O fato de eu possuir um CPU com N núcleos não intervém na minha opinião sobre o jogo.
Sim existem muitos jogos mais bonitos que GTA 4 e que requerem bem menos CPU, porém o peso de GTA IV esta praticamente inteiro sobre a CPU. Esses jogos por você citados são na sua maioria GPU "bound". É isso que eu pretendo expor, GTA IV não precisa de uma VGA top e sim de um CPU TOP, com o gráfico que mostrei pode-se ver isso.
Mas GTA 4 não é só aquilo visto sem olhos treinados, se olhar profundamente irá perceber que as texturas são muito bonitas, as luzes idem, mas isso não é nada se não perceber o tamanho da cidade e como o jogo rola sem nenhum loading (exceto nas missões). É ai que o jogo se mostra tecnicamente.
É precipitado afirmar que o jogo foi mal programado para VGAs sem antes saber o que fizeram exatamente com a engine, sendo que são duas, uma para o jogo em geral (RAGE) e outra para a física (Euphoria), o que eu vejo é que provavelmente a Rockstar não trabalhou com o pessoal da nvidia, e o seu TWIMTP, nem mesmo com a ATI. Contando que é o primeiro contato que a nvidia e a ATI tiveram com essas engines e possivelmente os drivers devam melhorar muito. Pode ser que quando criou essas engines a Rockstar se baseava no então hardware do PS3 que possui uma CPU muito mais forte que a VGA, mas é só um palpite.