Olá pessoal,
Estou ciente dos problemas que os short-breaks causam, mas no meu caso é difícil viver sem eles. Faço experimentos científicos que as vezes rodam por horas, dias, até semanas. Por mais que eu inclua "checkpoints" onde eu salvo os dados em disco, quedas de energia são sempre problemáticas e causam perda de trabalho (meu e dos PCs).
Depois de experiências frustradas com SMS e TS Shara encontrei os APC. Já tive dois deles que deram defeito, mas tenho outros 10 em funcionamento, alguns com vários anos. O modelo que eu vinha comprando ultimamente é o Back UPS Pro, que apesar da onda quadrada que faz minhas fontes com PFC ativo trabalharem pesado (pelo menos o ruído é grande), ele parece não ficar interferindo na tensão. Pelo Powerchute consigo inclusive configurar as tensões mínima e máxima que ele deixa passar sem intervir e sempre deixo o mínimo no mínimo possível e o máximo no máximo possível porque sei que a fonte aguenta as variações. Não ouço nenhum barulho de relê como ouvia nos modelos mais antigos.
O Back UPS Pro também tem a vantagem de o Windows reconhecê-lo e instalar os drivers automaticamente. O mesmo se aplica a vários modelos de NAS. Assim eles trabalham monitorando a carga e hibernam automaticamente quando ela está acabando, e voltam automaticamente depois que a energia retorna e continuam o trabalho, tudo sem intervenção humana. No Windows dá para usar o Powerchute para ter informações e configurações adicionais, mas não é essencial.
O problema é que a APC resolveu tirar esse modelo de linha no Brasil (nos EUA eles ainda existem) e deixou apenas umas porcarias herdadas da Microsol no mercado de short-breaks. Os modelos da Microsol não são identificados pelo Windows e mesmo instalando o driver eles não são reconhecidos como no-break. NAS nenhum também reconhece esses no-breaks. Por fim, o software para monitoramento não é o Powerchute, é um tal SGM Light, uma porqueira feita em Java que não roda como serviço, não hiberna o Windows, dá pau na instalação, enfim, um completo lixo.
Minha dúvida é: algum no-break no mercado entrega pelo menos o que o Back UPS Pro da APC entregava? Já pesquisei alguns modelos da Eaton, mas tenho dúvidas se o driver deles é decente ou se é outra gambiarra que fica dependente de software.
Nos EUA falam bem do Cyberpower, mas é outro que não existe por aqui. É lamentável o descaso da APC com o mercado brasileiro descontinuando o melhor short-brake que eles tinham e deixando só porcaria no lugar.