um cara comentou que fez scan and repair pela battle net. Ele disse ter resolvido o problema dos artefatos, mas ainda ter problema de crash. Acho que vale a tentativa.
  9. @pedro20022 tenho essa mesma RX 570 da XFX, essas suas temperaturas são normais. Essa placa tem como temperatura alvo 75 graus, segundo a própria BIOS: https://www.techpowerup.com/vgabios/192057/xfx-rx570-4096-170419. A temperatura vai variar com vários fatores, a pasta que está aplicada, a temperatura ambiente, a tarefa sendo realizada... Eu não me preocuparia com a temperatura que você está tendo, aqui o Furmark até passa dos 81 graus se deixar rodando, isso que fiz troca de pasta térmica, thermal pads e limpeza um tempo atrás. Quando comprei a minha (usada, via mercado livre) estava tendo problemas de temperatura (indo a 90 graus quase que instantaneamente), resolvi com troca da pasta térmica e thermal pads (o dono anterior, creio eu, aplicou uma pasta de baixíssima qualidade, me parecia ter usado uma Implastec branca, aquela da mais barata). Sobre o undervolt, antes de chegar a pasta e thermal pads eu chegava a utilizar. Mas eu não lembro quanto exatamente eu reduzia, só lembro que fazia undervolt + redução de clocks. Mas no meu caso realmente havia um problema, já que ficava direto batendo 90 graus. Essa placa não tem um sistema de resfriamento muito bom, por isso ela normalmente trabalha com essa temperatura que comparada a algumas placas é "alta". Mas é assim mesmo, se você pesquisar testes nessa RX 570 da XFX vai ver que é bem comum ela estar nessa temperatura. Mas a sua está normal em relação a temperatura, fique tranquilo. Não vejo motivo para o undervolt no seu caso, é mais uma coisa pra você ficar tendo que prestar atenção ao invés de aproveitar o pc. Sobre o problema que você tem no jogo, eu não jogo esse jogo, então não tenho como ajudar. Mas tente drivers diferentes, aí você já descobre se não é um problema específico com algum driver. Se você entrar na página de drivers dessa placa no site da AMD, clicando em "Release Notes" em algum driver qualquer, vai ver que há algumas informações sobre problemas conhecidos do driver e correções aplicadas. Ou seja, é bastante normal o driver ter algum problema específico em determinado jogo e o fabricante saber disso e estar corrigindo. Não estou dizendo que é esse o caso, mas é uma boa testar outros drivers. Apenas para informação, eu estou utilizando o driver Adrenalin 20.9.1 (Windows 10 64bits). Esse driver talvez não esteja mais disponível no site da AMD, notei que vários drivers são removidos da seção de downloads conforme novos vão surgindo. Mas você encontra estes drivers em sites como o Guru3D.
  10. Que bom que melhorou o desempenho do CPU Leonardo. Mas pelo que você informou me parece que tem algo errado. Se conseguir testar individualmente as peças, seria o ideal... Espero que consiga resolver, qualquer coisa atualize o tópico que o pessoal tenta lhe ajudar mais. Boa sorte, é uma pena que no GTA não tenhamos conseguido descobrir com certeza o motivo até então.
  11. Exato, dual-channel terá um desempenho superior mesmo com esses mhz a menos. Tem um artigo aqui no CDH sobre o ganho de desempenho utilizando dual-channel: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/memoria/mem%C3%B3ria-em-dois-canais-aumenta-o-desempenho-do-computador-r37074/
  12. @Thales D creio que vá depender do uso que você tem. Se você costuma utilizar jogos que consomem mais de 8GB de ram ou faz isso com outras tarefas, vai sentir falta sim... Mas se não é o seu caso pode acabar sendo pouco relevante. Vale lembrar como o @DaianSbem lembrou, dual-channel tem um ganho de desempenho que é bastante considerável (embora varie bastante de jogo para jogo e tarefas): Eu se fosse você aguentaria um tempo só com 8GB pela vantagem futura, mas aí é com você.
  13. Com relação a desempenho do jeito que está não deve ter ganho, mas na minha opinião vale muito a pena para você. Isso porque você estaria pegando um kit com possibilidade bem maior de upgrade de CPU e memórias. Você vai poder utilizar memórias DDR4 de frequência mais alta, vai poder colocar algum CPU Ryzen mais parrudo do que poderia colocar na sua mobo H61. Nesse chipset H61 antigo você só tem processadores 4-core, na A320 você pode colocar um 6-core ou 8-core que vai ficar show. Inicialmente você teria a perda de 4GB de ram, mas é bem mais fácil acrescentar um outro módulo de 4 ou 8GB do que trocar todo o kit. Resumindo, na minha opinião vale muito a pena para você. Futuramente acrescente mais memória e troque o CPU, vai ficar ótimo.
  14. Aqui em casa tem uma Asus Prime A320M-K em outro computador, se não me engano comprada em 2017. A placa nunca apresentou nenhum tipo de problema. Usando com um Ryzen 5 1600 e dois pentes de memória em 2666mhz (8GB Crucial Ballistix 2400mhz + 4GB Risemod 3000mhz). O único porém na minha opinião é que a trava da PCI-E é um pouco sensível, então tenha cuidado ao manusear pra não acabar quebrando. Se quebrar ainda é perfeitamente possível encaixar, mas melhor não né... Marquei pra ver a trava da qual estou falando: Subir a frequência das memórias na mobo foi bem fácil. Se a frequência máxima da sua memória não for reconhecida direto é só ativar o recurso "D.O.C.P." e selecionar a frequência correta. A BIOS da placa é bem intuitiva, eu gostei. Um detalhe importante é que por não ter dissipação no VRM é melhor não colocar determinados CPUs high-end na placa: Mas no seu caso daria conta tranquilamente do seu CPU e ainda teria uma boa margem de upgrade, se não deseja fazer overclock. Outros contras na minha opinião: só tem 4 entradas SATA (pra HD e SSD SATA); possui apenas uma conexão de fan com rotação controlada pela placa (em caso de ter mais fans terá que conectar diretamente na fonte com rotação sempre a 100% ou utilizar uma controladora separada). Acredito que sabendo das limitações da placa pode ser uma boa opção sim. No uso que temos aqui ela serve perfeitamente.
  15. Exatamente isso. Todos necessitam de BIOS FC ou superior, como a sua é FC não há necessidade de atualizar. Vai funcionar qualquer um CPU que sua placa aceita (da lista). Se quiser confirmar pelo setup da placa-mãe, apenas para ver se a informação da BIOS FC está batendo por lá, é uma boa... Só ligar o pc apertando Del e procurar por "BIOS Version", deve estar em alguma aba "System", "System information", "ME Version", algo desse tipo. Não modifique nada por lá, apenas veja a informação. Quando for sair é normal aparecer uma opção perguntando se quer salvar antes de sair, vá na opção de sair sem salvar. Mas o CPU-Z é um software muito bom, então com certeza é isso mesmo.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...