Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gabriel Maial

Membro Pleno
  • Posts

    193
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

3
  1. Bom dia! Queria pedir alguma ajuda, gostaria de montar um servidor NAS compacto, para formar uma estação de armazenamento para uso próprio. A princípio vou rodar plex, acessar e armazenar arquivos diversos. Não tenho previsão para acessar pela internet, mas não descarto a possibilidade. A restrição a princípio é orçamento e formato... teria que ser um formato compacto, mas que atenda a 4 baias de 3,5" (vou usar RAID 5 btw), e estou considerando um orçamento de até R$3k sem considerar os HDDs, mas incluindo o gabinete e todos os demais componentes... Pensei em mini-ITX, mas não descarto outros formatos (contanto que o resultado final seja um gabinete bem compacto). A princípio pensei numa unidade pronta NAS (Asustor, Synology...) mas tenho preocupações quanto à confiabilidade do sistema... tinha uma WD de duas baias que queimou rapidamente... o sistema vai ficar online 24/7, afinal. Agradeço sugestões e, se tiverem experiências positivas com alguma das unidades NAS prontas de 4 baias, também agradeço as indicações.
  2. Ruivo, desculpa o descomunal atraso na resposta... É sobre o conector do cabo extensor de áudio (para o painel frontal). O problema é que o cabo não termina em um único conector, mas sim em uma série de conectores: um para cada fio. E cada um tem sua denominação, como line-r ou line-l, então eu fico meio perdido, até porque no manual da mobo não tem nenhum padrão com essa nomenclatura...
  3. Eu estou meio enrolado na conexão dos cabos extensores para áudio frontal (microfone e etc). No manual da placa-mãe vem dois padrões de conexões, e nenhum deles confere com os conectores do case.. e pelo lado do case, eu não consigo encontrar nada que me explique como conectá-los!
  4. Data, a solução mais simples mesmo seria colocar um cooler de gabinete (talvez com leds, fica bom) diretamente sobre o dissipador. Se você não quiser usar parafusos para a fixação, eu sugeriria usar fios de cobre (fios elétricos desencapados), e simplesmente amarrar o fan no dissipador. Só tome MUITO cuidado com as aletas, não aperte demais, nem deixe muito frouxo... o ideal seria trançar alguns fios bem finos (é o que eu pretendo fazer com a minha). Outra coisa, o dissipador dela fica SOBRE a placa, o que significa que, se você colocar um fan diretamente sobre ela, ele deveria estar jogando o ar para CIMA (ou seja, tirando o ar quente de cima da placa), e não na direção da placa! Uma outra boa solução é esse cooler que você mencionou, é o Rocket V, ele funcionaria muito bem nesse caso, acredito eu.
  5. jhjs, Não sou o Peter, mas pelas fotos parece que ele aumentou o buraco com uma serra-copo (ou uma dremel), e com certeza teve que refazer a furação, a furação de 120mm é diferente da de 80mm. E sim, aquele fan frontal utiliza as baias todas... o que se pode fazer é adaptar colocando estruturas internas naquele espaço. Isto é, você pode colocar um ou dois HDs naquele espaço, aproveitando mesmo o fluxo de ar para resfriá-los. (mas você terá que fabricar algum suporte, provavelmente).
  6. O meu blue eye já chegou... pelo espaço interno, cabe sim! Mas daí vai depender da sua placa-mãe, lembrando que em algumas os próprios componentes acabam impedindo a instalação correta da placa (Tinha uma da MSI, que inclusive teve review pelo Clube do Hardware, que tinha um dissipador que impedia a instalação da 8800GTS)
  7. Hm, Peter, se eu quiser colocar um filtro aí, eu tenho que colocar entre a parte de plástico frontal e a turbina (daí é só tirar a turbina) ou coloco na traseira da ventoinha, ou seja, tirando toda a parte de plástico preta? BTW, acabei de comprar o meu pelo Kabum!, a 200 reais + frete... não sei de onde vocês estão tirando esses preços tão estranhos... É só dar uma olhada: https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum/produtos/descricao.cgi?id=01:05:10:18:29
  8. Antes de ser funcional.. eu nunca ouvi falar nem em testes sérios sobre isso. Sério mesmo, é mais comum ver nitrogênio líquido no pc que isso!
  9. Gente, na área de gabinetes e casemods surgiu uma discussão sobre um sistema de imersão em óleo que envolvia simplesmente colocar as placas de molho embaixo de muito óleo mineral. Mais detalhes AQUI Bem, como já postei naquele tópico, não é tão simples assim, aquilo lá é na verdade uma gambiarra que não funciona exceto se você ligar seu pc por pouco tempo, e der grandes intervalos entre os usos. Minha pergunta a vocês é: Existe algum sistema desses, envolvendo imersão completa das placas do PC/Servidor em algum líquido à temperatura ambiente sendo vendido comercialmente? Quando eu digo comercialmente, quero dizer de marca mesmo, um sistema patenteado. Caso não haja, acredito que encontrei um tema para meu projeto final em engenharia.... XD Lembrando aos aventureiros, isso não é trivial de se fazer. Tem muitas variáveis inclusas. Se mesmo assim você usa muito pouco seu pc e quer por que quer fazer isso, umas dicas: - Retire os fans. TODOS ELES. Inclusive o da fonte. Caso contrário, eles irão, sem sombra de dúvida, queimar rapidamente. - Use óleo mineral, não vegetal. Isso vai diminuir as chances de contaminação por bactérias. - Pelo amor que vocês têm aos seus dados, não mergulhe os HDs, nem os drives de discos/cartões de memória. Eles não foram feitos para girar no óleo. Vão queimar também. - Uma maneira bem rudimentar para tentar dissipar o calor desse sistema é colocar alguns borbulhadores (aqueles negócios que fazem bolhas de ar nos aquários de peixes). É uma solução precária, sim. Mas é bunitinhu, e de uma forma muito básica, funciona. - Coloque um termômetro no aquário com o óleo. Veja a temperatura de vez em quando. - Cole dissipadores passivos onde der. Eles auxiliam e MUITO na dissipação quando imersos em óleo.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!