Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Thiago Suzuki

Membro Pleno
  • Posts

    32
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que Thiago Suzuki postou

  1. O problema aparentemente parou depois que desabilitei o recurso de AMD FreeSync disponível no painel da Radeon para o monitor principal. Nos games que pega acima de 75fps, mantenho o V-sync tradicional ativado sem problemas. Não sei se a causa está no monitor ou é o driver disponibilizado pela AMD anterior a 20.4.2, estou usando atualmente a 20.8.1. Estarei acompanhando aqui e qualquer novidade estarei atualizando este tópico.
  2. Olá senhores, Estou com um um problema um tanto confuso. Recentemente de uma semana para cá meu monitor principal (Acer KG271 75hz) começou a apagar a tela por uns 2 segundos ou mais sempre que rodo algum jogo em tela cheia/tela cheia sem bordas ou mesmo quando mexo/clico com o mouse na tela, começou do nada e para que o monitor pare de piscar tenho que reconectar o cabo HDMI no monitor ou rodar a aplicação em modo janela. Acreditei que fosse o driver da placa, atualizei para a mais recente Radeon 20.4.2, o problema cessou por um tempo mas depois retornou. Ocorre praticamente todos os dias e sempre tenho que fazer esse processo de reconectar o cabo pra ele parar de piscar. Reconectando ele entre a ponta do cabo e a GPU, o problema continua mas não ocorre no outro lado do cabo entre ele e o monitor. Não faço ideia do que pode ser, pensei que fosse algum conflito com a frequência do monitor ou driver de placa. Os jogos sempre rodaram bem com a mesma frequência do monitor. A GPU é nova e o monitor também (Comprados em Set/2019). Será que pode ser o cabo HDMI com problema? É possível que comece a falhar com o tempo? devo comprar um novo? considerando que uso ele desde 2014, então já tem algum tempo que estou usando. Fico no aguardo nas respostas, recorri a este fórum porque não achei uma solução definitiva para o meu caso. Tem uma amostra no link do vídeo no youtube pra entenderem como ocorre o problema na prática.
  3. Estranho, sei lá, tenho mesmo modelo, porém fornecido pela Asrock Phantom de 8GB mas não chega fácil nem a 70ºC no máximo 67ºC. Em modo ocioso em dias frios fica em 34ºC com a fan curve setada no MSI Afterburner em 50%. Em dias quentes, em 40ºC. Já em full-load nos dias frios fica em 63ºC e em dias quentes até 67ºC nunca passou disso com as fans programadas para atuarem em 80%.
  4. Muito top essa modificação usando WC na placa de vídeo! Seria mais da hora ainda usar WC no processador pra completar!
  5. Se o gabinete possuir suporte para mais fans, pelo que vejo só dá para colocar na frontal. Se sim, tente adicionar 2 fans de 120mm na frontal para jogar o ar frio pra dentro. Se o gabinete possuir uma saída por cima, daria para colocar 1 fan ou 2 dependendo como exaustores. Quanto aos modelos pode ser qualquer porém o importante em uma fan é a CFM (quanto maior, melhor irá ventilar e mais barulho fará) e o nível de ruído dBa (quanto menor, menos ruído fará).
  6. Meu processador é um i5 3570, porém a combinação com 16GB RAM em 1600mhz e uma RX 570 8GB ajudam a empurrar o RDR2 na configuração gráfica "preset alto" na média de 55 a 65 fps, porém a CPU trabalha no seu limite quase o tempo todo, constantes 100% na cidade e 85% no campo aberto.
  7. Possivelmente algum problema com a bomba do watercooler, há quanto tempo tem ele? Já ouvi relatos das bombas do WC dar algum problema e pararem de funcionar. Tente trocar a pasta térmica isto é se já faz bastante tempo que não troca, se continuar mesmo assim, olhar as tensões do Vcore do processador ou então trocar de cooler para testar.
  8. Tenho basicamente a mesma placa porém da Asrock Phantom e com 8GB. É normal sim a placa chegar a 70ºC não é uma temperatura alta e nem baixa, está na média. A temperatura aceitável de uma GPU é até 75ºC. Minha placa fica fria aqui pois mantenho ela com as fans em 65-70º% (3600RPM) quando chega a 65ºC em full load dependendo do game mas a média geral é 62ºC. Verifique a velocidade da fan da GPU ou se possível alguma forma de refrigerar melhor o PC. O fato do PC desligar, possivelmente pode estar a fonte defeituosa pois sua fonte é de 750W. Considere também a placa-mãe. Eu tinha uma fonte de 700W da Corsair e o PC apagava sozinho logo depois de abrir um game, no fim descobri que era a fonte que já estava com problemas depois de 6 anos de uso.
  9. Eu não troco a minha desde que instalei novo cooler no meu processador há 6 anos e queria renovar justamente para ter meus 20 graus de resfriamento de volta hahahaha
  10. A questão de troca de pasta térmica é uma duvida que divide muito a galera. No meu caso, quando comprei um novo cooler para o PC lá em 2013, na época eu coloquei uma pasta térmica da Arctic Silver e desde então nunca troquei com medo de queimar a placa-mãe por estática ou quebrar na desmontagem. Lembro que na época a temperatura do PC em idle ficava em 20ºC~25ºC e em full load, mais ou menos 45º a 50ºC. Hoje em dia em idle o PC fica em média 37ºC e em full load a 53ºC (em dias frios) e 60ºC (em dias quentes). Ninguém recomenda a Implastec por ser a mais "vagabunda " que existe, geralmente é mais indicada como uma alternativa temporária. Eu não consegui encontrar algum tópico totalmente dedicado aqui falando sobre a temperatura ideal de operação dos processadores porque vejo muitos posts sobre gente usando processador em 85ºC e dizem que é normal e outros dizendo que não, que são muito altos, enquanto isso eu tenho medo do meu processador chegar a 67ºC que é a temp do TCase.
  11. Tenho essa mesma placa porém modelo OC e ela não chega a essa temperatura com essa facilidade não, depende da velocidade das fans da GPU, se a fan estiver a baixo de 50% fácil chegará em 75ºC. No meu caso deixo automatizado no MSI, se chegar a 65ºC o sistema aumenta para 80% em full load. Não havia muita necessidade de trocar a pasta térmica original da placa pois ela é inserida durante o processo de fabricação, geralmente a questão das temperaturas pode ser mais com as fans e ventilação no gabinete.
  12. Com cooler box eu acho uma temperatura um pouco elevada, eu já fico preocupado com o meu chegando a 59ºC com cooler da CNPSX.
  13. Bom, no meu gabinete atual, além das 2 fans frontais de 120mm, 1 lateral de 200mm e 1 traseiro de 120mm, tenho mais 2 fans na parte superior de 120mm. A pasta térmica seria mais indicada ao processador já que só foi trocada em 2013 quando instalei o novo cooler descrito no "Meu PC". A GPU ta tranquilo pois comprei faz 2 meses e não esquenta muito, chegando só a 67ºC com coolers a 80%. Tem uma empresa especializada em manutenção de PC aqui perto de casa que buscam e fazem o serviço em até 48h sob custo de 200 reais aproximadamente. Caso realmente não é sugerido a troca do gabinete, pelo menos uma limpeza completa.
  14. Olá amigos! Meu pc atual montei em 2011, o gabinete é um Corsair Carbide 500R como na foto abaixo, porém tenho tido problemas com temperaturas altas especialmente com a CPU, meu CPU (i5-3570) têm chegado a 60ºC em dias amenos de 29ºC e picos de 100% por instantes só de simplesmente abrir o Google Chrome, coisa que nunca aconteceu até alguns meses atrás. Admito que não troco a pasta térmica dele desde 2013 pois tenho medo de quebrar o cooler por conta do peso e também por causa da estática e deixei assim desde então, só arrastando a questão. Tenho planos para trocar de gabinete, pegar um que possa manter ventilado e pagar por um serviço especializado para fazer a migração dos componentes pra mim. Estou interessado em um modelo específico, Sharkoon TG5 White Vidro Temperado 4mm Led Fan 12cm ATX (https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=90276) Vi que é bastante procurado e avaliado na Kabum, será que seria uma boa compra? Já que ele tem 3 Fans frontais, 1 traseira e espaço para 2 ou 3 Fans na parte superior. A ideia é um gabinete que possa ser bem refrigerado, mas sei que não é a única coisa que pode resolver o problema, queria trocar de processador e cooler melhor sem precisar gastar muito já que não tenho como gastar muito mudando de plataforma. Aceito sugestões!
  15. No caso do Aliexpress, as opiniões são muito divididas sobre se vale ou não a pena. Estou curioso quanto a este processador que falaram acima (Intel Xeon E3-1245 v2) que vejo em muitas discussões. Por acaso, não é um processador para servidor? Porque o que mais se vê por aí são os famosos "Core i5, core i7 etc" e vejo alguns usando como processador pra jogar. Segundo a Intel, recomenda o uso apenas para servidor, daí eu meio que fico longe dos Xeon saca? Nas especificações é praticamente idêntico ao i7 3770.
  16. Sim, é minha configuração mesmo, porém estava interessado no processador justamente por conta das 4 threads adicionais para ver se melhora no desempenho em jogos que demandam mais CPU pois a GPU já entrega com muita folga. Não tenho muito problema com a temperatura, em dias quentes, quando faz a partir de 30ºC ambiente, o processador em full-load fica em 58~59ºC, já em dias frios fica em torno de 53ºC. O meu gabinete atual é um Corsair Carbide R500, já tenho 2 fans de 120mm na parte superior (exaustores) | 2 frontais de 120mm | 1 lateral de 200mm | 1 de 120mm traseiro. O propósito é mais para saber se terei algum ganho de desempenho fazendo esse upgrade para um processador de mesma geração pois vejo que processadores à partir de 4ª geração são muito mais caros, assim como todo o investimento necessário para aproveitar tecnologias como o DDR4.
  17. Olá amigos! Eu andei vendo vários fóruns sobre se valeria a pena ainda investir em um i7 3770 pois é o máximo que minha placa-mãe atual suporta (Asus P8H61-M) mas não encontrei exatamente a resposta que procuro então fiz um tópico totalmente dedicado. Eu não pretendo gastar muito pois está caro mudar de plataforma para uma mais atual e queria aproveitar o máximo de potencial da minha placa-mãe. Meu atual é um i5 3570 que me atende satisfatoriamente porém em alguns jogos o processador fica a 100% de uso: Alguns jogos que demandam mais CPU: RDR2: [~60/85% no campo aberto | ~95/100% na cidade - temperaturas em 53ºC em dias frios (22ºC)] GTA V: [~80/98% no campo aberto | ~98/100% no centro urbano - temperaturas em 48ºC em dias frios (22ºC)] No Man's Sky: [~60/75% o jogo todo | temperaturas em média de 51ºC] Daí fica o questionamento, vi em vários sites entre eles o mercado livre que estão anunciando o processador "usado" em média R$ 600 a R$ 700 reais o que acho ser muito alto por um modelo de 2012. Encontrei ele novo por R$ 380 em média no Aliexpress mas queria ter uma segurança maior de investimento junto com vocês se compensa pagar 380 ou se é melhor usar o dinheiro para comprar um novo gabinete já que meu atual não ventila tão bem.
  18. Exatamente, os i5 estão trabalhando no limite como vejo muita gente comentando por aí, hoje qualquer processador da linha core i7 conseguem trabalhar com mais eficiência graças aos threads adicionais, são mais importantes do que a velocidade do clock em si.
  19. Eu ia justamente abrir um tópico com essa questão, tenho o core i5-3570 e estava pensando em atualizar para o i7-3770 que é o máximo que minha placa-mãe atual suporta, P8H61-M LX3 R2.0. Em alguns outros tópicos similares, muita gente recomenda o i7, apesar de ser antigo ainda roda com um desempenho bastante satisfatório por ter 4 threads a mais porém ao longo do tempo pode não conseguir mais manter os games na faixa de 60fps ficando sempre na casa dos 40-50fps que é a situação que tenho hoje com o i5-3570. A família de processadores core i5, até a 6ª geração são limitadas a 4 threads. Já a família de processadores core i7 a partir da 6ª geração, de 8 threads podendo chegar a um máximo de 20 threads dependendo do modelo.
  20. Verdade, a curto e médio prazo o processador i7 de antiga geração vai satisfazer mas entendo e concordo que muitos jogos com esse setup não conseguirão manter na casa de 60fps. Como exemplo, comprei o RDR2 (que por sinal além de mal otimizado o jogo ta apresentando problemas sem parar) rodando em média 52fps com preset gráfica em alto/ultra e o processador fica com consumo médio de 70% e nas cidades (100% em todos os núcleos) considerando o meu atual i5-3570, talvez não faça muita diferença com um i7-3770.
  21. Compra mais memória ram pro pc pois a grande maioria dos aplicativos exigem no mínimo 8GB para poderem trabalharem com certa folga. Só o sistema operacional já utiliza pelo menos 1 a 2 GB de RAM para funcionar então é uma questão que deve ser considerada.
  22. @Eduardo Crispiliano Verdade, pelo preço praticado no ML não compensa porque muitos estão cobrando entre 500 a 700 reais no processador. Se o carinha puder ele pode tentar comprar pelo Ali express e aguardar pelo menos uns 20 dias úteis para receber. https://pt.aliexpress.com/w/wholesale-intel-i7-3770.html?seoChannel=wholesale&trafficChannel=seo&d=y&SearchText=intel+i7+3770&ltype=wholesale&isFavorite=y&SortType=default&CatId=0&page=1 De todos que vi, este abaixo aparentemente parece ter a melhor avaliação e o mais vendido por um preço bacana de 358,00, inclusive tenho interesse de pegar ele já que é o máximo que minha placa-mãe atual aguenta. https://pt.aliexpress.com/item/32787495693.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.6289236c3XSKrQ&algo_pvid=0e325c68-435e-447e-a0f1-221327f851bb&algo_expid=0e325c68-435e-447e-a0f1-221327f851bb-0&btsid=1b12417a-88aa-431e-84f7-13c894269a98&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_4,searchweb201603_55
  23. Tenho o mesmo problema com a minha atual config, pelo que andei lendo pode ser gargalo por parte do processador que atua 100% do tempo carregando o mapa e as texturas. Mesmo com uma RX 570 de 8GB de VRAM o problema de carregamento persiste mas eu acredito mais na ideia de ser um gargalo mesmo.
  24. Amigo, qual o modelo de sua placa-mãe? As vezes é a sua placa-mãe que pode estar aumentando o Vcore do processador e esquentando ele ocasionando o desligamento de segurança. Já vi casos de algumas placas-mãe que deixam setado o Vcore do processador para além dos limites e precisa ser alterado de forma manual na BIOS. Tenho exatamente o mesmo processador que você. Segue abaixo o print do funcionamento dele atual na minha máquina. A placa-mãe que uso é um ASUS P8H61-M LX3 R2.0.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!