Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Altair Travassos

Membro Júnior
  • Posts

    12
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

2
  1. @Mega Blaster , pois é, procurei nessa pasta de drivers e não achei nada da placa-mãe. São a mesma placa, só muda a embalagem. Knup agora é Revenger.
  2. O CD de drivers que veio só tem drivers do Windows 8 (ou 8.1, não lembro) pra trás. E não achei nada no site da Knup. Dá pra pegar drivers duma Gigabyte B75, por exemplo, e usar os drivers, já que o chipset é o mesmo?
  3. A MSI tá uns 120 reais mais barata. 3000 contra 2880, por aí. Além de eu ser fanboy MSI, embora aceite que isso pode ser deixado de lado. Minha primeira placa foi uma MSI Gaming (aquela vermelhona com dois fans grandes) e achei simplesmente espetacular, funciona há sete anos e uns meses e é fria demais.
  4. @Pedroou , mais uma pergunta sincera: o chip exposto não seria um problema na Galax? Poeira em cima do bicho sem necessidade. A MSI tem o backplate todo correto. E no fundo, quanto a esquentar, isso me parece ser mais problema de gabinete ruim. Digo, um gabinete bom resolve possíveis problemas de aquecimento da placa. Seria o caso do meu, que vai ter seis ventoinhas proporcionando uma circulação de ar bem feita. Fora que meu quarto é bem na sombra e tenho ar-condicionado que eu até dispenso.
  5. Teoricamente seria a MSI. Falam que GDDR6X esquenta mais, e não foi pouca gente que vi dizendo isso. Além de que a MSI me parece ser bem melhor construída em todos os aspectos.
  6. E a questão da "carcaça" da placa? A MSI me parece mais robusta, mas não sei exatamente como isso influencia, ou se é só uma espécie de efeito placebo que me leva a crer que a MSI é mais bem construída. SEM FALAR NESSE CHIPZÃO AÍ PEGANDO POEIRA DE GRAÇA NA GALAX.
  7. Pois é, aí é que tá, posso ter entendido errado, mas parece que o clock base da MSI é maior, de modo que isso compensaria de alguma maneira o fato de a Galax ser GDDR6X. E a questão seria em quanto seriam reduzidos os 8% de performance a mais da GDDR6X. Se caísse pra coisa de 3 ou 4%, aí eu iria de MSI porque eu gosto da marca e *****. Mas se no (não tão) longo prazo a GDDR6X compensar, aí vou de Galax, que me parece bem mais frágil, mas enfim, a placa não vai lutar boxe mesmo...
  8. Andei vendo um comparativo que mostra um ganho de performance de até 8% (por aí) quando a 3060 Ti tem memória GDDR6X, em comparação com uma de memória GDDR6. Por outro lado, uma 3060 Ti com memória GDDR6, mas com um clock um mais alto do que outras também com GDDR6, também pode oferecer algum ganho de performance, como foi o caso quando comprei minha GTX 970 4G Gaming da MSI anos atrás (ela tem um clock mais alto e tira mais FPS que as demais, sim). Mas aí tem a questão do longo prazo, onde a GDDR6X pode oferecer mais vantagens. Dizem que esquenta mais, mas um gabinete bom deve dar conta disso, ainda mais porque meu quarto não é quente. Mas eu honestamente não sei. Não achei comparativo específico entre elas e resolvi vir aqui. Tô exatamente na dúvida entre duas placas com essas características: uma Galax com GDDR6X ( https://www.galax.com/pt/graphics-card/30-series/GeForce-RTX-3060ti-plus-oc-v2.html ) e uma MSI com GDDR6 ( https://storage-asset.msi.com/datasheet/VGA/br/GeForce-RTX-3060-Ti-VENTUS-2X-OC.pdf ) mas clock mais alto que a da Galax (1695 contra 1665 MHz). MSI é marca pela qual tenho predileção, e ela tem estrutura a meu ver consideravelmente mais robusta do que a da Galax com GDDR6X. Tendo a preferir a MSI, como eu disse, mas talvez a GDDR6X faça diferença daqui a menos tempo do que muita gente pensa. Dá pra eu escolher com base no gosto mesmo e ir de MSI GDDR6 e clock mais alto? Alguém tem alguma informação crucial sobre a GDDR6X que me faça optar pela Galax? A pergunta é bem específica e entendo perfeitamente se ninguém se dispuser a responder.
  9. Tragam aí suas experiências comprando na Patoloco. Só isso mesmo.
  10. Pois é, justamente porque tenho pouca RAM que pegaria um pente de 8GB por uns 80 reais. Dá pra passar. Junto com o i7 4790 (preservando a placa-mãe) daria uns 530 reais. Com a placa de vídeo, tudo sairia por uns 3000 e eu nem devia gastar isso, mas vou fazer a barbeiragem. Ano que vem (ou na Black Friday) completo o serviço. Esses testes aqui indicaram um desempenho bem bom pra esse combo (ou meu i7 não seria K mas a diferença não é grande entre eles, pelo que vi, mas pode me corrigir se for o caso. Enfim, roda Red Dead Redemption 2 no talo a quase 60fps, se diminuir uma ou outra "frescura" fica de 60fps pra cima e 1080p, o que já é mais do que ótimo pro que pretendo pra esse ano. Assassin's Valhalla ele roda folgado acima de 60fps, ótimo também. Daqui a uns meses, com o Ryzen, aí jogo os Cyberpunk da vida e o que vier de lançamento bom em qualidade mais alta.
  11. A questão é que essa configuração seria momentânea porque não posso pegar tudo duma vez e não quero perder tempo revendendo peça (desvalorizada, porque sem garantia) depois. E não atentei pro fato de que a 1660 não tem Ray Tracing, então já agradeço o aviso, mais uma razão pra pegar logo a 3060. O i7 4790 pode ser fraco (mas não tanto assim) para a 3060 (considerando que ainda devo jogar alguns títulos da gerações passadas, só que em qualidade melhor, obviamente), mas eu não quero perder tempo tendo de vender uma 1660 por 500 reais a menos ano que vem, por exemplo. Daí pegar logo a 3060 e me virar com o i7 barato, que, com a memória de 8GB, sairia por uns 530 reais, coisa que não paga nem a placa-mãe pra um Ryzen 5600 (que por sua vez custa uns 850, fora os pentes novos de memória DDR4). O Ryzen 5600 é o que pretendo pro futuro, não quero comprometer o orçamento, quero ter folga, daí não trocar logo tudo (há outros gastos no momento além do com computador). Não compro tudo porque não tenho dinheiro pra tudo agora, por isso o upgrade será feito por partes. O i7 só quebraria meu galho até o fim do ano ou começo do ano que vem (mais provável). A RTX 2060 de 12GB é pouquíssimo mais barata que a 3060, de modo que nem tem por que investir nela. Tem 3060 da MSI por 2400 reais enquanto a 2060 da MSI sai por 2100 reais. Essa economia não faz sentido pra mim, pegar 2060 pra depois vender e pegar uma 3060. A 1660 ao menos ainda tem seus 800 reais de diferença para a 3060 (nos modelos que almejo, que seriam MSI). Quanto à fonte, a 3060 só consome 170w segundo matéria no TechTudo, não vejo como uma 650 B da EVGA (a marca é ótima) vá ser problema.
  12. Fala aí, pessoal. De momento, minha configuração é a seguinte (PC montado no fim de 2015): placa-mãe: ASUS B85-m Memória: Kingston 8GB DDR3 1600Mhz Processador: i5-4460 GPU: GTX 960 4G MSI Gaming Fonte: EVGA 650 Bronze Notei que finalmente chegou o dia de dar um up na máquina (meu PC tem os requisitos mínimos pra rodar o AC Mirage, mas quero rodar o jogo no ultra) e fico na dúvida porque não tenho como mudar tudo duma vez. A dúvida é: - Comprar mais um pente de memória de 8GB, pegar um i7 4790 (o que daria uns 530 reais, mantendo a placa-mãe e sem precisar comprar novos pentes DDR4 ou 5) e uma RTX 3060 (https://www.kabum.com.br/produto/384627/placa-de-vídeo-RTX-3060-ventus-2x-msi-nvidia-GeForce-12gb-gddr6-dlss-ray-tracing - sou fanboy da MSI e faço questão de ter o Ray Tracing e DLSS pra usar quando quiser, então evitem recomendar AMD, que inclusive a RX 6600 roda mal jogos em Direct X 11 pelo que vi e pretendo revisitar títulos como AC Unity e Syndicate agora em resolução melhor, mas se alguém puder confirmar problemas de aquecimento nessa placa da MSI, fico grato) ou - Pegar um Ryzen 5 5600G ( https://www.kabum.com.br/produto/320798/processador-amd-Ryzen-5-5600-3-5ghz-4-4ghz-max-turbo-cache-35mb-am4-sem-vídeo-100-100000927box ) com uma placa-mãe nova e novos pentes de memória DRR4 (ou 5) e uma GTS 1660 Super ( https://www.kabum.com.br/produto/108350/placa-de-vídeo-GTX-1660-super-gaming-x-msi-nvidia-GeForce-6gb-gddr6-GeForce-GTX-1660-super-gaming-x ) Por enquanto a dúvida é essa, mas aceito conselhos. De momento minha escolha seria a primeira e ambas as alternativas representam um gasto já acima do limite, o resto upgrade seria feito ano que vem com mais calma (e eu não quero pegar um i3, quero logo ficar seguro com um Ryzen 5 5600, ou algo próximo) então realmente não tem como dizer "troca logo tudo". E seria a primeira escolha porque não teria o trabalho de vender a placa ano que vem, esperando que alguém prefira uma placa usada e sem garantia a uma nova e custando só um pouco mais (além do fato de que ter, sei lá, 500 reais de desvalorização dum ano pra outro não me parece razoável, considerando preços estáveis, daí ser melhor pegar logo uma 3060, que eu não precisaria trocar). Ajudem aí. Vale dizer que ainda tenho o que jogar das gerações passadas, de modo que não preciso extrair o máximo da placa hoje. Como eu disse, o resto do upgrade com Ryzen 5 e correlatos ficaria pro ano que vem, ou fim do ano na Black Friday, talvez.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!