Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

The_Haidden

Membro Pleno
  • Posts

    21
  • Cadastrado em

  • Última visita

posts postados por The_Haidden

  1. 1 hora atrás, faller disse:

    Bem, vejamos, circuito a circuito:

    O que eu propuz foi um circuito ultra simplificado, não mais de 4 resistores, 6 diodos, 2 transistores 1 CI e um potenciômetro..

    Sim...entendi seu ponto de vista...e vou tentar "produzir" a fonte conforme seu esquema, bem mais simples.

    Só deixei o link dessa outra fonte como forma de curiosidade..ou conhecimento...., pois é um esquema bem mais complicado, requer pcb e muito mais componentes... Seria viável se já tivesse todos os componentes em mãos e quisesse perder mais tempo na construção...

     

  2. 9 horas atrás, faller disse:

    Não tem foto nenhuma ai e faltou citares o link de acesso do outro fórum, da fonte com ajuste de corrente..

    faller, adcionei as fotos e o link...não sei o que aconteceu...

     

    adicionado 1 minuto depois

    ´Tá aí as fotos....Segue o link

    https://eletronicabr.com/ferramentas-para-eletronica/10/fonte-de-bancada-estabilizada-com-controle-de-corrente-0-30v-0-3a-handmade/64733/

    adicionado 2 minutos depois

    Inseri as fotos novamente e não deu certo..

     

  3. Olá faller boa noite... Fui as compras e acabei ganhando uma jóia...Visitei um ferro velho de um amigo, pra tentar comprar um outro transformador "menos potente".. Procura daqui, dali e achei um nobreak. procurando mais um pouquinho, queria encontrar a caixa que servira de estrutura da fonte, achei bem escondido uma caixa branca, quando fui ver de perto era um aparelho de monitoramento cardíaco e pressão. Fui ver o valor e meu amigo acabou não me cobrando nada...nesse aparelho tem até um mini compressor de ar. O transformador de não me engano "acho que é isso " é um chopper..entra 127v e sai 16v+16v.....9v+9v...e 6v+6v. Já veio até com o Lm 338K e 2N3055, pelas medições deu 10A o transformador. Acabei testando o aparelho e coloquei para funcionar, tanto ele quanto o nobreak, mas já desmontei ele para fazer a fonte. Olha algumas fotos aí...

    adicionado 5 minutos depois

    Outra coisa, a respeito da fonte com controle de corrente...achei um projeto legal em outro fórum se você puder dar uma olhada...gostaria de sua opinião.

  4. 3 minutos atrás, faller disse:

    Desconheço um CI equivalente, simplificado como esse dai, com maior tensão de trabalho...

    Evidentemente terás de pedir ajuda para que consigas entregar mais de 1,5 Amperes na saída, que é a corrente máxima desse CI.

    Entendi faller....vou tentar conseguir um trafo menos potente...outra coisa no lugar no 1N4002 posso usar o 1N4007 normalmente, no lugar do resistor 0R15 5w...não consigo achar aqui o mais próximo é o 0,33 (5w)

  5. 11 minutos atrás, faller disse:

    Vou lhe recomendar que leias novamente minha postagem na página anterior, respondendo a essa sua mesma dúvida. É essa dai:.

    Sim, faller..sei que esse Ci aí só suporta 40v...Nesse caso trocaria o CI, ou existe a possibilidade de ligação em paralelo do LM 317 (é o que pretendo usar)? E poderia ligar o tip147 em paralelo para suportar esses 48a?

  6. faller....Mais uma vez peço desculpa por incomodá-lo. Referente ao transformador que eu gostaria de saber quantos amperes, fiz o seguinte teste. Coloquei uma resistência de chuveiro na saída 38v e usei um amperímetro para identificar a corrente. Liguei o transformador e a corrente estabilizou no amperímetro em 48a...Deixei ligado quase 2 minutos, chegou a esquentar um pouco a água. Ficaria legal usar esse transformador para uma fonte usando como base seu projeto? Como te falei, tenho 3 aqui e queria aproveitá-los...

  7. 3 horas atrás, faller disse:

     

    Voltando a discussão da limitação de corrente, não é pelo fato de você ajustar a corrente em um valor maior, que essa corrente vai circular seja em que carga for. O ajuste de corrente não é como o ajuste de tensão, que você estabelece e a fonte procura fazer com que essa tensão se mantenha. Ajustar uma corrente para um determinado valor só estabelece o limite máximo que ela vai alcançar. Ao chegar aquele limite essa fonte passa a reduzir a tensão garantindo que aquela corrente não cresça..

     

    Eu entendi . Vou fazer a fonte somente com regulagem da tensão mesmo

     

  8. Em 10/12/2016 às 07:56, faller disse:

    Depende como ele é construído:

    Pode ser corrente atingida desligamento imediato

    Pode ser corrente atingida entrada em foldback (tanto corrente como tensão cai muito, e dissipe pouco)

    Pode ser corrente atingida é mantida e a tensão baixa de tal modo a manter essa corrente máxima setada e constante.

    Entendi

    adicionado 55 minutos depois

    faller boa tarde. Se possível, com seu conhecimento poderia me dar uma dica para saber qual a corrente (aproximada) de um transformador que tenho aqui (sei que não é fácil, sem ter dados do trafo) ou como eu descobrir qual corrente. 

    Esse transformador é de uma antiga máquina de telex...Tenho 3 desses e não queria deixar parado. Os fios branco e amarelo são 15v cada saída. O verde e o azul não tenho tensão deles na medição encontro 0v. Nos pinos onde fiz um círculo amarelo sai 39v cada um. Quero usar esse transformador para fazer uma fonte.

    Segue imagens:

     

    IMG_6859.JPG

    IMG_6860f.jpg

  9. 41 minutos atrás, faller disse:

    Na verdade muito cuidado com essa afirmativa.. Você pode sim alimentar o que desejares com uma tensão mais baixa que a nominal. Agora, alimentar com uma corrente maior, esperando que ela vai se estabelecer só porque regulaste para isso, ai mora a diferença. Se nada estiver em curto nesse celular podes regular para entregar 10 ou 20 Amperes que eles não passarão mesmo, não vai passar nenhuma corrente a maior que aquele que o circuito pede, algumas vezes miliAmperes apenas.

     

    faller entendi seu conceito. Na verdade, pelo que entendi em alguns cursos, que só vou jogar uma corrente maior se realmente a placa estiver em curto e (rsrsrsr) não uso o dedo para saber onde está esquentando na placa (rsrsrs). Placa de note por exemplo, se ela estiver em curto na linha dos 3.3 volts injeto uma tensão menor (nessa linha dos 3.3v) com uma corrente um pouco mais elevada e assim nas outras linhas (5v, 19v), ou isso está errado?

     

    adicionado 18 minutos depois

    Curto se acha medindo com multímetro....a fonte é somente para encurtar o caminho....para achar mais rápido em que "região" está o curto e isolar o resto da placa....

    adicionado 42 minutos depois

    Outra coisa, ajustando o limitador de corrente com um margem razoável por cima da corrente máxima calculada, se o sistema que estarmos testando chegasse a consumir mais do esperado a fonte simplesmente desliga. Correto?

     

  10. 3 minutos atrás, Bcpetronzio disse:

    @The_Haidden, Não sei se é o melhor método! Como o @faller falou, não tem muita utilidade a limitação de corrente nesse caso, acredito ser mais simples e eficiente, você alimentar o circuito com a fonte original e usar um termômetro laser para verificar a temperatura dos componentes! 

    Boa noite Bcpetronzio...... Já uso um desses, mas com uma fonte com uma corrente muito baixa demora muito a esquentar e a questão do controle de corrente além do que citei, é uma coisa minha, eu queria uma assim, feita por mim...entendeu?

  11. 7 minutos atrás, faller disse:

    E agora, me colocando no seu lugar, me perguntaria se realmente vou necessitar de ajuste de corrente. Desejaria entender se realmente existe uma boa razão para essa exigência. É que vejo sempre uma ótima razão para se ter ajuste de tensão, afinal esse parâmetro é vital para que se possa bem alimentar os mais diferentes dispositivos e equipamentos em uma bancada..

    Não vejo entretanto tamanha necessidade quando se trata do ajuste da corrente. Se puderes me citar boas razões para que se tenha esse ajuste gostaria de saber, afinal é sempre uma eletrônica a mais para se implementar a função..

    Grato...

    faller boa noite. Minha opinião, (não sei se certo ou errado), mas na manutenção em celular (que tb faço) se eu puder injetar uma tensão mais baixa com uma corrente maior na placa com problema (curto por exemplo) eu consigo achar esse curto mais rápido, devido a esquentar mais rápido a área em curto...

     

    adicionado 1 minuto depois

    Vi algumas fontes assimétricas para comprar, porém um pouco caro e todas com regulagem de tensão e corrente. Facilita bem achar o defeito.

     

  12. 4 horas atrás, Mestre88 disse:

    Pois então use a saída de 23V, ou então esse transformador de 25V.

    Assim vai obter os 30V na saída do regulador. 

    Esse de 25 não sei qual a corrente dele.

    Preciso de colocar um potenciômetro para regulagem da corrente (ajuste grosso e ajuste fino) e essa é minha dúvida.

     

    adicionado 1 minuto depois

    Vou usar esse de 23v...a dúvida mesmo é como colocar o potenciômetro para ajuste da ampeagem.

  13. 6 minutos atrás, faller disse:

    Vamos por aqui mesmo..

    O que acho..

    Seu transformador tem uma tensão secundária muito alta, 43 Volts, que ao ser retificada e filtrada vai se manter num valor de cerca de 43 x 1,4142 = 60 Volts mais ou menos e o CI só opera até 40 Volts se não me engano...

     

    Obrigado faller por sua atenção. Citei os 43v porque é o máximo que o transformador dá. ele tem 3 saídas 13,8v...23v e os 43v. Preciso de uma fonte que dê de 0 a 30v/ máximo 10a, que tenha como eu ajustar (ajuste grosso e ajuste fino) tanto corrente quanto tensão (essa regulagem é muito importante pra mim). Tenho também um outro transformador de 25v, mas não sei quantos amperes. Obrigado.

  14. Em 25/09/2016 às 08:23, faller disse:

    Boa noite faller. Vi seu projeto e achei espetacular. Estou com um transformador aqui de uma antiga máquina de telégrafo que dá 43v /20a. Estou pensando em construir uma fonte conforme seu esquema (copiando) pra ser mais exato, mas claro com sua permissão. Estou pensando em montar uma fonte com regulagem de ajuste fino e também colocar dois potenciômetros para regular a corrente...(ajuste grosso e um ajuste fino).Usando esse seu esquema, como ficaria a posição dos potenciômetros?.Se possível me ajudar, desde já agradeço.Obrigado! 

     

     

     

    adicionado 0 minutos depois
    agora, The_Haidden disse:

     

    Meu e-mail é mabru 5 @yahoo.com.br

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!