Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PGoldman

Membro Pleno
  • Posts

    36
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que PGoldman postou

  1. @Osvaldo Cesar: Esta me parecendo que o seu A35 tem a chave de mudança de tensão diferente do meu A35. O meu tem 4 fios (ver foto abaixo) e o seu A35 tem 6 fios ligados na chave, inclusive o seu A35 não tem o soquete de fusível logo abaixo. Post uma foto da chave vista por trás e uma foto melhor da chave de mudança de tensão vista por dentro. Foto da chave de mudança de tensão do meu AKAI AA-A35
  2. @Richardmp: Conclui a restauração do CP850D, leia no tópico do link abaixo.
  3. @Richardmp, o meu CP850 esta finalizado e funcionando 100%, conforme comentei acima. Fiz os reparos no meu conjunto de som: Polyvox CP850 + Akai A-35 + Gradiente TD B25 + Caixas Quasar QC-500; porque infelizmente não encontrei um técnico realmente competente, o que mais vi são os auto aclamados "especialistas" fazendo gambiarras e quase sem nenhum critério técnico, um deles nem usar o ferro de solda correto para remover uma blindagem o cara sabia, mas se mostrava como especialista. Evidentemente que existem técnicos competentes para o reparo do CP850, mas não tive a sorte de encontrar aqui em Sampa. Dos três o que mais me deu trabalho foi o Akai A-35 que não estabilizava o Stereo do FM de forma alguma, tive ajuda de colegas deste e de outro fórum e conversei com alguns colegas engenheiros sobre a área do sintonizador que apresentava problema e consegui resolver de forma definitiva. FM Stereo 100% estável como quando o Akai A-35 saiu de fabrica. Você tem conhecimento técnico básico sobre reparos em equipamentos eletrônicos e da parte mecânica de Tape Deck? Qual dos itens listados acima seu Polyvox CP150M apresenta problema? Tentarei te ajudar aqui pelo fórum e assim outros se beneficiarão das informações.
  4. O Polyvox CP 850D esta com a frente perfeita sem riscos ou avarias e o silk screen dos logos e letras perfeitas com os botões sem nenhum sinal de desgaste ou manchas, como pode ser visto na foto acima, mas a tampa metálica que é ordinalmente pintada em cinza escuro tinha um pequeno arranhão bem na quina próximo ao fundo, nada que pudesse ser visto facilmente quando instalado no local. Fiz a restauração para deixar o CP850D o mais próximo de quando saiu da fabrica; então resolvi que mandaria dosar a tinta na cor exata da tampa e fazer esse retoque; mas antes, como dosar a tinta é caro e usaria apenas algumas gotas, fui a uma dessas lojas de vendem cosméticos com o acabamento, que tem a mesma cor da tampa, que recobre o local de parafusar o suporte do rack. E não é que encontrei um esmalte de unhas (que é praticamente tinta automotiva de secagem ultra rápida) na cor exata da tampa! Fiz o pequeno retoque e ficou absolutamente imperceptível. Para quem precisar abaixo a marca e a cor do esmalte que utilizei e tem a cor original da tampa do Polyvox CP 850D.
  5. ========================== Resolvido ========================== Leia o tópico indicado acima, pois remete a um futuro tópico sobre a restauração completa do Polyvox CP850D em que ajuste de BIAS serão abordadas. Polyvox CP-850D completamente restaurado. .
  6. Como não é possível editar a postagem acima, aqui vai o complemento: ------------------------------------------------ Problemas Encontrados Polyvox CP-850D: 01- Fast-Forward (FF) não funcionava. (reparado) 02- Auto Stop não funcionava. (reparado) - (mostrado neste tópico) 03- Zumbido (98 Hz) só no canal direito (reparado) - Troca do Chip Dolby 04- Ruído de fundo (dois canais) quando o play em pausa (reparado) - Limpeza da Chave Seletora 05- Ajuste da tensão de BIAS do canal direito (reparado e ajustado) 06- Canal direito não gravava ou gravava baixo. (reparado) - Troca da Cabeça Magnética 07- Problemas no acionamento do sistema Dolby. (reparado) - Limpeza da Chave Seletora 08- Ajuste do nível do bargraph. (ajustado) 09- Problemas com os Trimpots (reparado) - Troca dos Trimpots 10- Zumbido (60 Hz) - Troca de vários capacitores eletrolíticos esgotados com ESR alto. Nota: Os itens 04, 06, 07 e 09 exigem conhecimento técnico e experiência já o item 01 exige conhecimento mecânico ninja; o resto é relativamente simples para um técnico em eletrônica. Nenhum dos 10 itens devem ser tentados por leigos, pois certamente irão "destruir" o Polyvox CP-850D. Observação: Se eu tiver tempo e fizer um tópico da restauração completa do Polyvox CP-850D, somente os itens citados acima serão abordados. Polyvox CP850D = Polyvox CP-150M que são clones do Alpage/ Alpine FL-5100. Polyvox CP-850D completamente restaurado. .
  7. NOTA: Se alguém precisar comente que posto um tópico completo da restauração do Polyvox CP850D, defeitos e soluções.
  8. Finalmente, depois de meses, vou levar o Akai A35 da minha garagem para a sala junto com o Polyvox CP850D, Toca Discos Gradiente B25, toca CDs Sony e as caixas Quasar QC500; todos revisados e funcionando 100%. E para dar um plus comprei um adaptador Bluetooth e Player .MP3 /.FLAC com controle remoto (foto abaixo) e liguei no Akai. NOTA: Se alguém precisar comente que posto um tópico completo da restauração do Polyvox CP850D e do Toca Discos Gradiente B25, defeitos e soluções.
  9. Polyvox CP-850D – Troca e reparo da engrenagem do Auto Stop Um defeito recorrente do Polyvox CP-850D é a engrenagem do auto stop trincar perdendo a atrito (interferência) com o eixo e o auto stop para de funcionar, comprei três tipos de engrenagens com 10 dentes na AliExpress para ver se uma dava certo e a três deram certo com a recomendação para a 102A Shoulder indicado por um circulo vermelho na foto abaixo, a indicada pelo circulo azul também da certo mas não tem o shoulder (ombro) e a terceira tem que alargar muito o furo além de não ter o shoulder. A adaptação foi mínima para ficar perfeita. Apesar de não precisar aproveitei o frete e comprei a polia que substitui a polia do auto stop. Além das engrenagens serem muito resistentes o custo é extremamente baixo. Polias e engrenagens compradas na AliExpress. A engrenagem instalada. Cuidado: pois tem uma pequena alavanca (ver foto abaixo) que aparece para ativar o auto stop e se a engrenagem avançar neste espaço ela ira bater e com o tempo poderá quebrar inutilizado o sistema auto stop. Adequação: Para adequação da engrenagem lixei (removi cerca de 1.4 mm) da parte indicada na foto abaixo para que a alavanca, citada acima, não pegasse na engrenagem e passei uma broca no furo para entrar com menos interferência no eixo, a folga horizontal entre a polia e a engrenagem deve ser mínima para que a engrenagem não avance na alavanca citada acima. Feito isso ficou perfeita! O trabalho de adequação levou uns poucos minutos. Quem precisar da engrenagem procure na AliExpress por: 102A Shoulder Se precisar da polia procure na AliExpress por: 24-2A Pulley NOTA 01: Essa engrenagem indicada é extremamente resistente, coloquei um eixo com mais de 2 mm de diâmetro que entrou batendo com um pequeno martelo e mesmo assim a engrenagem não trincou. NOTA 02: Se não tiver conhecimento, ferramentas e ou habilidade compre a engrenagem indicada e procure um profissional experiente em mecanismo de tape deck para fazer a instalação sendo obviamente, em qualquer caso, por sua conta e risco. Solução Paliativa: Enquanto não encontrava a engrenagem para comprar fiz o reparo indicado na foto abaixo usando um pedaço de uma mola que entrou firmemente no shoulder (ombro) da engrenagem original que trincou, após a colocação do pedaço de mola no shoulder da engrenagem apliquei uma leve camada de supercola sobre a mola, esperei secar, recoloquei a engrenagem e funcionou corretamente. Note que como a mola aumenta muito pouco o diâmetro do shoulder a alavanca, citada acima, não irá bater.
  10. Sem nenhuma razão aparente o Akai A35 começou a perder a programação da memória e para minha alegria a falha era no super capacitor e em dois capacitores de 100K, pois se fossem nos CIs (IC-1 ou IC-2) que retém a memória, complicaria muito. Infelizmente os super capacitores encontrados no mercado de reposição são muito ruins, comprei 4 super capacitores de 4 fornecedores diferentes e somente um deles estava ok. Para alcançar e trocar os capacitores de 100K tive que desmontar a frente toda, o super capacitor já estava em uma placa separada que eu coloquei anteriormente para facilitar a troca. Diagrama da placa onde ficam os capacitores C12 a serem trocados, a trilha esta evidenciada em vermelho. (ver print abaixo) Troca dos componentes: Removi a frente do Akai A35; soltei a placa indicada pelo número 01 depois o chassi metálico frontal indicado pelo número 02 e por ultimo a placa onde ficam os capacitores de 100K e o super capacitor na montagem de fabrica, indicado pelo número 03; Então, fiz a troca dos dois caps C12 de 100K (ver foto abaixo) Na foto abaixo o local onde coloquei o super capacitor para facilitar a troca e ficar longe do pré-amplificador que emite uma quantidade significativa de calor, pois temperatura elevada é danoso ao super cap. Montei tudo novamente, liguei por algumas horas e deixei desligado por vários dias e a memória ficou retida. Fiquem atentos a qualidade dos super capacitores encontrados atualmente no mercado de reposição, antes de instalar é melhor carrega-los com 4,8 volts DC e acompanhar a curva de descarga e então insta-los no equipamento. .
  11. Estou restaurando o meu Polyvox CP-850D que estava a mais de 15 anos parado. Tenho o Manual, Nota Fiscal e a caixa de papelão original de fabrica. O painel frontal esta no estado de novo e o gabinete em igual situação. (depois irei postar fotos do reparo) Problemas encontrados: 01- Fast-Forward (FF) e Auto Stop não funcionavam (reparado) 02- Zumbido (98 Hz) só no canal direito. (reparado) 03- Canal direito não gravava. (reparado) 04- Problemas no acionamento do sistema Dolby. (reparado) 05- Ruído de fundo (dois canais) quando o play em pausa. (reparado) 06- Ajuste da tensão de BIAS do canal direito. (ajustado) 07- Ajuste do nível do bargraph. (ajustado) 08- Ajuste da frequência de BIAS. (?) Só falta corrigir a frequência de BIAS que neste modelo é 105 KHz. Infelizmente não consegui o manual de serviço do Polyvox CP-850D. Polyvox CP850D = Alpage FL-5100 = Polyvox CP-150M. (são clones) Quando concluir o reparo do Polyvox CP-850D vou fazer um tutorial de restauração (mecânica e eletrônica) do CP-850D/ Alpage FL-5100/ Polyvox CP-150M, assim como fiz do Akai A35. Se alguém souber onde é feito o ajuste da Frequência de Polarização (BIAS) no Polyvox CP-850D (ou de seus clones), Agradeço, pois não quero mexer de forma aleatória e criar mais um desajuste.
  12. Postaram, em outro fórum, um Pack de Esquemas Polyvox com resolução até que razoável, abaixo link do pack. Link: https://datassette.org/manuais/br-brasil-audio-diversos-manuais/esquemario-audio-polyvox-eltec-cod-272-alta-definicao Continuo na "captura" do Manual de Serviço do Tape Deck Polyvox CP850D.
  13. @BCP Muito obrigado pela gentileza de procurar o Manual de Serviço do Tape Deck Polyvox CP850D.
  14. @BCP Olá BCP, esse é o mesmo que tenho aqui, muitos componentes mal da para identificar os valores, mas o problema maior é que na pci não tem o numero do componente o que torna mais demorado fazer a relação entre o componente, esquema e a pci e o manual de serviço completo resolveria a questão. Encontrei o manual de serviço no site HiFi Engine mas o cadastro não esta aberto a novos participantes e que pelo que lembro esta fechado a mais de um ano. Tentei no Mercado Livre, mas não encontrei. O Polyvox CP 850D tem dois defeitos crônicos na parte mecânica, o Auto Stop e o FF (Fast Forward) deixam de funcionar; consertar o auto stop é relativamente fácil já consertar o fast forward tem um grau de dificuldade absurda pois qualquer descuido ou falta de habilidade e todo o mecanismo é perdido e o 850D vai para o lixo. Assim como fiz com o Akai A35, quando terminar o reparo do 850D, a parte mecânica esta 100% concluída, vou fazer um tutorial do reparo da mecânica do Polyvox CP 850D e postar aqui no clubedohardware para ajudar quem for restaurar este tape deck.
  15. Pessoal, estou restaurando o meu Tape Deck Polyvox CP850D e preciso do manual de serviço; só encontrei o esquema elétrico e mesmo assim em baixa qualidade. Polyvox CP850D = Alpage (Alpine) FL-5100 = Polyvox CP-150M.
  16. 01- Faça um orçamento justo pela sua hora técnica e explique que pode durar anos como pode durar horas e se ele aceitar, faça. Se o cliente voltar querendo garantia devolve o valor pago e nunca mais atenda o cara. 02- Se já for um bom cliente ou um cliente com potencial, faça o reparo (isole a trilha com durex) e explique que pode durar pouco e a solução correta é a troca do display e que é inviável pelo custo; não cobre nada e assim irá fidelizar o cliente e ainda receberá recomendações para outras pessoas do circulo de amigos dele.
  17. Outros problemas surgiram devido à idade do equipamento. Interferência entre entradas (CD/ Phono/ Tape/ FM) com zumbido. Solução: Limpeza de todos os contatos dos plugues da PCB 02 Forte estalos esporádicos nas caixas de som. Solução: Remoção da PCB 01 e limpeza dos contatos dos soquetes. Nota: Use Limpa Contatos, não use WD ou seus similares. Resultado Final:
  18. Se alguém precisar: Receiver Akai AA-A35 - Coil T7 - Code: 78 1045 64F Cap = 82 pF Medição: 100K – 1 Volt ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Receiver Akai AA-A35 - Coil T8 - Code: 78 1046 74C Cap = 82 pF Medição: 100K – 1 Volt
  19. Consideração Adicional. Depois de vários testes percebi algo errado, conclui que o ajuste de Zero Volt (TP5 <–> TP6 com sinal de 98.00 MHz) não estabilizava em diversas condições. Se fosse colocado em zero volt com o Akai A35 ligado por mais de uma hora quando fosse ligado frio a tensão (TP5 <–> TP6) que deveria ser zero volt ficava em + 0,35 Volts e mesmo depois de aquecer não estabilizava em zero volt e em algumas estações com sinal mais fraco o Stereo FM ficava falhando e a tensão (TP5 <–> TP6) variando indicando que havia um problema, muitos reparadores acabam por não verificar a tensão (TP5 <–> TP6) em várias condições de uso do A35 o que leva a pensar que as falhas na sintonia FM Stereo é falta de uma antena externa. Testei com capacitores de 82pF cerâmicos, poliéster, mica, multicamadas e nenhum conseguiu estabilizar a tensão (TP5 <–> TP6 com sinal de 98.00 MHz) Não havia mais o que verificar para corrigir esta instabilidade na tensão zero em (TP5 <–> TP6), então conclui que os capacitores deveriam ficar dentro das bobinas. Como não encontrei no mercado local capacitores tubulares de cerâmica, que são os usados originalmente nas bobinas, comprei 10 peças (o mínimo vendido) que custou R$ 32,67 na AliExpress já com o frete. Recebi os capacitores tubulares de cerâmica e soldei externamente no lugar dos caps multicamadas que estava usando, melhorou, mas não estabilizou a tensão (TP5 <–> TP6) em zero volt. Então removi novamente as bobinas T7 e T8 e coloquei os caps dentro das bobinas como os originais. Fiz os ajustes no núcleo de T7 e T8 e a tensão Zero Volt (TP5 <–> TP6) ficou perfeitamente estável em 0.00 volts tanto com o A35 frio como após horas ligado. Nota: (TP5 <–> TP6 com sinal de 98.00 MHz) – Para detalhes veja a explicação que postei anteriormente sobre estes pontos de teste. Conclusão: 1- Se o seu alvo é o FM Stereo funcionando mesmo que razoavelmente, coloque caps externamente e ajuste em Zero Volt (TP5 <–> TP6). 2- Já se deseja que o Akai A35 fique com o FM Stereo perfeitamente estável com a tensão (TP5 <–> TP6 com sinal de 98.00 MHz) em Zero Volt dentro do gap + ou – 0,025 volts** em qualquer condição de uso do A35 coloque os capacitores dentro das bobinas conforme eram originalmente. ** Conforme Manual de Serviço.
  20. @BCP Grato pelo elogio! A ideia, como disse acima, é divulgar que o reparo deste problema recorrente no Akai e nos Sony, Aiwa, Gradiente, etc. é muito fácil de ser resolvido. Pelo que lembro no Aiwa o capacitor da bobina é 82pF e no Sony 100pF. Manual de Serviço do Akai AA - A35: https://drive.google.com/file/d/19cwdBJ8Oe9_zf5ShM5JxZl_8pgY8BPOb/view?usp=sharing @Luan Costha A sua resposta afirmando de forma categórica que o problema eram nas bobinas T7 e T8 fez com que eu voltasse o foco novamente nas bobinas T7 e T8 e acabasse por resolver o defeito. E para minha sorte as bobinas estão perfeitas, pois com os caps corretos (82pF) o FM Stereo do A35 ficou perfeito. Valeu pela ajuda!!! Como você bem sabe o grande problema em enviar um equipamento destes para um técnico é o cara mexer aleatoriamente nos ajustes das bobinas de FI e matar o FM do A35 e ai será necessário o manual de serviço, gerador de varredura, osciloscópio, tempo e muita paciência para fazer o alinhamento das bobinas de FI.
  21. Procedimento para reparo do Akai AA-A35 com problemas no FM Stereo. Observe se seu Akai A35 apresenta as seguintes falhas: 1- Só sintoniza FM em mono. 2- Não dispara o FM Stereo. 3- Não dispara o Tuned. 4- Não encontra nenhuma estação em FM Mono ou Stereo no Scan automático. 5- Sintoniza estações no FM mono fora da frequência correta. Por exemplo: Jovem Pan FM (São Paulo) deve sintonizar somente em 100.90 MHz, mas sintoniza também em 100.95 MHz e 100.85 MHz. Se os cinco itens acima estão acontecendo no seu Akai A35 e bem provável que o problema seja nos capacitores internos das bobinas T7 e T8 Remova as Bobinas T7 e T8. (uma por vez) As bobinas são iguais externamente, mas diferentes internamente então, remova uma, remova o capacitor interno, recoloque-a de volta na placa e então remova a outra. Para substituir os caps internos das bobinas instalei os novos caps nos terminais das bobinas. (ver foto abaixo). Comprei 10 caps cerâmicos de 82pF e caps cerâmicos multicamadas de 82pF. Utilizei um capacimetro para escolher os que mais se aproximavam de 82pF. Testei no A35 com os cerâmicos e com os cerâmicos multicamadas e obtive melhor resultado com os multicamadas. Como meu gerador de sinal (frequencímetro) não esta funcionando (precisa revisar) utilizei um velho Wireless FM Transmitter para gerar um sinal de 98.00 MHz. Ajustei a sintonia do Akai para 98.00 MHz mono e conectei o multímetro na escala de volts DC nos terminais TP5 e TP6. Após, ajustei o núcleo da bobina T7 o mais próximo de Zero Volts e então fiz o ajuste fino no T8. (ver informação completa no Manual de Serviço do Akai A35) Se o núcleo do T7 e do T8 estiverem girando soltos trave com uma (gotinha minúscula) de esmalte de unhas na rosca, pois a regulagem do T7 é extremante sensível e uma vibração pode desajustar. Obviamente nunca use cola!!! Após ajustar para zero volt (TP5 <–> TP6) já sintonizava praticamente todas emissoras disponíveis na minha região, em Stereo com o Tuned disparado, mas para melhorar ainda mais fiz um ajuste fino em VC4, VC1, VC2 (IMPORTANTE: Faça uma marca com caneta marcadora nas posições originais dos ajustes antes de mexer). Se ninguém mexeu o ajuste é mínimo para melhorar a recepção FM. Se perceber que esta sintonizando todas as estações FM perfeitamente não mexa nestes ajustes, pois são ajustes extremamente críticos. (ver informação completa no Manual de Serviço do Akai A35) Nota: Se o VR2 estiver muito desajustado (mexido) pode ser que não dispare o Stereo e o Tuned, então é recomendável usar um osciloscópio para um ajuste mais preciso. Sintonize uma estação em FM (com o seletor stereo acionado), conecte o osciloscópio no terminal TP7 da placa MPX e faça o ajuste em VR2 até aparecer na tela do osciloscópio a frequência de 19KHz estável. (ver imagem abaixo) Quando o ajuste estiver em 19KHz o Stereo e o Tuned serão disparados. Se não possuir um osciloscópio tente fazer o ajuste por tentativa. Feito os procedimentos indicados acima o FM Stereo do meu Akai A35 esta funcionando perfeitamente com 100% de estabilidade. Só falta fazer uma limpeza cuidadosa nas partes externas e finalizar o reparo. Notas Gerais: 1- Evidentemente outros componentes podem impedir que o Stereo e o Tuned dispare, como por exemplo um problema ou até mesmo um ajuste na placa MPX, mas neste caso os cinco itens inicias que citei não serão cumpridos. 2- Não mexa de forma aleatória nos ajustes das bobinas de FI, se mexer só vai arrumar problemas; só ajuste se souber o que esta fazendo. 3- Antes de fazer qualquer ajuste nas bobinas de FI faça uma marcação da posição original do ajuste. Não confie na memória! 4- A tampa inferior funciona como blindagem, faça os ajustes finos com a tampa colocada. 5- Os ajustes finos (fine tuning) exigem tempo e muita paciência. 6- Se não souber o que esta fazendo, não faça; pergunte ou pesquise antes. 7- Outros receivers como o Aiwa e Sony sofrem com o mesma falha nos caps das bobinas. 8- Consegui um Manual de Serviço (em PDF) do Akai A35 muito bom, da para ler todas as tensões dos pinos dos CIs. Vou postar para quem precisar baixar. Ferramentas e equipamentos utilizados: 1- Ferro de solda, solda, sugador, pasta de solda, álcool isopropílico, ferramentas, etc. 2- Osciloscópio. 3- Multímetro digital e multímetro analógico. 4- Wireless FM Transmitter para gerar o sinal de 98MHz. 5- Capacimetro. 6- Testador de componentes. (para verificar o ESR dos capacitores) 7- Chave de fenda plástica para regulagem das bobinas (não use chave de metal) 8- Pesquisa e paciência, muita paciência. Fiz essa explicação detalhada do procedimento para que outras pessoas (técnicos) possam fazer esse reparo que é extremamente simples e alguns poucos que sabem realmente como resolver o problema mais frequente do Stereo e o Tuned do Akai A35 não dispararem complicam de sobre maneira esse reparo. Nota Final: Tenho conhecimento na área da eletrônica por formação acadêmica e como autodidata, mas nunca atuei profissionalmente na manutenção de equipamentos eletrônicos, entretanto desde sempre faço reparos nos meus equipamentos e como gentileza para alguns poucos amigos. Como citei acima não atuo profissionalmente, então algumas falhas no caminho da solução ocorreram até entender realmente o que causava o problema. Obrigado a todos que dedicaram parte do seu tempo indicando caminhos que foram muito uteis para que o reparo tivesse uma finalização positiva. Se houverem dúvidas sintam-se a vontade para perguntar.
  22. @Luan Costha Só perguntei, não tenciono mexer no ajuste de ganho da antena, pois com um simples fio já pega FM normalmente. Quanto a deixar assim mesmo. São duas bobinas (T7 e T8) troquei só a da T7 que é a mais critica, vou comprar os caps corretos e trocar nas duas bobinas, faço os ajustes para zero (TP5 <–> TP6) e depois posto a finalização aqui. Cheguei à solução pelo seu comentário, só que como as bobinas são algumas voltas de fio esmaltado a possibilidade de dar defeito é baixa; então resolvi tentar com um cap de valor próximo a 82pF, que é o valor correto, e deu 100% certo. Só não cheguei à solução antes porque não tenho caps de 82pF, desta forma nos testes anteriores pulei de 68pF para 100pF e com esses valores o disparo do FM Stereo e o Tuned ficam instáveis, como não estabilizava comecei a acreditar que poderia ser outro problema. Valeu pela ajuda!!!!
  23. @Luan Costha @BCP Consegui fazer o FM Stereo e o Tuned estabilizar!!! As bobinas (T7 e T8) estão ok, eram os caps internos nas bobinas que estão com problemas. Quando testei com caps externos usei os que eu tenho; 52pF, 68pF, 100pF ... até 1nF e não estabilizava de forma alguma. Os caps das bobinas (T7 e T8) são críticos, por essa razão que com o passar dos anos a capacitância altera e não dispara mais o Tuned e o Stereo. Li um comentário na internet que confirmou que os caps devem ser de 82pF, como não tenho, para testar, associei 68pF + 22pF que na medição deu 87pF, bingo! Estabilizou e sintonizou Stereo normalmente e as frequências que estavam ligeiramente deslocadas voltaram a posição correta. Na semana que veem vou providenciar caps de 82pF e finalizar o reparo. Depois de feito a colocação dos caps de 82pF e ajustes, volto para finalizar este tópico e deixar claro (com fotos) a solução e assim ajudar outras pessoas com o mesmo problema. Não encontrei o trimmer TM1, essa denominação (TM1) é referente ao Akai A35?
  24. @BCP @Luan Costha Agradeço as respostas. Na AliExpress encontrei lojas com uma infinidade de bobinas de FI e até fabricam de forma customizada, procurei o datasheet das bobinas T7 e T8 mas não encontrei em lugar algum, posso medir a indutância (uH), mas certamente estará alterada. A frequência destas bobinas seriam 10.7 MHz? Se encontrar bobinas usadas (terão mais de 30 anos) provavelmente também estarão defeituosas, pois me parece um problema crônico desse modelo da Akai. Alguma sugestão para resolver esse impasse?
  25. @BCP Analisando melhor o FM em mono esta estável, provavelmente a instabilidade esta no mute. Como T7 e T8 estão diretamente ligados ao sinal piloto tentei fazer ajustes em T7 e T8, mas não estabiliza de forma alguma. Como já verifiquei todos os transistores e diodos, vou verificar todos os caps relacionadas, desta vez, removidos do circuito.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!