Olá a todos.
Eu atualmente possuo um notebook Avell A52 LIV, com as seguintes configurações:
memória RAM: 8GB DDR4 2666MHZ
CPU: I5-10300H, com clock base de 2,5GHZ e clock máximo de 4,5GHZ com a tecnologia Intel Turbo Max
Placa de vídeo: NVIDIA GTX-1650 4GB
SSD Primário: NVMe, 250GB
SSD Secundário: Kingston SA400S37960, SATA III, de 960GB
Hoje (dia 01/11/2023), tenho visto que, ao usar o NVIDIA GeForce Experience para gravar minhas gameplays do simulador de ônibus Proton Bus Simulator, o notebook fica oscilando entre o uso da GPU dedicada e da integrada. Do nada, a GPU dedicada desativa, ficando só a integrada rodando o simulador e, nesse período, a luz da bateria acende e fica piscando.
Eu percebo a alternância da placa de vídeo dedicada para a integrada porque, quando estou gravando com a placa NVIDIA, o FPS varia de 30 a 120 FPS dependendo do mapa e/ou veiculo utilizados na gameplay, já quando alterna para a Intel UHD Graphics 630 (GPU integrada do processador), o framerate malemá chega aos 30 FPS, ficando mais entre 15 a 20 FPS.
Curiosamente, a placa não dá nenhum outro problema (stutterings, artefatos, nada) e, quando não estou gravando com o GeForce Experience, não passo por este problema de alternância das GPUs, mesmo com o notebook conectado à tomada.
Estou suspeitando ou de problemas na atualização de drivers da placa (houve uma atualização essa semana) ou então da bateria, que pode estar oscilando o fornecimento de energia do notebook quando eu estou gravando gameplays usando a GPU dedicada com ele conectado à tomada (quando uso na bateria, a placa dedicada é automaticamente desativada).
Obs.: Geralmente eu rodo o simulador no modo ultra, sem maiores problemas, mas, ultimamente, tem acontecido isso que citei, principalmente depois dessa última atualização do GeForce Experience.
Haveria alguma outra cuasa possível para este problema? Se sim, um comentário a respeito me ajudaria muito.
Desde já agradeço.