@Sérgio Lembo @aphawk @Mega Blaster @alexandre.mbm @.if Antes de mais, obrigado a todos! E peço desculpa se me esqueci de citar alguém. Este sensor é um trabalho que já tento fazer há cerca de um ano, mas ainda sem ter resultados. O objetivo é usar apenas os terminais do sensor e nenhum sensor nem componente externo.
Para que talvez consigam ver o que acontece fiz 3 videos que ilustram a variação da capacitância e resistência dos 3 terminais, em 4 condições: Sem ninguém e seco, Com alguém e seco, Com alguém e molhado, Sem ninguém e molhado. Os quais por favor visualizem no link: https://drive.google.com/drive/folders/1TIIU49bpHQKoBK73GOyxSN08hCcFz0NS?usp=share_link
Resumidamente o que acontece é que nos 2 primeiros terminais (onde o cricuito é fechado), apenas a resistência varia, mas não segue um padrão, isto é, sem ninguém pode ter 125ohm, e com alguém apesar da resistência por vezes diminuir, acaba por voltar ao mesmo valor e a amplitude do valor minimo medido (116ohm) e máximo (130ohm) é relativamente pequena, ainda por cima quando as leituras são tão instáveis. Não consigo encontrar um padrão para a medida de resistência que me diga se a pessoa está ou não no lençol.
Já nos terminais 2 e 3, onde o circuito é aberto (e por isso a resistência é da ordem dos Mohm) é notável a variação de capacitância quando alguém se deita de cerca de 50pF para cerca de 90pF e com valores muito mais estáveis.
Quando molho o circuito, a resistência entre os terminais 2 e 3 diminui bastante, da ordem dos Mohm para os Kohm e a capacitância aumenta bastante, dependendo da quantidade de água absorvida pelo lençol.
Quando o lençol está seco, a deteção de presença de pessoas pode ser feita através da variação da capacitância nos terminais 2 e 3 (como podem comprovar nos videos), o problema é que quando existe água no lençol não sei como posso detetar se existe ou não uma pessoa.
Pode por favor indicar o número dos terminais do 555 e uC a utilizar nessse circuito?
E se utilizar uma ponte de Schering?
Muito obrigado pela vossa ajuda e partilhem as vossas ideias por favor.