Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ggp953

Membro Júnior
  • Posts

    3
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

0
  1. Na real essa memória funcionaria a 677 MHz (clock real). Mas como a banda de memória permitiria transmitir 256 bits por pulso de clock, isso já daria uma taxa de transferência muito maior do que o processador precisa: 667 x 64 x 2 x 2 / 8 = 21344 Mb/s, aproximadamente. (em dual channel)
  2. Bom, pessoal. O que eu tinha entendido desse artigo é que com uma DDR3 1333MHz você consegue esse "casamento" com apenas um pente, sem precisar de dual channel. De qualquer forma, gostaria de linkar para um artigo mais antiguinho (é de 2005), também do Gabriel Torres que explica esse assunto muito bem. https://www.clubedohardware.com.br/artigos/673/2 Já linkei à pagina 2 porque lá ele explica como você tira taxa de transferência a partir do clock. Se você aplicar a formulinha ao nosso fsb de 1333MHz, temos: 1333 x 64 / 8 = 10664 MB/s. Exatamente a taxa de transferência dessa memória DDR3 1333MHz/PC10664. Na página 5 desse mesmo artigo, ele fornece uma tabela com vários clocks de memória em dual channel e várias taxas de transferência, em que a taxa para 667MHz (dual channel) é exatamente 10664MB/s. Portanto com 667 em dual channel esse processador não teria como se queixar de memória lenta. Não sei se estou falando só baboseira, mas vejam vocês mesmos depois me digam se faz sentido. Forte abraço!
  3. Meu caro Westfal. Sou novo nesse assunto mas tenho quebrado a cabeça por um tempo para tentar "casar" processador e memória no equipamento que eu quero comprar. Pelo que eu entendi, lendo alguns artigos aqui no Clube do Hardware em outros lugares, eu acho que você está misturando DDR (Double Data Rate) e Doube channel. Um pente que é rotulado 667 MHz realmente tem um clock real de 333 MHz, mas, com a tecnologia DDR, ele é capaz de transferir dois "dados" por pulso de clock, ficando assim com um clock efetivo de 667. Você não precisa de dois pentes de memória para ter 667 MHz efetivo. Já a tecnologia Dual Channel permite que você associe dois pentes de memória. Nesse caso o conjunto continua funcionando a 333 MHz, mas agora você dobra a sua banda de memória, transmitindo, digamos 4 "dados", e perfazendo um clock efetivo de 1333 MHz. Se você olhar como o processador funciona, ele também tem um clock "real" de 333 MHz que é multiplicado por 4. Nesse caso, dois pentes 667 MHz em Dual Channel "casam" sim direitinho com esse proc. Se eu estiver errado, pelamordedeus alguém me corrija! Um abraço!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!