Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Andei vendo um comparativo que mostra um ganho de performance de até 8% (por aí) quando a 3060 Ti tem memória GDDR6X, em comparação com uma de memória GDDR6.

Por outro lado, uma 3060 Ti com memória GDDR6, mas com um clock um mais alto do que outras também com GDDR6, também pode oferecer algum ganho de performance, como foi o caso quando comprei minha GTX 970 4G Gaming da MSI anos atrás (ela tem um clock mais alto e tira mais FPS que as demais, sim).

Mas aí tem a questão do longo prazo, onde a GDDR6X pode oferecer mais vantagens. Dizem que esquenta mais, mas um gabinete bom deve dar conta disso, ainda mais porque meu quarto não é quente.

Mas eu honestamente não sei. Não achei comparativo específico entre elas e resolvi vir aqui. Tô exatamente na dúvida entre duas placas com essas características: uma Galax com GDDR6X ( https://www.galax.com/pt/graphics-card/30-series/GeForce-RTX-3060ti-plus-oc-v2.html ) e uma MSI com GDDR6 ( https://storage-asset.msi.com/datasheet/VGA/br/GeForce-RTX-3060-Ti-VENTUS-2X-OC.pdf ) mas clock mais alto que a da Galax (1695 contra 1665 MHz). MSI é marca pela qual tenho predileção, e ela tem estrutura a meu ver consideravelmente mais robusta do que a da Galax com GDDR6X. Tendo a preferir a MSI, como eu disse, mas talvez a GDDR6X faça diferença daqui a menos tempo do que muita gente pensa.

Dá pra eu escolher com base no gosto mesmo e ir de MSI GDDR6 e clock mais alto? Alguém tem alguma informação crucial sobre a GDDR6X que me faça optar pela Galax?

A pergunta é bem específica e entendo perfeitamente se ninguém se dispuser a responder.

• Membro VIP
Postado

O clock você pode simplesmente fazer overclock usando o próprio software da Galax com um click (1-Click OC é um recurso do Xtreme Tuner da Galax), eu acredito que a GDDR6X é melhor.

A GDDR6X parece ser algo entre a 3060 TI normal e uma 3070.

Postado
6 minutos atrás, Pedroou disse:

O clock você pode simplesmente fazer overclock usando o próprio software da Galax com um click (1-Click OC é um recurso do Xtreme Tuner da Galax), eu acredito que a GDDR6X é melhor.

A GDDR6X parece ser algo entre a 3060 TI normal e uma 3070.

Pois é, aí é que tá, posso ter entendido errado, mas parece que o clock base da MSI é maior, de modo que isso compensaria de alguma maneira o fato de a Galax ser GDDR6X.

E a questão seria em quanto seriam reduzidos os 8% de performance a mais da GDDR6X. Se caísse pra coisa de 3 ou 4%, aí eu iria de MSI porque eu gosto da marca e *****.

Mas se no (não tão) longo prazo a GDDR6X compensar, aí vou de Galax, que me parece bem mais frágil, mas enfim, a placa não vai lutar boxe mesmo...

• Curtir 1
Postado
7 horas atrás, Altair Travassos disse:

mas clock mais alto que a da Galax (1695 contra 1665 MHz)

30mhz não vão fazer diferença alguma no desempenho..   opte pela GDDR6X que é aversão mais moderna

Além de que a versão ventus da MSI costuma ter relatos de temperaturas altas.

Postado
3 minutos atrás, Alex Weiss disse:

30mhz não vão fazer diferença alguma no desempenho..   opte pela GDDR6X que é aversão mais moderna

E a questão da "carcaça" da placa? A MSI me parece mais robusta, mas não sei exatamente como isso influencia, ou se é só uma espécie de efeito placebo que me leva a crer que a MSI é mais bem construída.

image.png.9eed194a1bbf9e92784707b8aecfd32a.png

image.png.d8c9bef474a0ec8a6c4d37d2d8bd1d3e.png

SEM FALAR NESSE CHIPZÃO AÍ PEGANDO POEIRA DE GRAÇA NA GALAX.

image.png.4d6edbf3c1f8e79c3656ef0f60e2d95f.png

image.png.7ebdf661c87ce50a76e858f1ff949dd4.png

• Membro VIP
Postado

Elas usam o mesmo chip, a diferença é a memória. Deve chegar ao mesmo clock em teoria. Uma placa com mais capacidade de resfriar permite overclock maior.

Postado
agora, Pedroou disse:

Elas usam o mesmo chip, a diferença é a memória. Deve chegar ao mesmo clock em teoria. Uma placa com mais capacidade de resfriar permite overclock maior.

Teoricamente seria a MSI. Falam que GDDR6X esquenta mais, e não foi pouca gente que vi dizendo isso. Além de que a MSI me parece ser bem melhor construída em todos os aspectos.

• Membro VIP
Postado

O que eu vi pelas fotos, é que a MSI parece usar os heatpipes em alumínio e a Galax em cobre. O cobre é melhor em capacidade de conduzir calor, talvez o aparência "feia" da Galax seja pra economizar na estética, visto que o o cobre tem custo maior.

• Curtir 1
Postado

@Pedroou , mais uma pergunta sincera: o chip exposto não seria um problema na Galax? Poeira em cima do bicho sem necessidade. A MSI tem o backplate todo correto.

E no fundo, quanto a esquentar, isso me parece ser mais problema de gabinete ruim. Digo, um gabinete bom resolve possíveis problemas de aquecimento da placa.

Seria o caso do meu, que vai ter seis ventoinhas proporcionando uma circulação de ar bem feita. Fora que meu quarto é bem na sombra e tenho ar-condicionado que eu até dispenso.

Postado

Estética não gera desempenho, e galax é elogiada em controle de temperatura melhor.. 

Minha sugestão é pela versão GDDR6X, se seu gabinete é bom em ventilação já matamos a conversa do DDR6X esquentar mais, isso não será um problema. 

Na questão do chip exposto, não vejo como um problema mas sim como beneficio de ter circulação de ar mais fácil ali, até ajudando de certo modo no resfriamento..    

Se backplate fosse sinônimo de problemas, as milhares de versões que nem possuem deveriam morrer em pouco tempo de vida, e temos muitas com mais de 4 anos sem nenhum problema..  desde que não deixe acumular poeira em excesso isso também não será um problema.  

• Membro VIP
Postado

Se fosse um problema acredito que eles não venderiam assim, ou haveriam diversas reclamação sobre.

Pelo que vi ela é pesadinha, talvez por conta dos dissipadores, talvez seja interessante comprar um apoio para colocar junto.

Postado
34 minutos atrás, Alex Weiss disse:

Minha sugestão é pelo desempenho, e a GDDR6X dará isso. 

O que faria a escolha mudar é o preço.. 

Qual valor de cada você está orçando?

A MSI tá uns 120 reais mais barata.

3000 contra 2880, por aí.

Além de eu ser fanboy MSI, embora aceite que isso pode ser deixado de lado.

Minha primeira placa foi uma MSI Gaming (aquela vermelhona com dois fans grandes) e achei simplesmente espetacular, funciona há sete anos e uns meses e é fria demais.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@Altair Travassos Amigo, eu utilizo uma Galax RTX 3060 TI Plus com três fans, posso afirmar para você: Ela não é quente!!

O máximo que já vi ela atingir de temperatura durante gameplay foi 77ºC, em um dia muito quente.

Eu utilizo ela em um Gabinete Overtake da SuperFrame com quatro fans nele e ainda um watercooler DeepCool LE500 240mm no meu i5 13600KF.

Sempre utilizei GPUs da EVGA, mas no meu último upgrade, resolvi pegar Galax pois estava com o preço muito mais baixo e não me arrependo, aliás, recomendo!

Sobre GDDR6X, a verdade é que não vai te dar um ganho muito notável, as é a tecnologia mais nova, portanto, não tem o que "evita-la", desencana disso.

Mas a verdade é que as duas são boas GPUs, MSI também é uma marca consolidada, não será ruim!

Espero ter ajudado.

Abraço!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...