×
Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

LUSOM

Membro Pleno
  • Total de itens

    124
  • Cadastrado em

  • Última visita

  • Qualificações

    0%

Tópicos solucionados

  1. O post de LUSOM em Malware sendo detectado mesmo após formatar a máquina foi marcado como solução   
    @ETC9007  Olá!
     
    Gosto de ler e estudar um pouquinho sobre segurança da informação. Não trabalho na área, apenas por curiosidade mesmo. Temos que ser desconfiados sempre. Não é porque a maioria das pessoas não ligam, que não deveremos ligar, também! O caminho é esse mesmo!
     
    Mas pelo seu relato, de como é a sua rede (de como a internet chega até você), acho que o problema poderia estar, também, no roteador, como um membro do fórum disse.
     
    Você já leu sobre o que são os servidores DNS? Teve uma época que muita gente foi redirecionada porque eles conseguiam entrar no roteador e alterar esse servidor DNS por um falso, seja por causa de vulnerabilidade ou falta por falta de senha ou uso padrão da mesma que vem de fábrica nos roteadores. Bastava visitar  algum sites contaminados, com  um script que ficava  tentava acessar o roteador da vitima, e caso ele estivesse com senha padrão, ou achasse a vulnerabilidade  ele conseguia alterar o servidor DNS. Assim, por mais que a pessoa digitava no navegador o URL do banco, ele seria redirecionado para um servidor falso. Pois quem aponta para qual ip um endereço tem que ir é o servidor DNS. Esse ataque enganou muito gente sendo redirecionado para sites falso de bancos, de email, oferecendo atualização que era vírus e tudo que a criatividade deles permitiram para contaminar as pessoas.
     
    Dito isso, eu pergunto. Como você usa o Windows, eu sei que é possível alterar o servidor DNS nas propriedades de conexão em IPv4 e IPv6. dele. Toda vez que você formatou  o PC você fez  essas alterações? OU seja, inseria manualmente um servidor DNS como o google: 8.8.8.8 e 8.8.4.4  ou outro de boa reputação?
     
     
    Se o roteador do seu vizinho estiver comprometido com DNS falso, e você não alterou no seu PC, você certamente será redirecionado. 
     
     
     
    Não é vírus. Eles alteram um servidor DNS como eu disse. Apesar que eu já li algo na internet falando que remotamente hackers já conseguiram já alterar o firmware do roteador original por um falso, que com certeza permitiram maior espionagem, tentativas de outros ataque aos dispositivos da rede interna e fazer ataques na internet  (Derrubar outros sites na internet com ataque - DDoS por exemplo) e usar sua rede como VPN para esconder o IP deles para cometerem diversos outros crimes na internet. Ou seja, é  bem pior do que apenas alterar o servidor DNS.
  2. O post de LUSOM em Suspeito que alguém esteja usando minha internet. foi marcado como solução   
    @LcX_ @NIGHT FALL
    Isso é um site de downloads  que lista tudo que já foi baixado por IP?
     
    O que pode estar acontecendo é que os IPv 4 estão praticamente esgotados.  E com  isso, os clientes de muitos provedores não tem mais um IP público válido como antigamente, por exemplo como no decorrer  dos anos 2000. Nessa época, alias, que eu saiba que tinha esse tipo problema era mais os clientes de provedor a rádio, que nunca tinha um ip público válido. Não sei se eram todos, mas na minha região era muito comum essa reclamação ( tinha que fazer redirecionamento de portas para abrir servidor, problema com jogos que precisam de conexão direta e site de downloads que limitavam o download por ip etc).
     
    Dessa forma, acaba que muitos clientes de provedores compartilham o mesmo IP PÚBLICO na internet!
     
    Sobre o fim do IPv4:
     
    https://olhardigital.com.br/2020/08/24/noticias/america-latina-esgota-enderecos-ipv4-entenda/
     
    https://ipv6.br/post/fim-do-ipv4/
     
     
    Limitações do IPv4 e sobre o NAT :
     
     
    https://www.gta.ufrj.br/grad/07_1/ipv6/3-ipv4-2.html#:~:text=Mais uma séria limitação do,anárquico como a internet atual.
     

     
     
    Sobre o CG NAT:
     
    https://www.copeltelecom.com/site/blog/conheca-o-cgnat/
     
    Esse último explica tudo muito bem e fala o CGNAT!
     
     
     
     

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Curso de Hacker Ético

LANÇAMENTO!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!

* Este curso não é ministrado pela equipe do Clube do Hardware.