Prezados, monitorando a temperatura de meu Intel Core i7-8565U do meu notebook Dell Inspiron i15-3583-30P, verifiquei picos acima de 80°C e temperaturas típicas entre 30 a 40°C. Pelo que entendo de transferência de calor, esses picos seguidos de redução instantânea não representam verdadeiramente a temperatura do componente, já que, normalmente, as temperaturas sobem gradualmente e também levam tempo para reduzir. Portanto, esses picos, na minha opinião, são fruto de alguma interferência no sensor de temperatura e a real temperatura do sistema, conforme o gráfico abaixo, fica em torno de 30 a 40°C. Verifiquei no forum que muitos usuários relatam o mesmo comportamento.
Continuando o mapeamento do problema, desativei o Turbo Boost do processador, e esses picos de temperatura diminuíram pronunciadamente. A amplitude do pico que era de mais de 50°C com o Turbo Boost ativado, passou para algo em torno de 5°C, com ele desativado, como pode-se observar na figura abaixo.
Portanto, está evidente que a causa desses picos é o Turbo Boost, ou seja, quando a utilização do processador chega a 100%, ele automaticamente eleva a frequência de operação por um período curto de tempo e depois volta à frequência normal. Partindo dessa premissa, a minha dúvida sobre a interferência, possivelmente por radiofrequência, devido à variação abrupta na frequência de operação, podendo gerar ruídos nos sensores de temperatura dos núcleos, fica ainda mais forte.
Resumindo, temos duas hipóteses:
Hipótese 1: Interferência nos sensores de temperatura causada pelo Turbo Boost.
Nesse caso, temos picos térmicos falsos, o que é menos crítico e não causaria grandes problemas ao CPU, somente assustando os usuários.
Hipótese 2: Os picos de temperatura são reais.
Nesse caso, temos choques térmicos a todo momento, nos quais o núcleo do processador experimenta variações de mais de 50°C (para cima e para baixo) em um intervalo de tempo curtíssimo. Tal variação certamente irá sujeitar o semicondutor a um ciclo de fadiga térmica intenso, bem como todos os circuitos e soldas existentes no processador. Ou seja, a vida útil do processador irá diminuir pronunciadamente com o turbo boost ativado.
Com base nessa análise, gostaria de consultar a opinião de vocês sobre isso. Já verifiquei se há algum material disponibilizado pela Intel sobre o assunto, mas não encontrei.
Obrigado e fico no aguardo de comentários.