Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.

emersonwsm

Membros Plenos
  • Total de itens

    682
  • Registro em

  • Última visita

  • Qualificações

    0%

Reputação

0

Sobre emersonwsm

  • Data de Nascimento 18-06-1971

Informações gerais

  • Cidade e Estado
    Lugar nenhum
  1. Preciso dar vida a um G4

    Arquivos .DMG são imagens de disco, semelhantes ao .ISO, mais comuns do mundo PC. Na hora de gravar os CDs, era necessário ter gravado o conteúdo dos arquivos .DMG no disco e não os próprios arquivos. Ou seja, foram gravados incorretamente. Dependendo do modelo do G5, ele pode precisar do Mac OS X 10.4 (Tiger) para inicializar.
  2. Preciso dar vida a um G4

    Serve qualquer HD IDE / ATA (não-SATA). Não sei exatamente qual o modelo do seu G4 (existem diversos, de 350MHz a 1,42GHz), mas os modelos mais antigos reconhecem até 120GB (se usar um de 160GB, os 40GB excedentes são ignorados). Vai precisar de um DVD (ou alguns CDs) com o sistema operacional pra instalar. A instalação não tem dificuldade nenhuma (ok, ok, next, next...). Se o Mac não tiver placas de terceiros (não-Apple), você não vai precisar de driver nenhum. A versão do sistema depende do modelo do Powermac e da quantidade de RAM que tem nele. Com 256MB ou mais, o Mac OS X 10.4 (Tiger) é o indicado. Se for um G4 com 1GHz ou mais e 1GB de RAM ou mais, o Mac OS X 10.5 (Leopard) é uma boa opção.
  3. você vai precisar pegar uma cópia do CD original do 6360 com alguém (o CD original permite instalar o sistema apenas nos Macs da mesma linha) ou conseguir uma cópia de um Mac OS genérico (que instala em todos os Macs). O Mac OS que tem pra baixar no site da Apple é o 7.5.1, que não instala no 6360, que exige o 7.5.3 ou superior.
  4. Mac OS X 10.4 Lento

    Aconselho colocar mais memória. Vai ajudar bastante.
  5. A não ser que você goste de brincar (brigar) com sistemas antigos, realmente é um presente de grego. O Performa 6360 roda apenas o Mac OS clássico, da versão 7.5.5 até a versão 9.1. Com hacks, consegue rodar o Mac OS clássico até a versão 9.2.2 ou o Mac OS X até a versão 10.1.5, mas o Mac OS X fica excessivamente lento nele. Linux, entre alguns outros desatualizados, roda o 3.0 (Woody) e as primeiras versões do 3.1 (Sarge). Realmente não tentei instalar nenhuma versão do NetBSD (que tem versão para Macs PowerPC Old World) e do Debian atual (que parece ter voltado a dar suporte - ser instalável - em Macs PowerPC Old World). Quanto ao problema específico do seu 6360, aparecer o disquete com interrogação piscando no momento do boot, indica que não foi encontrado nenhum sistema para ser carregado. Quando aparece o "happy mac" é que o sistema começou a ser carregado e o computador passou pelo power-on self test. Mas como alterna os dois ícones e nunca termina de carregar o SO, eu arriscaria dizer que, ou o sistema do HD está danificado ou o próprio HD pifou. Se o HD morreu, qualquer HD IDE (não-SATA) de até 120GB serve nesse Mac (HDs com mais de 120GB terão o extra, acima de 120GB, ignorados pelo computador). O original geralmente é de 1,2GB. Em ambos os casos, você irá precisar de um CD com o Mac OS clássico para (re)instalar no HD. Eu recomendo o 8.0 pra começar (não sabemos quanto de RAM tem nesse Mac e nem se ele tem o pente de memória cache L2 *). Lembre-se que, mesmo conseguindo um CD com o sistema, o drive de CD, com 13 anos de idade, pode não estar lendo mais nada! De qualquer forma, não espere grande coisa desse Mac: É equivalente a um Pentium I de 200MHz (aproximadamente); Meio chato de expandir apesar de já ter (um único) slot PCI e usar HD IDE; Os programas estão muito desatualizados e neste modelo, programas menos velhos ficam lentos (o Mozilla "Classilla" 9.0.4, por exemplo). Ou seja, é curtição pra quem gosta de brincar com software e hardware antigos. * - Os Performas 6360 são duma época (95-97) em que alguns modelos de Mac foram montados no Brasil e esse modelo era um dos low-end / baixo custo. Para reduzir ainda mais o preço, a Apple Brasil vendia os 6360 sem o pente de cache L2!
  6. MAC OSX TIGER

    Deu um trabalho lascado decodificar a sua mensagem, mas vamos lá... você seguramente comprou um pitarão. Neste caso, basta você fazer uma instalação selecionando o mínimo de idiomas possível (inglês e português, apenas), retira drivers de impressora desnecessários e, na hora que for verificar o disco, clica em skip (ou cancelar). Deve instalar de boa.
  7. Flyback queimado. Um flyback desses deve custar uns R$40,00 em lojas especializadas. você também vai gastar com a mão-de-obra. Nada garante que não volte a queimar. É a maldição dos modelos Tray-Loading de iMac.
  8. Ia me esquecendo do HD: Qualquer modelo IDE/ATA/PATA (não-SATA) de até 120GB funciona sem inconvenientes. Modelos maiores que 120GB só terão o extra reconhecidos pelo Mac OS X e com uso de software de terceiros.
  9. Quanto ao defeito, difícil precisar. Eu começaria procurando problemas na placa de fonte e na parte do monitor. A ejeção do drive se resolve com uma limpeza e troca da borracha que traciona o sistema de ejeção. Os falantes literalmente desmancham nesse modelo. Não é uma simples borracha. É todo o cone acústico. Me disseram que basta levar em alguém que recondiciona auto-falantes, mas nunca fiz. E, mesmo assim, seguramente nunca terá a mesma qualidade de som que o original. Quanto ao navegador: Opera 9.6.4 - (June 2009) Firefox 2.0.0.20 (Dec. 2008) iCab 3.0.5 (Jan. 2008) Camino 1.0.6 (Aug. 2007) Safari 1.0.3 (Aug. 2004) Internet Explorer 5.2.2 (Sept. 2002) Informações do site LowEndMac: http://lowendmac.com/osx/jaguar-10.2/index.html Nesse seu Mac, dá pra instalar de boa até o Mac OS 10.4.11 e, me contradizendo de mensagens antigas, o Mac OS X continua melhorando o desempenho a cada nova versão, CONTANTO QUE você TENHA BOA QUANTIDADE DE MEMÓRIA! No caso do 10.4.11, apenas aconselho desabilitar o Dashboard nessas máquinas mais antigas.
  10. MAC OSX TIGER

    Só há uma forma de saber se um pente de memória vai ser reconhecido nos Macs PowerPC New World: Encaixa o pente nele e liga o Mac! Se o pente for reconhecido NA INTEGRA (toda a capacidade do pente), então será o primeiro passo dado. Só vai restar saber se o pente está sem problemas. Pra isso, só usando o Mac pra saber se não haverão problemas (travas, kernel panics, etc) por defeito da memória no pente.
  11. Se postar a sua mensagem na seção correta, talvez tenha respostas sobre o problema.
  12. Bem vindos ao inferno! 1. A Claro te vende banda num contrato, que aos olhos da lei, é abusivo, garantindo apenas 10% do valor contratado (tente vender um carro e entregar somente os pneus). Mas nem reclamando pro Papa, porque lei no Brasil e nada, virou a mesma coisa (nem reclamando pra operadora, nem reclamando pra Anatel, nem reclamando pro Procon); 2. Se você obtém abaixo dos 10% de banda garantidos em contrato (me referindo a qualquer e todo site), o que ocorre comigo ao longo de todo o dia, do início da manhã, até o início da madrugada, não adianta reclamar. O atendente diz que, como está havendo comunicação, não há como contestar a mensalidade, sejam futuras ou passadas. Há também o caso da desculpa de "estar com problema técnico momentâneo" (mesmo você explicando que é todo dia assim e na mesma faixa de horário, afinal na alta madrugada, das 3h00 a 7h00, geralmente, consigo 100% de banda). Eles também tem o despautério de rir na sua cara ou dizer que seu micro está com vírus ou mal configurado; 3. Alguns atendentes te guiam numa configuração, que em geral é exatamente a que já está no micro e... milagre! Fica rápido (o atendente tem controle sobre a base/antena, sabe qual é o teu modem e libera banda pra ele na antena que ele está conectado). Na verdade, nada foi mudado no seu micro, apenas foi liberada mais banda entre a antena da operadora e seu modem. Isso dura algumas horas até a banda ficar restrita de novo (algum outro usuário reclamar e a banda da antena ser dirigida pra esse outro "reclamão"). Lembrando que a antena é como se fosse um roteador conectado a internet e que distribui a banda dessa conexão entre os modems que se comunicam com ela e que permite a configuração da banda pra cada dispositivo conectado e tudo isso é registrado e controlado indivudualmente. 4. No caso do modem ficar "se perdendo" e sendo reconhecido como hardware novo, o problema é o seguinte, que nenhum desses atendentes pseudo-técnicos sabe: O modem da Giant sobrecarrega a porta USB, que possui proteção e desliga o dispositivo (o modem, no caso). Por alguma razão, quando, no momento seguinte, a USB re-energiza o modem, ele não consegue voltar a funcionar e aparece como "hardware novo". Basta retirar o modem da porta usb por alguns segundo e recolocá-lo que ele é reconhecido sem maiores problemas. Essa sobrecarga ocorre quando a antena com o qual o modem está se comunicando fica com excesso de conexões e ele procura outra, um pouco mais longe. Essa troca de antena ocorre normalmente quando não está havendo transferência de dados (ainda não sei o porque, mas diria que é para evitar corrupção de dados). 5. O modem da Giant simplesmente não funciona em Macs (apesar de ter dirver para ele) porque o sistema limita a capacidade da USB ainda mais e, no momento em que começa a carregar uma página, a USB já desliga ele. Pior, no caso do Mac OS (sistema operacional dos Macs), precisa reiniciar o sistema / computador. 6. Andei encontrando alguns modems da Huawei que usam duas portas usb, sendo que a segunda é apenas para conseguir mais energia (a comunicação é feita apenas pela primeira porta usb). É isso. Boa sorte!
  13. Password? Quem deve estar com password é o arquivo compactado, não é? Quando o arquivo tá com password, ele vai dando erro e não descompacta nada. Ai você precisa pegar a password com quem compactou o arquivo.
  14. Upgrade no Power G4

    Sim, esse modelo de placa serve. Mas você não vai encontrar aqui no Brasil, fora de uma autorizada Apple (e mesmo nas autorizadas vai ser difícil) uma que seja específica para Mac. Esse é um dos poucos modelos que podem ser usados no Mac, mas ela precisa ser específica pra Mac. Como eu disse, essa são as especificações básicas. Mas só colocando a memória no Mac pra saber se ele vai reconhecer. Novamente, uma autorizada Apple terá memórias já "certificadas" pra Mac, mas vão te cobrar, no mínimo, o dobro do valor de mercado. Aconselho algum modelo com 8MB de memória cache, independente da capacidade ser 160GB, 320GB ou mais. Faz uma diferença imensa.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×