Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

skull

Membro Pleno
  • Posts

    69
  • Cadastrado em

  • Última visita

posts postados por skull

  1. Cabe aqui uma observação: Fios blindados existem de diversas formas e tamanhos.

    Um fio blindado é somente um ou mais condutores envolvidos por material metálico, que pode ser malha de cobre, papel-alumínio ou um tubo metálico. São fios blindados os fios de microfone, cabos telefônicos de rua, cabos de interligação entre equipamentos eletrônicos, etc. A função da blindagem é eliminar interferência devido a blindagem ser ligada ao terra ou massa do equipamento.

    Há um tipo especial de fio blindado chamado cabo coaxial, muito usado para ligar antenas e também na TV a cabo. Este cabo tem uma impedância característica ( geralmente 50 ou 75 ohms ) de modo que ao ligar uma antena 75 ohms a uma televisão com entrada de 75 ohms por meio de um coaxial de 75 ohms teremos a melhor transferência de energia com mínimas perdas. Então usar para ligar a antena um cabo de impedância diferente, ainda que blindado pode não dar um bom resultado.

  2. Qualquer bateria, e mesmo as pilhas, se descarregam sozinhas com o tempo. A corrente de fuga que possa existir para o solo será inferior a fuga interna do eletrólito da bateria. Então não faz muita diferença. O que pode acontecer é a caixa da bateria estar suja e isso aumenta a fuga de corrente entre os polos.

  3. E prá MATAR!!!...esses multimetros tem interfaces para entrada em osciloscópios e conexões com o computador, para propiciar uma medição/simulação em tempo real...Pronto...

    Agora me responde amigo highlanderafa...será que algum técnico em eletrônica escolheria o analógico se pudesse trabalhar com um digital??

    De fato, estes multimetros digitais "top de linha" são uma maravilha. Como tem processador interno eles podem fazer amostragem da entrada e te dar todo tipo de informação. Adoraria ter um :D

    Mas de volta á realidade, não tenho dinheiro para comprar uma destas máquinas super-turbinadas quase alienígenas. Tenho um digital razoável e um bom analógico, embora antigo. Uso o digital para medidas rápidas e aonde é necessária alta impedância de entrada. Mas o analógico é superior em sinais variáveis, quanto acompanhar os movimentos da agulha te dá uma ideia muito melhor do que está acontecendo do que tentar traduzir numeros correndo num visor digital ( claro que a tela gráfica do TEKTRONIX do Ferreira é mais vantajoso , para quem pode se dar ao luxo de compra-lo )

    Os dois sistemas tem suas vantagens e desvantagens e se complementam ( um se referencia pela tensão e o outro pela corrente ), então é bom ter os dois.

  4. voce poderia me dizer uma especificação para o diodo...o 1N4004 serve?

    Não. Precisa ser diodo de sinal. Eu uso o OA85, mas não sei se ainda é fabricado.

    De quanto é a tensão DC para esse circuito..????

    É um circuito passivo.

    Se eu colocar 2 leds com polaridades invertidas em paralelo na saida de sinal do circuito de ressonancia e os 2 acenderem ao mesmo tempo não seria a prova que o circuito esta funcionando?

    É uma pergunta interessante, nunca tentei. Acho que depende de a oscilação ter potência suficiente para acender os LEDs

  5. UÉ !!!! NÃO ENTENDI! Se voce esta tendo oscilações tem que aparecer no oscilóscópio ???? Acho que de ficar guardado caducou

    Isso não é estranho. No meu osciloscópio também não aparecem, pois é um aparelho que vai até 20MHz e as ondas do FM usam frequëncia cinco vezes maiores que isso. Para ver a oscilação é preciso um osciloscópio de pelo menos 100MHz, que custa os olhos da cara :angry:

    Para saber se está oscilando pode-se usar uma bobina captadora, por exemplo fazendo uma bobina de umas duas voltas de fio numa forma de 3 cm e ligando uma das pontas no jacaré da ponteira do osciloscópio e a outra ponta da bobina ligada por um diodo de radiofreqëncia à ponta de teste do osciloscópio. Se houver oscilação se medirá uma pequena tensão DC no osciloscópio ao colocar a bobina próximo ao circuito.

  6. Bom... Respondendo às suas peguntas do início do post, a oscilação é feita pelo transistor ( lógico! ), pela bobina com o variável em paralelo ( que determionam a frequëncia ) e pelo capacitor C3, que faz a realimentação entre a saída ( coletor ) e a entrada ( emissor ), pois o circuito é polarizado em base comum.

    Para o circuito oscilar é preciso uma carga razoável no coletor ( as quatro voltas de fio devem ser suficientes ) e que uma porcentagem certa do sinal da saída volte para a entrada via C3. Um valor muito grande ou muito pequeno para este capacitor pode inpedir a oscilação.

    Quanto a calcular pela técnica, existem modelos matemáticos para isso, mas são muito compelxos, com muitos fatores variáveis. E nas frequëncias de FM até a maneira como os terminais dos componentes são dobrados altera o funcionamento, inutilizando o cálculo. Acho que é por isso que os livros de eletrônica geralmente não mencionam o cálculo de osciladores, se limitando a descrever os tipos.

    você disse que o circuito não oscila de jeito nenhum, mas como você está testando ele? è por meio de um rádio ou por algum instrumento?

    Como estão as voltagens do circuito? Tipo.. A votagem sobre o resistor R4 é maior que zero e menor que a tensão da bateria? A tensão da base é igual a tensão do emissor mais 0,65 volts?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...