Hoje em dia é difícil ver vaga que pede só backend. A maioria das vagas que eu vejo querem um programador fullstack web, você tem que saber no mínimo html, css, javascript+ framework frontend + banco de dados + uma linguagem backend.
ex: html, css, javascript, angular, spring, java, postgresql.
Isso quando não pedem que você também seja analista de sistemas e redes ao mesmo tempo que programador, tem vaga pedindo também que você saiba lidar com cloud, mas pra começar acho que sabendo o basico do fullstack deve dar pra conseguir uma vaga.
Eu atualmente tô trabalhando como helpdesk e faço de tudo um pouco na área de sistemas e redes, e estou pensando em voltar a estudar programação pra tentar um emprego melhor também. Ainda estou indeciso se invisto mais na área de redes e sistemas que eu gosto, talvez tirar um certificado CCNA ou largo mão disso e foco em programação, que é onde tem mais vagas.