Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Manel_Frodo

Membro Júnior
  • Posts

    11
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

0
  1. Desculpem eu reviver o tópico.... Cara, parece que o problema é com a BIOS ou mesmo com o chipset que não suportam chips de 512 Megabits ou mais, usados em módulos de 1GB DDR400. Coloquei um módulo de 512MB, composto de oito chips de 512 Megabits e ele não funcionou assim como não funcionou com um módulo de 1GB e seus 16 chips. Resumindo: o máximo de memória suportado pela placa-mãe é 1GB dividido em dois pentes de 512MB que tenham chips em ambos os lados. ======================================== Outra coisa: devo esclarecer que o cabo USB -> S-Vídeo que fiz para a minha P5RD1-VM não é conversor e sim uma gambiarra para não ter que deixar o cabo S-Vídeo ligado o tempo todo no gabinete. Usei um espelho USB para conectar a saída de TV já existente na placa-mãe, sob a forma de um header semelhante a um USB ou mesmo IDE. O esquema da conexão de TV para a Asus P5RD1-VM (também servirá na Asus P5RD1-V, já que compartilham do mesmo chipset...) é mais ou menos o seguinte desenho: :.: Os pontos superiores esquerdo e direito da vírgula são GND. Os pontos inferiores são: Esquerdo - S Vídeo Y (Luminância) Central - S Vídeo C (Crominância) Direito - Composite (aquela conexão amarela de aparelhos antigos) Observação importante: o desenho tem como referencial a placa-mãe Asus P5RD1-VM já instalada num gabinete do tipo torre(gabinete "em pé", na vertical), caso deitada a MB o referencial mudará.
  2. Alguém já tentou colocar o Core 2 Duo E4300 nesta placa-mãe ? Parece que esse processador funciona, mas é interpretado como um Pentium Extreme Edition, já os outros Core 2 não pegam nem com reza "braba". Já rodei o Vista Home Premium nessa placa-mãe, mas realmente o áudio só funciona com placa de som por fora. O melhor é desabilitar o áudio onboard, infelizmente (BIOS: Southbridge - Azalia [Disabled]). Tive um problema parecido, mas acabei descobrindo que era o pente que estava danificado. Hoje estou usando apenas um pente, mas consigo jogar NFS Carbon numa boa e uma ou outra lentidão no Tomb Raider Anniversary. Ao invés de investir numa placa de vídeo (quem sabe uma AMD RV670, mais conhecida como Radeon HD 2950 Pro) vou aproveitar para investir numa LCD wide com resolução nativa de 1280x720 ou 1280x800.
  3. Desculpem, mas esqueci o detalhe mais importante: a saída de TV só funciona se baixar o Display Driver e o Catalyst Control Center (este último tem até versão em português...). Não baixe o pacote completo nem o South Bridge Driver, pois o som e o Raid darão mesmo problemas de instabilidade na máquina toda. Nesses quesitos os drivers que vêm com a placa-mãe já dão conta do recado muitíssimo bem. Instale o Display Driver e depois o Control Center. No Catalyst é só selecionar a saída de TV para exibição integral ou exibição de conteúdo que peça a tela cheia (vídeos, jogos,...) tomando o cuidado para que as conexões com o televisor estejam mesmo funcionando. Lembrando que a exibição num televisor via S-Vídeo ou vídeo composto é limitada a 1024x768 a 60Hz nesse chip gráfico onboard. O driver de vídeo que vem com a Asus P5RD1-VM é da Radeon X300 offboard, que apesar de funcionar perfeitamente bem num monitor comum (inclusive para jogar), simplesmente não detecta a saída de TV mesmo se você arranjasse o espelho (bracket) oficial do VIDEO OUT header. Outro defeito da Asus P5RD1-VM é que o header da saída frontal do som onboard só aceita o padrão Azalia, recurso que só existe em gabinetes mais caros. Links para baixar o driver de vídeo que funciona com a saída de TV e que não é fornecido com a placa-mãe em questão: Drivers corretos para o Vista de 64 bits. Drivers corretos para o Vista de 32bits. Drivers corretos para WinXP. Drivers corretos para Win2000. A Asus P5RD1-VM não suporta nem o Win98 nem o WinME.
  4. Posso não ter um processador assim tão bom quanto o dele (o meu é o 805, praticamente "entry-level"), mas confirmo que não é só a P5RD2-V que aceita dual-core. E tenho a impressão que se atualizar a BIOS, talvez a P5RD1-VM possa aceitar o modelo mais baixo do Core 2. A diferença entre os modelos P5RD1 e P5RD2 é que tipo de memória RAM usam. A versão 1-V, que é a que deveria ser tratada neste tópico, só aceita processadores 04A e 05B com FSB de 533 e 800 MHz somente, além de ser uma ATX padrão e ter como excelente opcional a captura de vídeo e TV onboard. Já a 1-VM é Micro-ATX, mas tem suporte aos processadores 05A e 05B de FSB 533, 800 e 1066 MHz.
  5. Pessoal, agora sim eu adoro essa placa-mãe: comprei um espelho USB e fiz dele um tv-out (S-Vídeo e vídeo composto amarelo), utilizando o header de 6-1 pinos no lado direito da LAN+USB34. A saída de 10 pinos do espelho USB coube perfeitamente no header. O esquema é o mesmo da irmã a P5RD1-V: os dois pinos isolados são GND e o resto da pinagem é, da esquerda para direita da placa: S-Vídeo Y, S-Vídeo C e Composto. O GND acima do composto eu compartilhei como S-Vídeo C GND, mas acho que usar o GND acima do S-Vídeo Y como GND geral do S-Vídeo não faria problema, mas preferi fazer assim. Pensei que ia ter que configurar a saída onboard de tv por meio da BIOS, mas nem precisei de monitor, pois não tenho monitor e o monitor que eu ia pegar emprestado não funciona. A placa-mãe (Asus P5RD1-VM) reconhece o S-Vídeo e o vídeo composto (amarelo) como dois monitores diferentes. Eu dei sorte de ter feito as ligações bem direitinho também. Mais uma coisa: como o chipset ponte norte esquenta pra cara**o, então substituí o dissipador de calor da ponte sul pelo dissipador de calor da ponte norte e coloquei um cooler de placa de vídeo no chipset ponte norte tendo cuidado com o adesivo protetor do chipset, limpando-o da ruinzinha pasta térmica dele sem sujar o adesivo e coloquei em ambos os chipsets pasta térmica prateada. Só para terem ideia, o meu processador (Intel Pentium D 805) chegava a 47ºC e a placa-mãe ficava nos 50ºC sem essas mudanças. Agora o processador depois de oito horas contínuas de uso chegou no pico de 38ºC (!) e a placa-mãe não passou dos 42ºC !!!!! Outro detalhe: esse vídeo onboard, pelo menos da saída de tv, só funciona em ambiente Windows 2000 e XP (Vista não testei). Testei Ubuntu 6.06, Slackware 10.2 e Kurumim 6.1 e nenhum deles funcionou na saída de tv. Realmente não confie em modems, infelizmente para muitos, inclusive eu, é uma tecnologia em plena morte. Os fabricantes tradicionais (China) já praticamente aboliram isso e acho que o que vemos nas lojas por aqui talvez sejam só estoque a ser eliminado com o tempo. Bom, no fim, acho que essa placa-mãe é boa, mas não para usuários e/ou técnicos leigos.
  6. Pô, não acho esse bracket (espelho) do tv-out header de maneira alguma... Se alguém souber quem o tenha para vender (esse bracket é muito comum em placas-mãe com vídeo onboard Radeon X200) eu fico agradecido. Talvez o único jeito seria montá-lo eu mesmo... Só que posso acabar fazendo burrada e aí já viu... Outro bracket que eu queria encontrar é o USB, pois há dois USB headers sobrando na placa-mãe...
  7. Sobre a P5RD1-VM (comprei por 235, uma pechincha), queria saber onde posso encontrar o espelho do TV-OUT Header, pois parece que a placa-mãe, apesar de o manual não dizer muita coisa, suporta a saída de tv... E olha que procurei muito esse troço no Mercado Livre e não achei nada... Não seria coisa do modem ? Ultimamente não tenho confiado nos modems discados... Alguém aí sabe onde se arranjar alguma placa de captura ou placa de rede que seja PCI-e 1X ?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!