Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sérgio Lembo

Membros Plenos
  • Total de itens

    2.289
  • Registro em

  • Última visita

  • Qualificações

    N/D
  1. Acompanhando o tópico com interesse. Por falar em AVR aquela doideira de usar um registro para leitura de input e outro para output ainda não esqueci.
  2. Está pensando em quantos amperes? Um simples comparador com histerese de 0,5V resolve a atuação do relé. Também pode usar SCR mas lembre-se que há uma queda de 2V. Vai precisar de dissipador nele (não é barato). Um relé direto no secundário do trafo é a melhor opção.
  3. Os motores trifasicos consomem menos energia que os monofásicos. A razão é simples: não existem motores monofásicos. O capacitor deles é para simular a terceira fase. Sobre o custo, vão te cobrar um consumo mínimo, dependendo da potência que peça para instalar esse consumo mínimo pode chegar a 100kWh por mês, nada demais. Já tive instalação trifásica mas por não ter escolha (tinha uma máquina de 5cv) nem comparei os custos. adicionado 1 minuto depois Não entendi essa tarifa de R$7.000,00. Só tive que colocar uma caixa de entrada compatível com a potência.
  4. Não seria por acaso um inversor? Se for para considerar apenas a corrente máxima e tensão máxima pode fazer a troca sem problema algum. Um mosfet é muito mais que tensão nominal e corrente nominal. A grande dificuldade dos mosfets na categoria de 600V (seu caso) são as capacitâncias internas. Ajuda na avaliação conhecer o modelo queimado (código completo, fabricante) e o que pretende colocar no lugar. Supondo que o queimado seja um moderno produzido pela Infineon eles são fáceis de serem usados. Um mais obsoleto colocado no lugar dele talvez não trabalhe corretamente mesmo que a capacidade de corrente seja maior. Temos a questão da facilidade de comutar o gate, alguns necessitam de drivers mais potentes.
  5. Na falta de um osciloscópio dá para improvisar com um RC. No circuito abaixo fiz uma simulação do seu circuito com 1 saída. Ali temos um oscilador, o transistor interno de saída e o circuito externo que vai ao gate. Foi adicionado um RC para leitura de tensão com um multimetro simples. Como a onda é quadrada com 50% de duty então espera-se ter 50% da tensão de pico no ponto de leitura. circuito de teste
  6. Preste atenção no que fez: ao querer economiza resistores ( o correto é 1 para cada entrada) ao acionar SW1 ou qualquer outra SW todas as entradas serão acionadas. De forma prática todos os SWs e LEDs ficaram em paralelo.
  7. @Airtonarl , supondo que o pino 1 seja Vcc o que faz o resistor de 500K ali? Se esqueceu dos resistores de pull up nas entradas. adicionado 6 minutos depois @Airtonarl , a emenda foi pior que o soneto! kkk
  8. A tabela tem que refletir a realidade e não possibilidades matemáticas. Por exemplo: como pode o Fim de Curso I e Fim de Curso II estarem ativados ao mesmo tempo? Consegue o motor estar no canto esquerdo e direito ao mesmo tempo? A coluna comentário foi omitida. você pode até colocar a possibilidade de ambos fim de curso estarem ativados provocando parada de motor e na coluna comentário ter anotado que é erro e o sistema tem que parar por segurança. Giro a direita e a esquerda foi retratado como sendo uma só coisa (o correto é 1 coluna para cada sentido). Não se trata de preciosismo querer 1 coluna para cada sentido. O motor é o mesmo mas são drivers distintos os que serão acionados para realizar a direção correta. De forma prática, cada sentido de rotação representa o driver a ser utilizado. adicionado 37 minutos depois adicionado 38 minutos depois Monte o resto da tabela.
  9. Está usando um componente bom para aplicação errada. A energia que a Peltier consome para o calor que retira é absurda. Péssimo rendimento. Sua única vantagem é a ação rápida. Dessa forma, se deseja resfriar um cofre de geladeira use compressor e afins. São lentos mas possuem um razoável rendimento energético. Se for para resfriamento eventual (um copo ou jarra dágua) a Peltier é a melhor. Vai ter ação rápida e consumo zero quando estiver fora de uso.
  10. Se tiver mais um transistor um aumento de ganho vai te ajudar. Sugestão com darlington
  11. @misterjohn 300T? A maior que trabalhei tinha 200T, da Sumitomo. Local: Aciaria II, Cosipa, Cubatão/SP.. Das marcas citadas não conheci a Cantiere e Cutler Hammer. Das nacionais vale a pena citar os disjuntores mecanizados da Soprano. O Icc de abertura supera 30kA. Fantásticos. Square D? Tá mal costumado cara.
  12. Yaskawa, Yokogawa, faz tempo que não vejo isso. A estética nem é das melhores mas a robustez é fantástica. Em freios de ponte rolantes CC a bobina é do tamanho de um bolo. (não confundam pontes rolantes com talhas de 10 ton). O piso do painel sempre tem pó cinza, é resíduo de prata das aberturas, muito arco voltaico. Cada contator monopolar é do tamanho de meio disco de pizza com sopradores elétricos e mecânicos para quebra do arco nos chifres dos abafadores.
  13. Nesses detalhes a distinção de serviço bem feito e serviço de porco.
  14. Já tem um erro. O motor DC tem 3 possibilidades: rotação direita, rotação esquerda e desligado. Trate o motor com 2 colunas, uma para rotação direita e outra para rotação esquerda. Espera-se que o timer venha a fornecer um pulso de curta duração (é mais conveniente). A tabela começa com o motor encostado numa das extremidades e o motor parado. Na segunda linha recebe o pulso e o fim de curso acionado direciona a rotação do motor para o dado correto. A coluna da direção oposta dop motor permanece desligada. Na terceira linha o motor continua funcionando e nenhum dos fins de curso está acionado, o motor está no meio do caminho. Na quarta o motor encontra o fim de curso oposto e é desligado Na quinta um novo pulso do timer reinicia o ciclo mas agora em sentido contrário. Faça as demais linhas. A tabela tem que refletir o passo a passo, bem explicada, esquece o papo de que algo está sub-entendido, quanto mais detalhada a tabela for melhor a compreensão. Se necessário abra uma coluna extra para comentários/explicações. Isso irá clarear sua mente na hora de montar o circuito. adicionado 6 minutos depois Olhei melhor o seu desenho e percebi que fez um ciclo para timer = 0 e outro para timer = 1. Isso também dá para fazer mas na tabela deve colocar na primeira linha a transição de 1 para 0 pois a transição é quem irá marcar o início do primeiro ciclo. Para início do ciclo reverso faça o sinal da transição de 0 para 1 no início do retorno. adicionado 8 minutos depois Está no caminho certo.
  15. Química é terrível. Qualquer vazamento de gás ou liquido corrosivo em ambiente não ventilado e temos isso. O que se adota é o revestimento com material de boa resistência química. Já assisti a barramentos de cobre serem revestidos de prata (banho galvânico, fina película) para combater o zinabre. Em alguns ambientes deu certo e em outros a prata ficou azulada, vai da identificação do agente corrosivo a seleção do tipo de proteção. O níquel me parece ter uma razoável resistência ao ácido sulfúrico comparado ao cobre, estanho e latão.Posso estar errado. Algum químico na área?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Aprenda_a_Ler_Resistores_e_Capacitores-capa-3d-newsletter.jpg

ebook grátis "Aprenda a ler resistores e capacitores", de Gabriel Torres

GRÁTIS! BAIXE AGORA MESMO!