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Jean Carlo Pereira

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Reputação

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  1. Pessoal, Bom, apenas para dar um retorno sobre o teste acima e parece que enfim tive um bom resultado!! Hoje completo uma semana sem tela azul ou travamentos (parece até relato do A.A. kkkk) Esse método de desinstalar o driver de áudio e instalar o driver de vídeo mais antigo do site da Dell (23.21.13.8901, A00) deu um resultado muito bom. Os problemas: Por ser um driver de vídeo bem desatualizado, de 2018, tive alguns conflitos ao usar programas como Sketchup e AutoCAD. Mas foram coisas mínimas, se comparadas aos problemas anteriores. Notamos uma certa lentidão na hora de renderizar alguns projetos, ou até queda de desempenho do Sketchup mesmo. Mas vou deixar dessa forma até sair mais algumas atualizações do driver de vídeo, para deixar atualizado novamente. Como tudo indicava, esse teste reforça ser algum conflito mesmo no driver da placa de vídeo com a arquitetura do notebook. Como o colega @duvictorsc disse acima, eu já acho difícil ser algum problema físico no equipamento. Das minhas 05 máquinas, 04 deram problemas quase ao mesmo tempo por volta do dia 23/06. Seria muito difícil ser hardware, ou uma coincidência gigante. Provavelmente o SupportAssist entrou em atualização automática e instalou o driver problemático (no caso o mais atual), visto que quando peguei as 04 máquinas, todas estavam com a mesma versão. Então, a princípio, nessas condições acho que podemos concluir essa missão!
  2. Pessoal, Comigo aconteceu o seguinte: A receita "desinstalar driver de áudio + driver antigo de vídeo" parece que funcionou para mim também. Porém, segue minhas observações. Observação 1: Ao desinstalar o driver de áudio, e reiniciar, percebi que o Windows update instalou novamente o mesmo driver. Ao menos é a mesma versão, mas foi instalada dessa forma, pelo Windows update, e não diretamente por mim, pegando do site da Dell ou pelo SupportAssist. Observação 2: Consegui êxito apenas com o driver 23.21.13.8901, A00, que peguei diretamente do site da Dell. Este sim, é o mais antigo. O que usei anteriormente, não era de fato o mais velho. Link: https://www.dell.com/support/home/pt-br/drivers/driversdetails?driverid=kxxfk&oscode=wt64a&productcode=g-series-15-7588-laptop Com essa fórmula, 02 notebooks estão trabalhando desde sexta-feira sem travar ou tela azul. É pouco ainda pra dizer que deu certo, vou aguardar mais alguns dias e retorno aqui novamente. Mas pelo menos, desse jeito, o áudio está funcionando, e a placa de vídeo está habilitada. com driver antigo, mas funcionando.
  3. @Sektor_Infogames Deixou sem nenhum driver de áudio, ou pegou o automático do Windows Update? Se puder passar também, qual versão do driver de vídeo você usou
  4. Pessoal! Vamos as atualizações: Teste com driver de vídeo antigo (27.21.14.5771, A03) Não rolou. Instalei na sexta, funcionou bem durante 1 dia, mas no sábado, já voltou os travamentos e tela azul. Então desconsiderem esse teste que ele não vai adiantar. Agora, sobre o que o @Sektor_Infogames falou, eu ainda não tinha testado também. Em todas que formatei, reinstalei os driver usando o site da Dell também, ou seja os mais recentes. Vou fazer esse teste também hoje, desinstalando o driver de áudio, e deixando ele instalar o automático do Windows Update. Vamos ver...
  5. Pessoal, Atualização do Teste de hoje: Vou deixar abaixo os dados do driver que instalei hoje e consegui um bom resultado. A máquina rodou desde as 08:00h normalmente, Sketchup, CAD e Render, sem nenhuma tela azul ou travamento até então. É o driver mais antigo disponível no site da Dell para a placa GTX 1060. De todos os drivers que testei desde o início dos problemas, este se apresentou mais estável até então, mesmo sendo bem antigo. Até termos um driver atualizado sem problemas, talvez esse resolva. Quem também puder testar pra validar, será bem válido! Driver: 27.21.14.5771, A03 Data: 10 mar 2021 Link: https://www.dell.com/support/home/pt-br/drivers/driversdetails?driverid=xnn89&oscode=wt64a&productcode=g-series-15-7588-laptop
  6. Opa @Sektor_Infogames puxa uma cadeira também aí, e bem vindo a saga! Não sei você chegou a ver os posts anteriores, mas também fiz tudo o que você efetuou, e até agora a única coisa que faz o note trabalhar sem dar nenhuma tela azul, é desabilitar a placa de vídeo Nvidia. Fiz testes com e sem a bateria também, e não muda nada, acredito não ter relação com isso. @lorenagmss Tentei habilitar a placa novamente como você mencionou num post anterior, mas ao fazer isso, após alguns minutos a tela azul volta. Em dos meus notes, o usuário trabalhou o dia todo com a placa desabilitada, e quando habilitei novamente, voltou a desgraça com força. NOVO TESTE: Estou executando hoje em uma dás máquinas, um teste com placa ativada normal, só que com um driver baixado no site da Dell de Maio de 2021. Foi o mais antigo que encontrei no site da Dell, homologado pra placa GTX 1060. No site da Nvidia, o mais antigo é de novembro de 2021, então preferi pegar esse da Dell. Vamos ver como se comporta e vou informando por aqui. Outra informação pessoal. Temos aqui na empresa, um contato direto na Dell, mas do setor comercial. Estou falando com ele, para ver se conseguimos algum contato de suporte direto, mesmo as máquinas estando fora da garantia. Muito bom o relato de todos, assim que tiver a oportunidade, vou relatar o que temos discutido aqui.
  7. @dwatashi Pois é Apesar de ter uns 3 anos, fiz a limpeza das máquinas, mas não estavam tão sujas assim, até que estavam bem limpas. De fato o problema é com a placa Nvidia, até porque desabilitando ela, o problema desaparece. Mas por ter acontecido em várias máquinas ao mesmo tempo, me parece mais software (driver) do que o hardware em si.
  8. @Rodrigo Kern Pior que não, achei que também era no começo. Mas das minhas 05 máquinas, nem todas ainda tinha atualizado para última versão da BIOS, quando os problemas começaram. Então descartei retroceder.
  9. Opa, @Bruno Florentino! Puxa uma cadeira, pega uma cerveja e vem chorar com a gente! Tá convidado pro mêsversário da tela azul, dos meus cinco Dell G7 no próximo dia 23! kkkk Um mês quase nessa labuta, 1000 tentativas, mas estamos ai na tentativa com o pessoal. Pra mim o que funcionou até agora: - Ir no gerenciador de dispositivos, e "desabilitar" a placa de vídeo da Nvidia. O note vai trabalhar só com a placa da Intel, mas pelo menos vai funcionar! Hoje vou testar mais alguns drivers da Nvidia antigos pra ver como se comporta, e vou informando aqui.
  10. @lorenagmss Opa, boa notícia! eu cheguei a fazer o downgrade do driver também, mas para uma versão de dezembro de 2021, mas continuou dando erro, por isso nem tentei uma versão mais antiga ainda. Mas se está dando certo com seu amigo, é um bom sinal, se amanhã eu conseguir, também vou fazer esse teste.
  11. @lorenagmss Pior que já fiz isso. Desativei pela manhã e usaram normalmente durante o dia. No final da tarde, ativei-a novamente e o erro voltou quase de forma instantânea. Como você procedeu nesse processo de reativá-la? @Rodrigo Kern As minhas já são de 180w. Testei elas também, e estão todas ok. No início dessa jornada até cheguei a desconfiar delas também, mas não iriam dar problema em todas ao mesmo tempo no meu caso. E depois pra tirar a prova, testei e realmente não eram elas o B.O. O grande problema aí é algum conflito entre a Placa de vídeo GTX 1060 + Sketchup. ou Placa de vídeo + algum recurso de aceleração de hardware ou algo assim, que normalmente os programas 3D usam. Até porque encontrei pessoas em outros fóruns com o mesmo notebook, e com o mesmo problema, porém não usavam o Sketchup, e sim o AutoCAD por exemplo.
  12. @lorenagmss Realmente! Fiz o teste hoje desativando a placa da Nvidia em 2 notebooks e rodaram sem travar ou tela azul o dia todo. Claro, o desempenho foi lá em baixo, mas antes isso, do que ficar praticamente inutilizável. Agora é buscar o que está causando isso.
  13. @lorenagmss Legal, bom saber disso. Realmente, o teste com o Windows 11 não adiantou nada, em pouco tempo voltou a travar e dar tela azul. Acabei de desabilitar a placa da NVIDIA aqui também, e pedi para o usuário trabalhar normal, no Sketchup e render também, mesmo perdendo um pouco de desempenho. Vou procurar algo sobre isso, de conflito entre o Sketchup + Placa de vídeo GTX 1060, que é a que vem nesse note. Pode ter algo específico nesse cenário causando isso.
  14. @lorenagmss Que estranho. Porém tem uma coisa que esqueci de mencionar. Das minhas 05 máquinas, uma eu fiz aquela restauração do SupportAssit da Dell para restaurar ao padrão de fábrica. Mas na hora de selecionar qual seria a versão do Windows, ele dá duas opções: - Atualizar para o Windows mais recente (ele baixa a versão a mais nova) - Ou restaurar para a versão de fábrica. (mantém o Windows 10 antigo, que veio na máquina) Nesse note em específico, eu selecionei a versão de fábrica, e depois que finalizou a restauração, pelo Windows Update, eu baixei as atualizações de versão. E é a única máquina que já faz uns 5 dias que está rodando perfeitamente! Pode ter sido só uma coincidência, mas aconteceu. Hoje vou restaurar mais uma nessa mesma condição, e semana que vem botar pra rodar com o usuário, e vamos ver como se comporta.

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