Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PGoldman

Membro Pleno
  • Posts

    36
  • Cadastrado em

  • Última visita

  1. @Osvaldo Cesar: Esta me parecendo que o seu A35 tem a chave de mudança de tensão diferente do meu A35. O meu tem 4 fios (ver foto abaixo) e o seu A35 tem 6 fios ligados na chave, inclusive o seu A35 não tem o soquete de fusível logo abaixo. Post uma foto da chave vista por trás e uma foto melhor da chave de mudança de tensão vista por dentro. Foto da chave de mudança de tensão do meu AKAI AA-A35
  2. @Richardmp: Conclui a restauração do CP850D, leia no tópico do link abaixo.
  3. @Richardmp, o meu CP850 esta finalizado e funcionando 100%, conforme comentei acima. Fiz os reparos no meu conjunto de som: Polyvox CP850 + Akai A-35 + Gradiente TD B25 + Caixas Quasar QC-500; porque infelizmente não encontrei um técnico realmente competente, o que mais vi são os auto aclamados "especialistas" fazendo gambiarras e quase sem nenhum critério técnico, um deles nem usar o ferro de solda correto para remover uma blindagem o cara sabia, mas se mostrava como especialista. Evidentemente que existem técnicos competentes para o reparo do CP850, mas não tive a sorte de encontrar aqui em Sampa. Dos três o que mais me deu trabalho foi o Akai A-35 que não estabilizava o Stereo do FM de forma alguma, tive ajuda de colegas deste e de outro fórum e conversei com alguns colegas engenheiros sobre a área do sintonizador que apresentava problema e consegui resolver de forma definitiva. FM Stereo 100% estável como quando o Akai A-35 saiu de fabrica. Você tem conhecimento técnico básico sobre reparos em equipamentos eletrônicos e da parte mecânica de Tape Deck? Qual dos itens listados acima seu Polyvox CP150M apresenta problema? Tentarei te ajudar aqui pelo fórum e assim outros se beneficiarão das informações.
  4. O Polyvox CP 850D esta com a frente perfeita sem riscos ou avarias e o silk screen dos logos e letras perfeitas com os botões sem nenhum sinal de desgaste ou manchas, como pode ser visto na foto acima, mas a tampa metálica que é ordinalmente pintada em cinza escuro tinha um pequeno arranhão bem na quina próximo ao fundo, nada que pudesse ser visto facilmente quando instalado no local. Fiz a restauração para deixar o CP850D o mais próximo de quando saiu da fabrica; então resolvi que mandaria dosar a tinta na cor exata da tampa e fazer esse retoque; mas antes, como dosar a tinta é caro e usaria apenas algumas gotas, fui a uma dessas lojas de vendem cosméticos com o acabamento, que tem a mesma cor da tampa, que recobre o local de parafusar o suporte do rack. E não é que encontrei um esmalte de unhas (que é praticamente tinta automotiva de secagem ultra rápida) na cor exata da tampa! Fiz o pequeno retoque e ficou absolutamente imperceptível. Para quem precisar abaixo a marca e a cor do esmalte que utilizei e tem a cor original da tampa do Polyvox CP 850D.
  5. ========================== Resolvido ========================== Leia o tópico indicado acima, pois remete a um futuro tópico sobre a restauração completa do Polyvox CP850D em que ajuste de BIAS serão abordadas. Polyvox CP-850D completamente restaurado. .
  6. Como não é possível editar a postagem acima, aqui vai o complemento: ------------------------------------------------ Problemas Encontrados Polyvox CP-850D: 01- Fast-Forward (FF) não funcionava. (reparado) 02- Auto Stop não funcionava. (reparado) - (mostrado neste tópico) 03- Zumbido (98 Hz) só no canal direito (reparado) - Troca do Chip Dolby 04- Ruído de fundo (dois canais) quando o play em pausa (reparado) - Limpeza da Chave Seletora 05- Ajuste da tensão de BIAS do canal direito (reparado e ajustado) 06- Canal direito não gravava ou gravava baixo. (reparado) - Troca da Cabeça Magnética 07- Problemas no acionamento do sistema Dolby. (reparado) - Limpeza da Chave Seletora 08- Ajuste do nível do bargraph. (ajustado) 09- Problemas com os Trimpots (reparado) - Troca dos Trimpots 10- Zumbido (60 Hz) - Troca de vários capacitores eletrolíticos esgotados com ESR alto. Nota: Os itens 04, 06, 07 e 09 exigem conhecimento técnico e experiência já o item 01 exige conhecimento mecânico ninja; o resto é relativamente simples para um técnico em eletrônica. Nenhum dos 10 itens devem ser tentados por leigos, pois certamente irão "destruir" o Polyvox CP-850D. Observação: Se eu tiver tempo e fizer um tópico da restauração completa do Polyvox CP-850D, somente os itens citados acima serão abordados. Polyvox CP850D = Polyvox CP-150M que são clones do Alpage/ Alpine FL-5100. Polyvox CP-850D completamente restaurado. .
  7. NOTA: Se alguém precisar comente que posto um tópico completo da restauração do Polyvox CP850D, defeitos e soluções.
  8. Finalmente, depois de meses, vou levar o Akai A35 da minha garagem para a sala junto com o Polyvox CP850D, Toca Discos Gradiente B25, toca CDs Sony e as caixas Quasar QC500; todos revisados e funcionando 100%. E para dar um plus comprei um adaptador Bluetooth e Player .MP3 /.FLAC com controle remoto (foto abaixo) e liguei no Akai. NOTA: Se alguém precisar comente que posto um tópico completo da restauração do Polyvox CP850D e do Toca Discos Gradiente B25, defeitos e soluções.
  9. Polyvox CP-850D – Troca e reparo da engrenagem do Auto Stop Um defeito recorrente do Polyvox CP-850D é a engrenagem do auto stop trincar perdendo a atrito (interferência) com o eixo e o auto stop para de funcionar, comprei três tipos de engrenagens com 10 dentes na AliExpress para ver se uma dava certo e a três deram certo com a recomendação para a 102A Shoulder indicado por um circulo vermelho na foto abaixo, a indicada pelo circulo azul também da certo mas não tem o shoulder (ombro) e a terceira tem que alargar muito o furo além de não ter o shoulder. A adaptação foi mínima para ficar perfeita. Apesar de não precisar aproveitei o frete e comprei a polia que substitui a polia do auto stop. Além das engrenagens serem muito resistentes o custo é extremamente baixo. Polias e engrenagens compradas na AliExpress. A engrenagem instalada. Cuidado: pois tem uma pequena alavanca (ver foto abaixo) que aparece para ativar o auto stop e se a engrenagem avançar neste espaço ela ira bater e com o tempo poderá quebrar inutilizado o sistema auto stop. Adequação: Para adequação da engrenagem lixei (removi cerca de 1.4 mm) da parte indicada na foto abaixo para que a alavanca, citada acima, não pegasse na engrenagem e passei uma broca no furo para entrar com menos interferência no eixo, a folga horizontal entre a polia e a engrenagem deve ser mínima para que a engrenagem não avance na alavanca citada acima. Feito isso ficou perfeita! O trabalho de adequação levou uns poucos minutos. Quem precisar da engrenagem procure na AliExpress por: 102A Shoulder Se precisar da polia procure na AliExpress por: 24-2A Pulley NOTA 01: Essa engrenagem indicada é extremamente resistente, coloquei um eixo com mais de 2 mm de diâmetro que entrou batendo com um pequeno martelo e mesmo assim a engrenagem não trincou. NOTA 02: Se não tiver conhecimento, ferramentas e ou habilidade compre a engrenagem indicada e procure um profissional experiente em mecanismo de tape deck para fazer a instalação sendo obviamente, em qualquer caso, por sua conta e risco. Solução Paliativa: Enquanto não encontrava a engrenagem para comprar fiz o reparo indicado na foto abaixo usando um pedaço de uma mola que entrou firmemente no shoulder (ombro) da engrenagem original que trincou, após a colocação do pedaço de mola no shoulder da engrenagem apliquei uma leve camada de supercola sobre a mola, esperei secar, recoloquei a engrenagem e funcionou corretamente. Note que como a mola aumenta muito pouco o diâmetro do shoulder a alavanca, citada acima, não irá bater.
  10. Sem nenhuma razão aparente o Akai A35 começou a perder a programação da memória e para minha alegria a falha era no super capacitor e em dois capacitores de 100K, pois se fossem nos CIs (IC-1 ou IC-2) que retém a memória, complicaria muito. Infelizmente os super capacitores encontrados no mercado de reposição são muito ruins, comprei 4 super capacitores de 4 fornecedores diferentes e somente um deles estava ok. Para alcançar e trocar os capacitores de 100K tive que desmontar a frente toda, o super capacitor já estava em uma placa separada que eu coloquei anteriormente para facilitar a troca. Diagrama da placa onde ficam os capacitores C12 a serem trocados, a trilha esta evidenciada em vermelho. (ver print abaixo) Troca dos componentes: Removi a frente do Akai A35; soltei a placa indicada pelo número 01 depois o chassi metálico frontal indicado pelo número 02 e por ultimo a placa onde ficam os capacitores de 100K e o super capacitor na montagem de fabrica, indicado pelo número 03; Então, fiz a troca dos dois caps C12 de 100K (ver foto abaixo) Na foto abaixo o local onde coloquei o super capacitor para facilitar a troca e ficar longe do pré-amplificador que emite uma quantidade significativa de calor, pois temperatura elevada é danoso ao super cap. Montei tudo novamente, liguei por algumas horas e deixei desligado por vários dias e a memória ficou retida. Fiquem atentos a qualidade dos super capacitores encontrados atualmente no mercado de reposição, antes de instalar é melhor carrega-los com 4,8 volts DC e acompanhar a curva de descarga e então insta-los no equipamento. .
  11. Estou restaurando o meu Polyvox CP-850D que estava a mais de 15 anos parado. Tenho o Manual, Nota Fiscal e a caixa de papelão original de fabrica. O painel frontal esta no estado de novo e o gabinete em igual situação. (depois irei postar fotos do reparo) Problemas encontrados: 01- Fast-Forward (FF) e Auto Stop não funcionavam (reparado) 02- Zumbido (98 Hz) só no canal direito. (reparado) 03- Canal direito não gravava. (reparado) 04- Problemas no acionamento do sistema Dolby. (reparado) 05- Ruído de fundo (dois canais) quando o play em pausa. (reparado) 06- Ajuste da tensão de BIAS do canal direito. (ajustado) 07- Ajuste do nível do bargraph. (ajustado) 08- Ajuste da frequência de BIAS. (?) Só falta corrigir a frequência de BIAS que neste modelo é 105 KHz. Infelizmente não consegui o manual de serviço do Polyvox CP-850D. Polyvox CP850D = Alpage FL-5100 = Polyvox CP-150M. (são clones) Quando concluir o reparo do Polyvox CP-850D vou fazer um tutorial de restauração (mecânica e eletrônica) do CP-850D/ Alpage FL-5100/ Polyvox CP-150M, assim como fiz do Akai A35. Se alguém souber onde é feito o ajuste da Frequência de Polarização (BIAS) no Polyvox CP-850D (ou de seus clones), Agradeço, pois não quero mexer de forma aleatória e criar mais um desajuste.
  12. Postaram, em outro fórum, um Pack de Esquemas Polyvox com resolução até que razoável, abaixo link do pack. Link: https://datassette.org/manuais/br-brasil-audio-diversos-manuais/esquemario-audio-polyvox-eltec-cod-272-alta-definicao Continuo na "captura" do Manual de Serviço do Tape Deck Polyvox CP850D.
  13. @BCP Muito obrigado pela gentileza de procurar o Manual de Serviço do Tape Deck Polyvox CP850D.
  14. @BCP Olá BCP, esse é o mesmo que tenho aqui, muitos componentes mal da para identificar os valores, mas o problema maior é que na pci não tem o numero do componente o que torna mais demorado fazer a relação entre o componente, esquema e a pci e o manual de serviço completo resolveria a questão. Encontrei o manual de serviço no site HiFi Engine mas o cadastro não esta aberto a novos participantes e que pelo que lembro esta fechado a mais de um ano. Tentei no Mercado Livre, mas não encontrei. O Polyvox CP 850D tem dois defeitos crônicos na parte mecânica, o Auto Stop e o FF (Fast Forward) deixam de funcionar; consertar o auto stop é relativamente fácil já consertar o fast forward tem um grau de dificuldade absurda pois qualquer descuido ou falta de habilidade e todo o mecanismo é perdido e o 850D vai para o lixo. Assim como fiz com o Akai A35, quando terminar o reparo do 850D, a parte mecânica esta 100% concluída, vou fazer um tutorial do reparo da mecânica do Polyvox CP 850D e postar aqui no clubedohardware para ajudar quem for restaurar este tape deck.
  15. Pessoal, estou restaurando o meu Tape Deck Polyvox CP850D e preciso do manual de serviço; só encontrei o esquema elétrico e mesmo assim em baixa qualidade. Polyvox CP850D = Alpage (Alpine) FL-5100 = Polyvox CP-150M.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!