Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Carlosgayoso

Membro Pleno
  • Posts

    30
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

1
  1. GilPR, Tens toda razão a despeito do HYPER TX3, e você sabe que eu acabei comprando ele de última hora, meio que a contragosto, rs. Estava com tudo engatilhado para adquirir o Corsair A70 ou o Cooler Master Hyper 612 PWM, mas como era véspera de feriado e as lojas do Infobarra não dispunham de nenhum outro modelo além do Hyper tx3, eu me senti forçado a adquiri-lo, pois a minha máquina estava batendo os 98ºC, na sombra. Acabou sendo a melhor opção que eu poderia ter escolhido dentre todas elas, pois acabei por descobrir que ambos os coolers citados acima eram demasiadamente grandes - tanto para a minha MOBO, quanto para o meu gabinete, teria sido um tremendo tiro no pé, além de ter pago muito mais caro por eles, rs. Estou satisfeitíssimo com o desempenho deste "pequeno gigante', além disso, o sistema de engate dele apesar de ser de plástico, é de grande praticidade, e ainda conta com o sistema PWM. A cooler Master está de parabéns por disponibilizar produtos de qualidade desde os modelos mais básicos, até os mais sotisticados. Ah que bom que tens uma máquina montada na plataforma INTEL, de repente as configurações possam ser semelhantes dentre as duas MOBOS INTEL, fico agradecido pela sua generosa contribuição. Forte abraço.
  2. GilPR e demais amigos, Detalhe: esse meu CPU não está sob regime de Overclock, ele está com a configuração padrão. Tenho boas notícias: Comecei a segunda parte dos testes, procedi com a alteração do cooler para o esquema Push-Pull e cambiei a pasta térmica pela Arctic Silver 5, aplicando inicialmente uma camada fina do produto na base do dissipador para tampar os espaços deixados pelos pipes( varetas de cobre do dissipador) e depois aplicando uma pequena quantidade de pasta térmica no centro do mesmo, fazendo uso do método (PEA). Com isso obtive o seguinte resultado: (temp mínima ficou em 45ºC e máxima em 60ªC), mas são testes inicias, depois postarei os resultados com todas as alterações a serem realizadas, inclusive nas modificações na chapa do gabinete que estou realizando para colocação de novas FANS. Deixa te perguntar: por acaso saberias me dizer em que aba da BIOS constaria essa configuração para aumentar a velocidade dos FANS numa Intel 946GZ. Outra, tens o link destes vídos da intel? Abraços.
  3. GilPR, Bom dia! Queria esclarecer uma dúvida: porque consideras que as temperaturas estão boas, seria pela imensa diferença de outrora - 98 ºC, ou pela baixa diferença entre a temperatura em idle e full, ou ainda, se para o Pentium D - 820 - 2,80Ghz, considerarias uma temp normal para ele? A despeito dos ruídos apresentados, posso afirmar categoricamente que esse cooler é extremamente silencioso, mesmo quando utilizado em regime de intensos trabalhos. Quando operando na capacidade máxima do processador (full), a placa mãe o faz trabalhar numa rotação aprox 2.300 à 2.700 RPM. Já em idle ele trabalha a constantes 940 RPM em ambas as ventoinhas. Como esse Cooler vem dotado de controle PWM, e minha placa mãe apresenta uma eficiente leitura de temperaturas, nesse momento eu não preciso alterar configurações em BIOS para uma leitura mais eficiente, ela o tem feito de forma satisfatória ao meu ver. Realmente tens razão quanto ao tempo de cura da pasta térmica - Arctic Silver 5, pois apesar deste canal discordar desta informação, pode-se notar claramente no site da fabricante a informação de que são necessárias 200 h de uso para uma melhor troca de calor. Abs.
  4. Bom dia, GilPR: Como posso te desculpar por um brilhante tutorial como este, eu que tenho que te agradecer por sua generosidade! Bem, resolvi dividir os testes em duas etapas, nesta primeira parte do teste eu mantive as configurações padrão do hardware, de forma que optei por testar o Cooler Master Hyper tx3 no esquema Push-Push (2 ventoinhas ventilando ar para o dissipador no mesmo sentido), e optei por retirar a tampa lateral do gabinete para não haver acúmulo de calor no interior da máquina. Foram feitos uso de dois programas : Prime 95 e HWMonitor. O teste foi realizado por um transcorrer ininterrupto de aprox 24 horas, optei pela configuração Blend – dedivo ao fator estabilidade, e mantive o HWMonitor operando em segundo plano. Obs: Na próxima parte do teste - que será postado em breve, procederei com o esquema de Push-Pull para o Cooler Master Hyper Tx3, e procederei com o cambio da antiga pasta térmica original Cooler Master pela Arctic Siver 5 já previamente adquirida. Os resultados do HWMonitor foram os seguintes: Value: 62ºC mim: 51ºC Máx: 65ºC Os resultados do Prime 95, seguirão via Print Screen para uma melhor visualização:
  5. GilPR, Muito obrigado pelas suas considerações a despeito do meu tema que só fazem reforçar o que eu já suspeitava, de que havia instalado a segunda ventoinha em desacordo com o recomendável! Assim que eu realizar a mudança de posição da segunda ventoinha, eu posto os resultados antes e após as mudanças. Também comprei um tubinho de Arctic Silver 5 de 12g, e quando alterar a posição das ventoinhas, vou trocar a pasta térmica original da Cooler Master, pela Arctic Silver 5, e ver se consigo obter ainda alguma melhora em cima desses resultados, ou seja, segunda ventoinha na posição certa e uma pasta térmica de melhor eficiência. O que já posso adiantar a todos é o seguinte: este meu processador estava praticamente condenado por muitos "técnicos", pois ele apresentava uma temperatura superior aos 98º C, antes da instalação deste cooler. Pois bem, após a sua instalação, consegui abaixar a temperatura como mínimo para 49ºC e máximo para 70º, em condições de extremo estresse. Abraços.
  6. Caros amigos, Possuo o cooler Master Hyper Tx3 instalado na máquina, e decidi comprar a segunda FAN adicional, segue link para os interessados: http://www.oficinadosbits.com.br/Oferta.asp?codigo=9887, bem como o adaptador para 2 FANS:http://www.justshop.com.br/home/prod...m-ak-cbfa04-15 , visto que meu processador é extremamente quente, trata-se de um antigo Pentium D, 820 - 2,80 Gz. Estou com uma dúvida quanto a instalação da segunda FAN, devo direcionar o fluxo do ar no sentido do dissipador do cooler ou devo direcionar o ar no sentido da exaustão da máquina, ou seja, devo colocar as duas FANS fazendo a mesma função de esfriar o dissipador, ou devo trabalhar com a primeira puxando o ar para o dissipador e a segunda exaurindo o ar para a traseira da máquina?. Agradeço a atenção dispensada, Carlos.
  7. Obrigado pelo auxílio, Esta placa mãe acabou voltando a funcionar normalmente, acredito que tenha sido algum curto temporário ou a bateria antiga que estava interferindo no funcionamento, obrigado.
  8. Pessoal, estou precisando de um auxílio dos amigos presentes neste fórum! Máquina: Pentium D 820 - 2,8 Ghz Cooler: Cooler Master Hyper tx3 placa-mãe: Intel 946 Gzi Hd Samsung 1 Tera / Hd 80 Gigas Samsung 4 gigas DDr2 MarKVision Fonte OCZ 500 Após proceder com uma limpeza criteriosa na minha placa mãe placa mãe Intel 946GZI, retirando todos os acúmulos de salitre, poeira presa e demais sujidades, reconectei todos os cabos que havia marcado a posição num papel e quando fui ligar a máquina ela não ligou, apresentando somente a luz verde da placa mãe. Confesso que foi a primeira vez que fiz este tipo de procedimento e estou achando que cometi algum erro na recolocação do cabeamento, em especial nos jumpers frontais da placa mãe! Estou muito triste, pois achava que estava fazendo algo para melhorar a eficácia da placa e acabei gerando um problema, será que cometi algum erro nos jumpers ou acabei por lesar a placa mãe com a limpeza? Após várias horas de testes infrutíferos, levei esta máquina em um técnico aqui no RJ, dentro do complexo do InfoBarra. Ele realizou alguns testes onde ele desplugava os jumpers do gabinete, e com o auxílio de uma chave de fenda ele tentava dar ignição na máquina tocando com a ponta da chave nos contatos da placa mãe - todos os testes que foram feitos condenaram a minha "excelente placa mãe a fazer a travessia para um novo e desconhecido mundo, rs". Pois bem, quando cheguei em casa resolvi testar novamente a minha máquina do jeito que ela veio da loja com todos os jumpers desconectados, e para a minha total surpresa e felicidade, após plugar o cabo de força, conectar o cabo de vídeo e virar a chave da fonte da posição 0 para a posição 1, a máquina ligou automaticamente dando vídeo e carregando o windows, sem eu ter clicado em nenhum botão, ela o fez de forma completamente automática. Quando fui desligá-la para conectar os jumpers direitinho e depois ligá-la novamente ela não ligou, voltei a soltar os cabinhos dos jumpers, e fiquei fazendo o passo que deu certo de primeria até que novamente ela ligou. Vou deixá-la ligada a noite toda para ver se por acaso não é nenhuma umidade residual e aguardar para ver, mas confesso que não consigo matar o foco do problema que está fazendo ela apresentar este grau de intermitência, muito obrigado

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!