Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

João Victor do rock

Membro Pleno
  • Posts

    21
  • Cadastrado em

  • Última visita

posts postados por João Victor do rock

  1. 16 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

    Algo me diz que é falta de blindagem ou blindagem ineficiente. Mas isso é óbvio d+ por isso tentemos algo menos óbvio algo  como você está pegando o gnd do cabo de entrada na saída. O que dá corrente parasita. Obs: observação empírica, conceitual e teórica

    Já pensei na hipotese de blindagem e estou tentando resolver. Como devo fazer para essa corrente parasita desaparecer? 

    adicionado 5 minutos depois

    @Isadora Ferraz Hoje fiz um circuito parecido com esse. Porém em vez de um seguidor de emissor na entrada, usei um 741 com a entrada não inversora e na saída em vez de formar uma configuração darlington, eu coloquei um TIP122 e um TIP127. Mas o som saiu do mesmo jeito, sem qualidade e distorcido, com onda completa na saída e com um pequeno cross-over, pois usei somente dois diodos de polarização porque quando coloquei quatro a corrente subiu exorbitantemente de 150mA para 1,4A e, obviamente, o transistor superaqueceu. Estou pensando em enrolar a protoboard com um papel alumínio e testar pra ver se altera a qualidade, o cross-over eu tento resolver depois que o sinal estiver saindo mais limpo 😉.

  2. Pessoal, fiz esse projeto de amplificador só para teste mesmo e usei um alto-falante de 8R. Minha guitarra tem uma impedância de aproximadamente 15k (de acordo com minha medida). Porém o som está muito ruim e distorcido(mas a onda está completa, sem cortes), quando coloco uma senoide na entrada, na saída ela aparece completa sem nenhum sinal de 'sujeira', porém quando ligo a guitarra aparece um sinal sujo ou com algum tipo de interferência e o som fica horrível. Alguém pode me dizer o que está errado nesse circuito?

    Imagem.jpg

  3. 37 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

    2 😁

     

    Ah sim. ... não conte com 300mA do 555 apesar que algo me diz que seu pré não consome isso

    Também acho que não consome isso, mas é o que tava escrito kk... Vi no datasheet que a saída máxima dele é de 200mA. Mas não custa tentar.

    adicionado 2 minutos depois
    39 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

    2 😁

     

    Ah sim. ... não conte com 300mA do 555 apesar que algo me diz que seu pré não consome isso

    Será que eu consigo fazer um chaveamento com um transistor na saída do 555 pra não forçar a saída dele?

  4. Em 25/07/2020 às 11:10, Isadora Ferraz disse:

    Fonte chaveada ou do gênero e pré não se dão muito bem. Pra um som de qualidade, penso que pode investir num trafinho barato. Mas se insistir em usar apenas Vcc positivo, pra gerar o negativo há a opção de fazer um circuito personalizado a parte com 555 a baixa freq.

    QjuET6_3Gcc9fuqFXZ16t2o14N6137WjzMKobxAs

    Entendi, acho que com 555 funcionaria. Preciso testar na prática.  Mas não sei se a qualidade iria ser fiel.

     

  5. Pessoal, estou com um problema que é o seguinte: Estou pensando em comprar uma placa pré-amplificadora de guitarra mas o problema é que ela é alimentada por tensão simétrica, mas especificamente, mandam colocar um transformador na entrada de alimentação. A pergunta é: Como ligo essa placa com uma fonte chaveada sem precisar de transformador?

    Só preciso de uns ~300mA

    image.png.8bbe38da14d0e04af14827c2b1ace3ae.png

  6. @Renato.88

     

    21 minutos atrás, Renato.88 disse:

    O esquema está incompleto. 

     Verdade... valeu por avisar kkkk. Nem tinha percebido

    adicionado 2 minutos depois
    23 minutos atrás, Renato.88 disse:

    O esquema está incompleto. 

     

    AQ.jpg

    adicionado 12 minutos depois

    Você acha que pode melhorar em algo esse circuito?

     

  7. Pessoal, fiz um amplificador classe AB com BC548. Depois dele pronto, percebi que o sinal não está sendo totalmente excursionado pois ele começa a distorcer quando chego em ~20Vpp, ou seja, estou perdendo 4Vpp na amplificação. Essa perda é aceitável? Outra coisa que também percebi é que o ganho teórico dele é de ~52 e que quando coloco uma entrada de 352mVpp a saída me da uma valor de 10,6Vpp totalizando assim um ganho prático de ~30. Isso é normal?

     

    OBS.: Os conectores de 3 terminais são potenciômetros.

    AQ.jpg

  8. @Renato.88 RV1 é para regular a corrente CC na base

    adicionado 3 minutos depois

    @Renato.88 R5 é o resistor para limitar o ganho do amplificador em 47 e então não distorcer o sinal no C1 de bypass.

     

    adicionado 5 minutos depois

    @Isadora Ferraz Por que R1 do divisor de tensão não está aterrado no seu circuito?

    adicionado 7 minutos depois

    @Isadora Ferraz No seu circuito, C2 é um tipo de realimentação?

    adicionado 8 minutos depois

    @Isadora Ferraz Outra coisa também no seu circuito: Por que P2 está ligado direto no coletor e não no positivo?

    adicionado 10 minutos depois

    @Renato.88 Na verdade C2 vai ligado direto na base do transistor, errei nesse circuito rs.

    • Curtir 1
  9. Olá, sou novo aqui no fórum. Tenho algumas dúvidas sobre amplificadores. Projetei um amplificador de áudio utilizando um 741 e um circuito push-pull com o TIP41 e TIP42. Fazendo os devidos testes musicais, percebi que o som não está com uma boa qualidade (OBS.: estou usando na saída um alto-falante 8 OHMS de qualidade que funciona muito bem em um amplificador oneal que eu tenho aqui em casa.), quando olho no osciloscópio, parece que tem uma distorção anormal na senoide. Outra dúvida que tenho é se esses transistores são indicados para amplificadores de áudio, pois olhando os transistores de outro amplificador, eles são muito maiores (e de melhor qualidade, eu acho), por isso não sei se devo usar esses transistores para esse tipo de aplicação. Minha última dúvida é sobre os diodos 1N4148 que estão alimentando a base dos transistores; Por que devo usar especificamente esse diodo? Posso usar outro? Como saber qual diodo usar para alimentar a base do transistor e evitar o cross-over? Segue o circuito:

     

    TESTE.jpg

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!