Amigos, bom dia!
Realmente o programa tem ficado cada vez melhor. Novamente parabéns.
Eu tenho uma visão diferente do mercado de técnicos de informática. Moro em SP e reconheço que a realidade aqui é diferente dos outros estados.
Aqui, aquele técnico de informática que simplesmente monta PCs já não é a maioria faz tempo. Se o cara não se reciclou ele está fadado a "formatar pcs" como falado no programa e fazer upgrades (memória, HD...).
Hoje muitas lojas já fazem a venda do produto e a instalação do hardware adquirido no mesmo PACOTE.
Os que evoluíram, hoje prestam "consultoria" e indicam produtos e prestam serviços de alto valor. Eles entregam SOLUÇÕES e não só o pc funcionando.
Eles conhecem não só o hardware, mas também Software, Virtualização, conceitos de segurança, Impressoras e multifuncionais, equipamentos de rede, multimídia, storage, smartphones, smartTVs, videogames, centrais multimídia e outros gadgets e ainda como tudo isso opera em conjunto.
Tenho colegas que atuam nesse modelo e estão muito bem. Alguns prestam serviços para pequenas empresas possuem ótima remuneração.
O modelo de trabalho evoluiu, assim como o mercado.
Quanto à venda de PC´s, acredito que irá diminuir muito ainda mas não irá "zerar". Os Notebooks irão assumir o posto de PC de mesa e serão cada vez mais poderosos, baratos e consumirão menos energia. Hoje existem notebooks com muito poder de fogo que atendem muito bem a esmagadora maioria dos usuários, inclusive os mais exigentes.
O consumidor tem um leque maior de opções. Aqueles que usam o PC pra
navegar na internet trabalhos com Office podem ir num supermercado e pagar um preço justo pelo equipamento com garantia de até 2 anos. Se a fonte ou outro componente estiver ruim, ele irá acionar a garantia e pronto. O consumidor QUER e precisa ter simplicidade e facilidade no uso. Ele quer chegar em casa e ligar o PC como ele liga um eletrodoméstico qualquer. E se não funcionar ele aciona a garantia ou troca o equipamento.
Os power users ou heavy users também tem opções para compra de PC´s aderentes as suas necessidades em várias lojas do varejo e em sites de grandes marcas. Quando amigos me pedem uma sugestão de qual equipamento comprar, eu indico estes sites e o cara ajusta o poder de fogo do equipamento ao poder de fogo do seu bolso.
E, se ele ainda assim não estiver satisfeito poderá montar o seu e assumir o risco. Na minha visão, só monta o seu PC quem gosta dessa atividade. Gosta de selecionar cada peça a dedo com muito critério e obter o melhor com os recursos que possui. Mas muitas vezes isso sai mais caro.
mas é isso ai... já escreví demais !!!